Senzatitolo 1

Acidentes Radioativos

  • Chalk River, Canadá

    Chalk River, Canadá
    Em 12 de dezembro de 1952, no Canadá, o primeiro acidente nuclear grave ocorre no reator nuclear de Chalk River NRX.
  • Mayak, Rússia

    Mayak, Rússia
    É um dos pontos do planeta com poluição por materiais radioativos, embora não seja conhecido porque as autoridades soviéticas têm tentado esconder durante 30 anos que vazamentos nucleares estão ocorrendo.
  • Chalk River, Canadá

    Chalk River, Canadá
    Em 24 de maio de 1958, na mesma usina nuclear de Chalk River: no reator NRU uma vareta de combustível de urânio pegou fogo e se dividiu em dois enquanto tentava removê-lo do núcleo do reator.
  • Submarino K-19

    Submarino K-19
    Apelidado de "Fazedor de Viúvas", o K-19, primeiro submarino soviético a carregar mísseis balísticos, estava em exercício no Atlântico Norte no dia 4 de julho de 1961, quando uma falha no sistema de refrigeração aumentou a temperatura do reator a ponto de ameaçar o derretimento do seu núcleo.
  • Yucca Flat, EUA

    Yucca Flat, EUA
    Localizada a 65 quilômetros de Las Vegas, Yuca Flat é uma das regiões de testes nucleares do estado americano de Nevada.
    No dia 18 de dezembro de 1970, um exercício de detonação de dispositivo de alta potência no subterrâneo da região provocou rachaduras no solo e detritos radioativos escaparam para a atmosfera.
  • Bohunice, Tchecoslováquia

    Bohunice, Tchecoslováquia
    Após uma mudança de combustível nuclear, alguns absorventes de umidade que cobrem as barras de combustível não foram removidos corretamente.
    Com isso, a ação do gás refrigerante que atua na manutenção da temperatura do reator foi afetada e o combustível sofreu um superaquecimento, que levou à corrosão do reator.
  • Three Mile Island, EUA

    Three Mile Island, EUA
    Em março de 1979, a usina nuclear de Three Mile Island teve um grave acidente nuclear após o primeiro ano de operação. A má interpretação de dados causou sérios erros em certas decisões do pessoal da fábrica.
  • Erwin, EUA

    Erwin, EUA
    Um vazamento de urânio em uma instalação nuclear secreta perto de Erwin (Tennessee) contaminou cerca de mil pessoas.
  • Saint Laurent des Eaux, França

    Saint Laurent des Eaux, França
    O pior acidente nuclear na França ocorreu na usina nuclear de Saint Laurent des Eaux ao lado do rio Loire. Ocorreu em março de 1980. Uma falha no sistema de resfriamento causou o derretimento de um canal de combustível no reator Saint Laurent A2.
  • Tsuruga, Japão

    Tsuruga, Japão
    Quatro vazamentos radioativos na usina nuclear de Tsuruga, uma cidade na província de Fukui, a 300 quilômetros de Tóquio, deixaram 278 pessoas contaminadas por radiação.
  • Chernobyl, Ucrânia

    Chernobyl, Ucrânia
    Conhecido como o pior acidente nuclear da história, e o único a receber classificação 7, nível máximo na escala da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), a catástrofe de Chernobyl ocorreu durante um teste de sistema no reator 4 da central nuclear, perto da cidade de Pripyat, na antiga República Socialista Soviética da Ucrânia
  • Goiânia, Brasil

    Goiânia, Brasil
    No Brasil, em 13 de setembro 1987, um acidente radiológico envolveu o Césio-137, poluente tóxico sem níveis seguros de exposição. Uma cápsula contendo o elemento foi encontrada nos escombros do Instituto Goiano de Radioterapia e vendida a um ferro-velho.
  • Seversk, Rússia

    Seversk, Rússia
    Uma explosão na usina de reprocessamento de combustível irradiado em Tomsk-7, cidade secreta da Sibéria Ocidental, provocou a formação de uma nuvem e a projeção de matérias radioativas. O número de vítimas é desconhecido. A cidade, hoje chamada de Seversk, é fechada e só pode ser visitada a convite. Possui diversos reatores nucleares e indústrias químicas para separação, enriquecimento e reprocessamento de urânio e plutônio.
  • Tokaimura, Japão

    Tokaimura, Japão
    A mesma usina voltou a ser palco de um novo acidente nuclear em 30 de setembro de 1999, devido a erro humano, provocando a morte de dois técnicos. Mais de 600 pessoas, funcionários e habitantes dos arredores, foram expostos à radiação e cerca de 320 mil pessoas foram evacuadas. Os dois técnicos haviam provocado uma reação nuclear descontrolada, Ao utilizar uma quantidade de urânio muito superior à prevista durante o processo de fabricação.
  • Mihama, Japão

    Mihama, Japão
    Na usina nuclear de Mihama, a 320 quilômetros a oeste de Tóquio, um vapor não radioativo vazou por um encanamento que se rompeu em seguida, ao que parece, por uma grande corrosão, provocando a morte de cinco funcionários por queimaduras.
  • Tricastin, França

    Tricastin, França
    Durante uma operação de manutenção realizada em um dos reatores da usina nuclear de Tricastin, no sul da França, substâncias radioativas vazaram, contaminando muito levemente uma centena de empregados. Segundo autoridades francesas, as substâncias chegaram a atingir dois rios próximos ao local. Autoridades chegaram a proibir o consumo de água e a prática de pesca e esportes nos rios.
  • Fukushima, Japão

    Fukushima, Japão
    Um terremoto de 8,9 na escala de Richter perto da costa noroeste do Japão e um tsunami subseqüente afetaram severamente a usina nuclear de Fukushima em Fukushima.