Portugal: Do Liberalismo à 1ª República

By aanavsx
  • Revolução Liberal no Porto

    Revolução Liberal no Porto
    Foi um levante militar que aconteceu em 1820 e foi apoiado pelas elites de Portugal
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    Aconteceu a 7 de setembro de 1822, nas margens do rio Ipiranga, tendo como grande marco o grito da independência realizado por Pedro de Alcântara
  • Aprovação da primeira Constituição Liberal

    Aprovação da primeira Constituição Liberal
    Foi aprovada a 23 de setembro de 1822. Consagrando os princípios ligados aos ideais liberais da época, tais como, representação, separação dos poderes, igualdade jurídica e respeito pelos direitos pessoais.
  • Period: to

    Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro, Guerra Civil

    A Guerra Civil Portuguesa foi a guerra civil travada em Portugal entre os liberais constitucionalistas e os tradicionalistas sobre a sucessão real.
  • Nova Constituição de 1838

    Nova Constituição de 1838
    Resultou de um compromisso entre as teses liberais da Constituição de 1822 e as teses mais conservadoras expressas na Carta Constitucional de 1826 que dera origem ao sistema bicameral com a criação do Pariato
  • Period: to

    Revoltas Populares, Maria da Fonte e Patuleia

    Na primavera de 1846, as foice e as gadanhas minhotas estenderam o rastilho do ódio ao reino, tudo acabou na guerra civil da Patuleia
  • Period: to

    Fontismo

    É um período de estabilidade política, a meio do século XIX, que permitiu o surgimento de importantes melhoramentos no país, como a construção da rede de caminhos de ferro, o primeiro telégrafo, telefones, alargamento de serviços postais e a criação de carreiras regulares de barcos a vapor
  • 1ª Linha de Caminho-de-Ferro

    1ª Linha de Caminho-de-Ferro
    Em 1856 foi inaugurado o primeiro troço ferroviário entre Lisboa e o Carregado
  • Fundação do Partido Republicano Português

    Fundação do Partido Republicano Português
    Em 25 de Março de 1876 foi legalmente criado, com consentimento do rei D. Luís, o Partido Republicano e, em 3 de Abril do mesmo ano foi eleito o seu primeiro diretório, de que faziam parte Oliveira Marreca, Latino Coelho, Elias Garcia, Consiglieri Pedroso.
  • Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    Inauguração da Ponte D. Luís no Porto
    A Ponte, inaugurada a 31 de outubro de 1886, é atualmente um dos ex-libris da zona ribeirinha das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, integrada na zona classificada como Património Mundial pela Unesco. Tem uma estrutura tem 395 metros de comprimento e oito de largura.
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês
    O Ultimato consistiu num telegrama enviado ao governo português pelas autoridades inglesas, a 11 de janeiro de 1890. A missiva exigia a retirada imediata das forças militares portuguesas mobilizadas nos territórios entre Angola e Moçambique. Esses territórios correspondem aos atuais Zimbabwe e Malawi.
  • 31 de janeiro-tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    31 de janeiro-tentativa de golpe de estado republicano no Porto
    A revolta do 31 de janeiro de 1891 foi um levantamento militar que teve lugar na cidade do Porto e que é considerado como a primeira revolta republicana, a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal.
  • Ditadura de João Franco

    Ditadura de João Franco
    João Franco foi um homem público notável, com grande capacidade governativa, líder do movimento de opinião pública e de ação política que entraria na História com a designação de "franquismo". A ausência de programa governativo, que considera ineficaz e até incómodo ao cabal exercício do poder, é uma da suas características mais marcantes.
  • Regicídio

    Regicídio
    Regressando de uma visita a Vila Viçosa, o rei D. Carlos e o herdeiro da coras, Luís Felipe, são assassinados por um grupo de republicanos, dos quais se destacaram os nomes de Manuel Buíça e Alfredo Costa
  • Implantação da República

    Implantação da República
    Diversas forças militares sublevam-se na noite de 3 para 4 de outubro de 1910 contra a monarquia. Após acesos combates esta é derrubada e dois dias depois proclama-se a República.