Os governadores-gerais do Brasil Colônia

  • Jan 1, 1549

    Tomé de Sousa

    Tomé de Sousa
    O primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, administrou o Brasil Colônia de 1549 até 1553, desembarcou na Baía de Todos-os-Santos no dia 29 de março de 1549 com soldados, artesãos, clérigos, demais colonos e exilados, e começaram a criar a primeira capital do brasil, Salvador com o intuito de estimular as atividades econômicas voltadas ao mercantilismo, estimulando a construção de engenhos na Colônia. Além disso, foram trazidas as primeiras cabeças de gado.
  • Jan 1, 1553

    Duarte da Costa

    Duarte da Costa
    Chegou ao território brasileiro em 1553, trazendo consigo cerca de 250 pessoas e o jesuíta José de Anchieta. e logo fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga. A administração de Duarte da Costa foi marcada pelo exploração ao sertão, em busca de minerais preciosos, e por sucessivas crises. O maior desafio foi a resistência de povos indígenas na região do Recôncavo Baiano, que causou diversos combate. Foi no período do seu governo que, em 1555, aconteceu a invasão francesa.
  • Jan 1, 1558

    Mem de Sá

    Mem de Sá
    designado pela Coroa portuguesa, Mem de Sá foi o terceiro governador-geral do Brasil Colônia e ficou com esse titulo por volta de 14 anos, enviando expedições e entradas para o interior do território,para descobrirem metais preciosos.
    estimulou a criação de mais engenhos e o aumento do fluxo de escravizados da África.
    As ameaças de origem interna foram conflitos com indígenas e padres jesuítas. oi durante o seu governo que ocorreu a Confederação dos Tamoios. e a fundação da França Antártica