Photo

ORIGENS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  • Origem da Engenharia de Produção

    A Engenharia de Produção tem a sua origem no século XIX, com o estabelecimento da chamada Revolução Industrial. A revolução industrial, através do surgimento de novas e poderosas máquina industriais movidas a vapor, proporcionou que uma grande quantidade de produtos fossem produzidos ao mesmo tempo (em escala) e a preços muito mais baratos, como nunca se viu na história humana.
  • O Criador da Linha de Produção e do Fordismo

    O Criador da Linha de Produção e do Fordismo
    Henry Ford é considerado o primeiro a implantar um sistema de produção em série. O engenheiro americano notou que era muito mais barato e rápido produzir um modelo de automóvel padronizado. De acordo com o sistema fordiano de produção, o automóvel passava por uma esteira de montagem em movimento e os operários colocavam as peças. Logo, cada operário deveria cumprir uma função específica. Desta forma, existiam operários para determinadas funções pintura, colocar pneus, direção, motor.
  • O Pai da Administração Científica

    O Pai da Administração Científica
    Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro criador do Taylorismo é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, publicou “Os princípios da administração”, A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.
    características do Taylorismo: Racionalização da produção, Economia de mão-de-obra, Aumento da produtividade no trabalho.
  • A Evolução da Engenharia de Produção no Brasil

    A Evolução da Engenharia de Produção no Brasil
    A Engenharia de Produção começa a ser aplicada e estudada no Brasil justamente na década de 50, com a chegada das grandes multinacionais. Muitas dessas empresas possuíam em seus quadros funcionários o cargo, inicialmente estes profissionais vinham de outros países para trabalhar no Brasil, pois não havia essa graduação de engenharia por aqui, mas aos poucos os cursos de Engenharia de Produção foram surgindo.
  • Primeiro Curso de Engenharia de Produção no Brasil

    Primeiro Curso de Engenharia de Produção no Brasil
    A formação em Engenharia de Produção no
    Brasil só iniciou-se na segunda metade do
    século XX, na Escola Politécnica da USP (Poli/USP)
    com a criação das disciplinas: Engenharia de
    Produção e Complemento de Organização
    Industrial por iniciativa do Professor Ruy Aguiar
    da Silva Leme. Segundo o livro “História de Engenharia de
    Produção no Brasil” (1983) que, com este ato
    a data de nascimento da Engenharia de
    Produção no Brasil, pode ser considerada
    como abr/1955.
  • Sistema Toyotismo de Produção

    Sistema Toyotismo de Produção
    Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota. O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas. Possui como modo de produção, a Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada, Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário.
  • Primeiro Curso de Engenharia de Produção em Mossoró-RN

    Primeiro Curso de Engenharia de Produção em Mossoró-RN
    O primeiro curso ofertado no município de Mossoró-RN, se deu no ano de 2006, através da UFERSA, com as atividades no período noturno. Até o semestre 2008.1 o ingresso se dava pelo sistema de vestibular, com 25 discentes a cada semestre. A partir do semestre 2008.2, esse ingresso passou a ser via curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que envolve o primeiro ciclo básico das engenharias.Tendo como duração do curso 5 anos e carga horária 3.660 horas/aula, sendo 3.300 de H/A e 360 de estágio.