-
Lançamento do satélite Sputnik I
A construção começou em 5 de março de 1956, o satélite construído era uma esfera de 58 centímetros, feito de liga
de alumínio com um peso de 83,6 kg. Foi lançado no dia 4 de outubro de 1957 às 22 horas, 28 minutos e 34 segundos do horário de Moscou.
http://www.cdcc.usp.br/cda/oba/aeb/a-conquista-do-espaco/Capitulo-1.pdf -
Primeira criatura terrestre fora do planeta: Laika
A primeira criatura terrestre da História a deixar o nosso planeta e completar uma órbita ao seu redor não foi um humano. A cadelinha soviética Laika, que, no dia 3 de novembro de 1957, foi enviada ao espaço a bordo do satélite espacial Sputnik 2.
https://www.youtube.com/watch?v=wXVirNrni2Y -
"A Terra é azul!" Yuri Gagarin, 1961
Com seus 1,57, 69 kg e 27 anos, o soviético, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro o primeiro homem a ser lançado ao espaço. A nave Vostok 1, tinha 4,4 metros de comprimento, 2,4 metros de diâmetro, e pesava 4.725 quilos. A nava fez a volta em torno da Terra em 1 hora e 29 minutos. Ao ver a Terra do espaço, Yuri pronunciou uma frase que ficou para a história: “A Terra é azul!”
Recomendação de filme: "First in space". -
O primeiro homem a dormir no espaço
A bordo da nave, a Vostok 2, Gherman Titov, tornou-se, aos 25 anos, o mais jovem cosmonauta/astronauta da história até os dias de hoje. Durante a missão de 25 horas em 17,5 órbitas em volta da Terra, consagrou-se, então o primeiro ser humano a dormir no espaço. E também foi o primeiro homem a sofrer de ‘enjoo espacial’.
https://www.telegraph.co.uk/news/obituaries/1356420/Gherman-Titov.html -
Valentina Tyereshkova - empoderamento feminino no espaço
Aos 26 anos Valentina Tyereshkova foi a primeira mulher a sair da órbita terrestre, a bordo da nave Vostok 6, a cosmonauta deu 48 voltas em torno da Terra durante as 71 horas em que permaneceu fora do planeta, retornou em segurança em 19 de junho. Até hoje ela permanece como a única mulher a ter feito uma viagem sozinha ao espaço.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-historia-da-primeira-mulher-a-viajar-pelo-espaco