Marcos da usabilidade

  • PLATO (Programmed Logic for Automated Teaching Operations)

    Desenvolvido pela Universidade de Illinois, o projeto oferecia instrução mediada
    por computador. A máquina de instrução programada tinha uma linguagem de programação chamada Tutor.
  • Licklider publica Man Computer Symbiosis

    A opbra apresenta os fundamentos da interação homem-computador.
  • Licklider e Clarck publicam "On-line man-computer communication".

    Eles listam os 10 problemas que deveriam ser resolvidos para melhorar a relação homem-
    computador:
    Compartilhar o tempo de computadores entre muitos usuários;
    Um sistema de entrada-saída para a comunicação mediante dados simbólicos e gráficos;
    Um sistema interativo de processo das operações em tempo real;
    Sistemas para o armazenamento massivo de informação que permitam sua rápida recuperação;
    Sistemas que facilitem a cooperação e
  • Engelbart publica o artigo “Augmenting Human Intellect: A Conceptual Framework",

    Em 1962, Douglas Engelbart escreve um relatório sobre a sua visão de como o computador poderia contribuir para desenvolver o intelecto humano. O paper se tornou a referência do seu pensamento sobre interação homem-computador.
    essas pesquisas sobre como as tecnologuias desenvolvidas na época poderiam ajudar o Homem a ampliar as suas capacidades cognitivas levaram à descoberta do processador de texto, do mouse e da internet.
  • Sketchpad

    SketchPad. Sutherland desenvolveu uma aplicação denominada Sketchpad, um programa para design gráfico considerado o primeiro marco em interface de
    manipulação direta.
    Fonte: http://www.slideshare.net/fabianodamiati/ihc-aula7-2353712
  • Primeiro Mouse

    Criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964. O mouse era feito de madeira e era muito popular entre
    os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos. As canetas óticas e as
    mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.
  • Ted Nelson escreve "Literary Machines".

    No livro, ele apresenta as bases do projeto Xanadu e os conceitos d ehipertexto. Computadores onde as pessoas pudessem escrever e publicar em um formato não linear, o que ele chamou de hipertexto. No projeto Xanadu todo mundo poderia publicar em hipertexto.
  • AFIP Fall Joint Conference

    AFIP Fall Joint Conference. Foi apresentado nesta conferência o projeto NLS (oNLine System), desenvolvido no Standford Research Institute e coordenado por Engelbart.O NLS era um "ambiente" em rede desenhado para facilitar a interação entre as pessoas que usam um computador, o que influenciou o desenvolvimento do primeiro computador pessoal. Na conferência, Engelbart Engelbart argumentou que os computadores em rede iriam criar indivíduos intelectualmente mais desenvolvidos. Fonte: http://augmenti
  • Xerox PARC (1970)

  • Hansen publica User Engineering Principles for Interactive Systems.

    Ele faz a primeira enumeração dos princípios do design nos sistemas interativos. Fonte: http://www.facape.br/jorgecav/ihm/ihm1.pdf
  • Ted Nelson lança Computer lib/dream machine

    Thed Nelson publica o livro Computer Lib, em que apresenta os resultados do projeto Xanadu, desenvolvido nos anos 60.
  • Lançamento do ALTAIR 8800, considerado o primeiro computador pessoal.

    Em janeiro de 1975, H. Edward Roberts anunciou o primeiro computador pessoal para venda nos Estados Unidos, o Altair 8800. O anúncio foi feito através da revista norte-americana Popular Electronics. No artigo, Roberts mostrava para os leitores como ter um computador por menos de $400,00 a partir do seu kit.
  • Lançamento do Apple I

    O primeiro computador pessoal lançado pela Apple Computer Company, o Apple I foi desenvolvido por Steve Jobs e Steve Wozniak.
    Enquanto o Altair 8800 era vendido como um kit, o Apple I era vendido montado.
    Ele podia ser ligado diretamente à uma TV, dispensando a compra de um terminal de vídeo. Ele possuía também um conector para unidade de fita (o controlador era vendido separadamente por 75 dólares) e um conector proprietário reservado para expansões futuras.
  • Lançamento do Apple II

    O Appel II substituiu o Appel I, que era produzido quase artesanalmente.
    Além de ser produzido em escala industrial, o Appel II trouxe importantes inovações em termos de design. Ele possuia um gabinete de plástico injetado e um teclado incorporado, que lembra os computadores atuais.
    A versão mais básica era ligada na TV e usava o famigerado controlador de fita K7, ligado a um aparelho de som para carregar programas. A unidade de disquete era vendida separadamente.
  • ZX80

    Lançado pela Sinclair, o computador ZX80 tinha menos proder de processamento que o Appel II, mas era bem mais barato - custava apenas 99 dólares na época. Por isso, ele se tornou muito popular, com 100.000 unidades vendidas (entre 1979 e 1981).
    Características: tinha apenas 1 KB de memória RAM, combinados com 4 KB de memória ROM, que armazenava o interpretador BASIC usado pelo aparelho. Os programas eram armazenados em fitas K7 e ele era ligado diretamente na TV.
    Fonte: http://www.hardware.com.b