Machado de Assis

  • Nascimento do Romantismo

    Nascimento do Romantismo
    O Romantismo surgiu na Europa, no século XVIII, em aproximadamente 1770 e durou até meados do século XIX. Foi criado em necessidade da criação de uma nova identidade e visão sobre o mundo, após a revolução econômica dos meios de produção industrial (Primeira revolução Industrial), e a revolução social(Revolução Francesa).
  • Primeiras Obras Romancistas

    Primeiras Obras Romancistas
    Os sofrimentos do Jovem Werther de Johann Wolfgang von Goethe: Foi uma importante obra alemã que marcou o início de um novo modo de escrita, caracterizado pela dramaticidade exagerada, a idealização da mulher e um sentimento eloquente. Ivanhoé, escrito pelo escocês Walter Scott. Uma poesia ultrarromântica, sendo uma das primeiras obras, neste caso uma poesia, da revolução romântica na Europa. Nesta poesia era expresso a humanística, a aclamação do prazer, fantasia.
  • Prosa Gótica

    Prosa Gótica
    No fim do século XVIII, os arquitetos ingleses, trouxeram o estilo gótico como um reflexo nacionalista, sendo nomeado neogótico. Este, baseava-se em um estilo de pensamento em que o homem na terra estava na treva, na escuridão, e o céu representava a luz divina. Tal conceituação inspirou não somente o meio arquitetônico, mas também o literário, sob estas características; onde o espaço macabro, a morte, a angústia eram descritores de suas obras. “O Castelo de Otranto” é de Horace Walpole.
  • Pós revolução francesa

    Pós revolução francesa
    Com a revolução francesa a burguesia se tornou uma classe dominante. Futuramente, com a Segunda Revolução Industrial e a criação do proletariado, se iniciaria a luta entre essas classes. Além do desenvolvimento do cientificismo, que foram grandes influências para o desenvolvimento do Realismo.
  • Progresso da Ciência

    Progresso da Ciência
    A partir da segunda metade do século XIX pensadores de várias áreas do conhecimento passaram a ser fortemente influenciados pela ciência que ganhava cada vez mais destaque ao redor do mundo. Os princípios e métodos científicos, baseados principalmente na razão e objetividade, passaram a ser referência também para outros campos do saber, como a literatura. Com o racionalismo ganhando força, o caráter idealizado e subjetivo do romantismo passou a ser deixado de lado.
  • Chegada da Corte Portuguesa no Brasil

    Chegada da Corte Portuguesa no Brasil
    Após a chegada da corte Portuguesa no Brasil decorrente as pressões napoleônicas. O território brasileiro passa por diversas reestruturações, já que servia apenas como um grande armazém exportador e agora passaria a ser sede do governo luso. Dado início ao chamado "processo Civilizatório", que contava com, a formação acadêmica brasileira, influenciada nos métodos europeus. Esta formação foi essencial para futuramente, após a independência do Brasil, a formação de um identidade social.
  • Folhetins(primeira fase):

    Folhetins(primeira fase):
    O elaborado dos folhetins, com trechos dos romances realistas em prosa, foi um dos principais fatores para a expansão do público-leitor e a popularização desses, no século XIX.Durante a ascensão do realismo a maior parte da população brasileira não era alfabetizada e o público leitor era composto pela burguesia e aristocratas. A criação dos gabinetes de leitura e dos folhetins possibilitaram que mais pessoas pudessem ter acesso a leitura, ampliando o público leitor brasileiro.
  • Primeira geração do Romantismo no Brasil. Nacionalista ou Indianista.

    Primeira geração do Romantismo no Brasil. Nacionalista ou Indianista.
    A primeira fase do Romantismo no Brasil, prosa, teatro e poesia; trabalha com a ideia da criação de um herói nacional, exaltação da pátria e da natureza. Era considerado o branco como colonizador europeu, o negro como escravo e restando o índio, representado como símbolo de bravura, amor a terra e ao território. Gonçalves Magalhães responsável pelo estopim da P. Geração Romântica no Brasil, com sua obra: Suspiros Poéticos e Saudades. Perfil: Exaltação da natureza, religiosidade e brasileirismo.
  • Antero de Quental

    Antero de Quental
    Antero de Quental nasceu em 1842. Esse seria um dos escritores realistas portugueses mais expressivos ao redor do mundo. O autor escreveu obras marcantes como "Bom senso e bom gosto" (1865).
  • Folhetins(segunda fase):

    Folhetins(segunda fase):
    Os folhetins, eram romances em prosa, publicados em jornais, de forma parcial e sequencialmente em ordem cronológica. O primeiro romance-folhetim, foi publicado na França por Honoré de Balzac. Com o nome de La vieille fille (“A velha moça”). Possuía doze episódios no jornal La Presse de Émile de Girardin em 1996. No Brasil, Joaquim Manuel de Macedo, em sua obra "A moreninha" em 1844, trouxe a tona a prosa romântica
  • Obra de arte "O desespero":

    Obra de arte "O desespero":
    A imagem retratada pelo artista francês Gustave Courbet, O Desespero, no qual essa e outras teve grande importância para a história do realismo. A pintura tragada por ele evidencia traços físicos de desespero.
  • Eça de Queiroz

    Eça de Queiroz
    Eça de Queiroz, juntamente com Antero de Quental, também foi um grande expoente do Realismo em Portugal. Esse escreveu muitas obras renomadas dentro do tal movimento literário, entre as mais famosas estão: "O Primo Basílio" (1878) e "Os Maias" (1888).
  • Charles Dickens

    Charles Dickens
    Conhecido como Charles Dickens, foi um romancista inglês no qual foi um grande escritor dos romances ingleses.
  • Segunda Revolução Industrial

    Segunda Revolução Industrial
    Foi marcada por inúmeras evoluções e invenções tecnológicas, além de trazer o cientificismo à tona, que seria uma das influências e das marcas do Realismo. Fase do descobrimento de novas tecnologias, em destaque o carro a gasolina. A revolução começou na Inglaterra e expandiu para outros países.
  • Prosa Indianista

    Prosa Indianista
    Tratava-se de longas narrativas, com foco nacionalista e carácter heroico indígena. José de Alencar, grande nome deste período, em sua obra romancista Iracema, publicada em 1865, usa de uma rica descrição utópica de um Brasil que preza e vive os reais valores respeitosos, vivendo de maneira harmoniosa com os nativos e com a natureza, vivendo sua deslumbrante beleza. Esta ideia servia para alimentar a necessidade da criação de uma identidade nacional.
  • Segunda Geração do Romantismo:

    Segunda Geração do Romantismo:
    Marcado pela morte como tema principal, o devaneio e a supervalorização da figura da mulher, como perfeita e inalcançável. Grandes escritores brasileiros: Fagundes Varela, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Álvares de Azevedo, como por exemplo sua obra "Lira dos vinte anos" que apresenta a tristeza do autor que aspira pelo seu amor até mesmo em sonhos ou após a morte.
  • Teoria Positivista

    Teoria Positivista
    A Teoria Positivista, proposta por Auguste Comte, teve grandes influências no Realismo, pois essa dizia que o verdadeiro progresso só viria por meio da ciência e esse pensamento cientificista é uma das marcas do movimento Realista.
  • Madame Bouvary

    Madame Bouvary
    A obra escrita por Gustave Flaubert foi considerada o marco inicial do Realismo, embora Flaubert tenha declarado não fazer parte do Realismo. . O livro trata de temas polêmicos como suicídio e adultério, além de fazer críticas ao amor idealizado. "Madame Bovary" narra a história de Emma, que era do campo com sonhos burgueses. Inspirada pelo que lê nos livros, ela deseja uma vida cheia de mimos e luxos e acaba se casando com Charles Bovary, um médico também do interior.
  • Teoria Evolucionista

    Teoria Evolucionista
    A Teoria Evolucionista, proposta por Charles Darwin, também ajudou a propagar o pensamento científico, que influenciou a inclusão do Realismo.
  • Resultados da Segunda Revolução Industrial

    Resultados da Segunda Revolução Industrial
    Na Inglaterra, as indústrias cresciam a todo vapor, resultando no crescimento desordenado das cidades.
  • Inicio do Positivismo

    Inicio do Positivismo
    Surgiu ligado às transformações da sociedade europeia ocidental, na implantação de sua industrialização e influenciou de forma considerável a sociedade nos séculos XIX e XX
  • Questão do Bom Senso e Bom Gosto

    Questão do Bom Senso e Bom Gosto
    Foi uma grande polêmica literária portuguesa, no qual jovens de Coimbra faziam questionamentos da tradicional escrita romântica, e colocaram-se em oposição aos intelectuais conservadores ao defenderem o movimento realista.
  • Publicação de Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski, na Rússia.

    Publicação de Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski, na Rússia.
    Crime e Castigo é uma obra escrita por Fiódor Dostoiévski, um dos maiores escritores russos, e marca a literatura realista do país. A obra foi tão marcante que é considerada um clássico até os dias atuais.
  • Terceira geração do Romantismo no Brasil.

    Terceira geração do Romantismo no Brasil.
    Também chamada de geração Condoreira, nomeado assim em referência às aves condor, sinônimas de liberdade. Esta geração tem seus assuntos voltados à causas abolicionistas, realidade social, e a liberdade. Castro Alves foi um grande nome desta geração, conhecido como "O poeta dos escravos", descrevendo com expressividade o sofrimento e as horríveis situações dos africanos escravizados. Esta fase do romantismo, representa também um processo de transição, que logo se encaminha para seu fim.
  • Middlemarch

    Middlemarch
    A obra Realista publicada pela escritora britânica Mary Ann Evans, sob o pseudônimo de George Eliot foi um dos marcos desse movimento literário na Inglaterra.
  • Les Rougon-Macquart

    Les Rougon-Macquart
    A obra escrita pelo escritor Émile Zola também foi importante para o movimento realista na França.
  • Prosa Regionalista

    Prosa Regionalista
    A prosa regionalista retrata de forma enfática e despregando-se da europeização, o interior brasileiro, a fim de mostrar os seus costumes e a preservação de legítimas tradições dos que são muitas das vezes esquecidos, e o contraste com a vida corrida e conturbada das cidades. "Inocência", obra regionalista de Visconde de Taunay, mostra como as tradições devem ditar até mesmo o direcionamento do amor, e as consequências que isso trás na vida dos envolvidos, retratando bem este período histórico.
  • Naturalismo

    Naturalismo
    O movimento naturalista ganha mais força no último quarto do século XIX, esse será bastante explorado em determinadas obras realistas, criando até mesmo uma nova vertente chamada realismo-naturalismo.
  • A mão e a luva

    A mão e a luva
    Mais um dos romances realistas de Machado de Assis, A mão e a luva retratam um triângulo amoroso, porém com uma mulher determinada e forte, uma das marcas dos romances machadianos, que apresentam uma figura feminina de forma diferente das obras do Romantismo.
  • Publicação de O crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz, em Portugal

    Publicação de O crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz, em Portugal
    O Crime do Padre Amaro relata a história de Amaro, um jovem padre que entrará para a vida eclesiástica graças à imposição de uma nobre beata que o tinha sob sua guarda. Sem vocação nenhuma, o jovem padre aceita o seu destino passivamente, abraçando a sua profissão sem entusiasmo. Quando é enviado para Leiria conhece Amélia, que lhe desperta a paixão e a luxúria, levando-o a trair os votos de castidade proferidos na sua ordenação.
  • Publicação de Anna Karenina, de Liev Tolstoi, na Rússia.

    Publicação de Anna Karenina, de Liev Tolstoi, na Rússia.
    Ana Karenina é considerado um dos melhores romances já escritos e uma verdadeira obra de arte. Nele, Leon Tolstói elabora um tratado sobre moral, infidelidade e amor, bem como uma exposição dos valores da aristocracia russa do fim do século XIX.
  • Publicação de O Primo Basílio, de Eça de Queiroz

    Publicação de O Primo Basílio, de Eça de Queiroz
    O Primo Basílio é um romance de Eça de Queiroz. Publicado em 1878, constitui uma análise da família burguesa urbana no século XIX.
  • Crescimento da cafeicultura no Brasil

    Crescimento da cafeicultura no Brasil
    A partir de 1880, a situação econômica do café do Vale do Paraíba, começa a ficar ruim, devido à pouca utilização de novas técnicas na produção, ao processo abolicionista, crise de superprodução em 1897 e à política deflacionista de 1898 a 1902.
  • Fim do Romantismo

    Fim do Romantismo
    Em 1881, Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, marca o fim do Romantismo, o qual já vinha sofrendo com bastante contrariamente em sua Terceira Geração, como a negação do amor platônico e a falha humana, o pecado e entre outros conceitos, voltando a realidade. Memórias Póstumas, marca o fim da Terceira Geração e a entrada do Realismo.
  • O surgimento do Realismo.

    O surgimento do Realismo.
    O Realismo foi um movimento artístico e literário que surgiu como uma forma de reação ao Romantismo. Os adeptos eram voltados à objetividade e exploravam em suas obras temáticas sociais, tentando sempre se aproximarem o máximo possível da realidade, além de criticarem a burguesia da época. É importante entender que o Realismo é apresentado logo após o fim do Romantismo, como uma resposta ao imaginário exacerbado do Romantismo, a fim de trazer uma visão mais objetiva da realidade.
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas

    Memórias Póstumas de Brás Cubas
    Machado de Assis, publica a obra que é considerado o marco inicial do Realismo no Brasil. Nesta obra, o protagonista, Brás Cubas, faz sua autobiografia, porém esse já está morto. Responsável por inaugurar o realismo Brasileiro, na obra o defunto autor após sua morte narra suas memórias de vida e como se sentia. Diversos elementos relacionados ao realismo e características das obras Machadianas podem ser encontrados na obra.
  • Publicação de Retrato de uma Senhora, de Henry James, na Inglaterra.

    Publicação de Retrato de uma Senhora, de Henry James, na Inglaterra.
    Juntamente com Mary Ann Evans, Henry James também foi um dos grandes expoentes do Realismo na Inglaterra. Uma de suas obras mais renomadas e marcantes dentro do tal movimento literário foi Retrato de uma Senhora.
  • Publicação de "O mulato":

    Publicação de "O mulato":
    Escrita por Aluísio Azevedo, essa obra inaugura o movimento Naturalista do Brasil. Nessa, são considerados temas como escravidão, preconceito e hipocrisia da igreja, além de se distanciar bastante do romantismo, onde o "bem" sempre vencia o "mal".
  • Obras do Realismo

    Obras do Realismo
    A objetividade, apresentava-se sem idealizações de indivíduos e clareza nos conceitos apresentados. Conceitos como críticas e denúncias a pensamentos e comportamentos da sociedade daquela época. No Brasil, temos Machado de Assis como grande nome deste período. "O Espelho" deste mesmo autor, representa bem o olhar crítico ao comportamento, a vivência e os relacionamentos humanos, até consigo mesmo. No Realismo, não tratava-se de especulações e sim de entendimento social através de observações.
  • O Espelho

    O Espelho
    Nesta obra, Machado de Assis foca ainda mais na análise psicológica dos personagens, explorando bastante seus comportamentos humanos e levantando discussões acerca do status social e da personalidade real do indivíduo.
  • O Alienista

    O Alienista
    O Alienista, escrito por Machado de Assis, propõe discussões acerca da sanidade e da loucura da burguesia da época, além de tratar com ironia o egoísmo humano. Narra a história de Simão Bacamarte - um psiquiatra responsável pelo desenvolvimento de um manicômio na cidade de Itaguaí - que se torna obcecado pelos seus estudos. Nesta obra, Machado de Assis propõe discussões sobre a sanidade, à loucura da burguesia da época, além de tratar com ironia o egoísmo humano.
  • Casa de Pensão

    Casa de Pensão
    Além de Machado de Assis, o movimento realista brasileiro conta com mais autores de prestígio, como Aluísio Azevedo. Em sua obra icônica, "Casa de Pensão", esse aborda bastante as hipocrisias sociais, além de sustentar uma grande influência do Naturalismo e do Determinismo.
  • A Cartomante

    A Cartomante
    A Cartomante, de Machado de Assis, trata de temas como assassinato e adultério. Ele narra o desfecho do triângulo amoroso formado por Vilela e Rita. A problemática da história tem início quando Rita, agoniada pelo estado de seu relacionamento extraconjugal com Camilo, decide consultar uma cartomante. Assim como a maior parte dos livros de Machado de Assis, este também traz alguns temas sociais e a denúncia de como a sociedade era hipócrita.
  • Quincas Borbas

    Quincas Borbas
    Retrata o humanitarismo, além de criticar as relações humanas, como por exemplo, casamento por interesse, traição, triângulo amoroso, poder, aparência, loucura, ironia, imoralidade e falsidade. Narra a história do professor de Barbacena que inesperadamente recebe a herança do amigo Quincas Borbas, filósofo cuja morte é descrita em memórias póstumas.
  • Abolição da Escravidão no Brasil

    Abolição da Escravidão no Brasil
    Com a abolição da escravatura em 1888, muitos imigrantes vieram para o Brasil em busca de trabalho, já que nessa época os negros não possuíam "condições" para se adaptar ao mercado de trabalho vigente. Além disso, a entrada de imigrantes europeus era facilitada pelo desejo de “embranquecer” a população
    brasileira. Esses fatos contribuíram para uma maior influência do realismo europeu no território brasileiro.
  • O Ateneu, de Raul Pompéia.

    O Ateneu, de Raul Pompéia.
    Importante obra do realismo, ao mostrar a realidade de um colégio interno através de descrições detalhadas, o Ateneu constitui uma crítica à sociedade. O livro, inicialmente publicado em folhetins, é composto por 12 capítulos, e pode ser considerado autobiográfico, uma vez que fala de uma realidade vivida pelo próprio autor, que estudou num colégio interno. Raul Pompéia também foi um dos mais importantes escritores realistas do Brasil. A obra também possui aspectos naturalistas e deterministas.
  • "Os Maias" de Eça de Queiroz:

    "Os Maias" de Eça de Queiroz:
    A obra narra a história da família Maia ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando destaque aos amores incestuosos de Carlos Maia e Maria Eduarda Maia(irmãos). Os Maias é o romance mais extenso do autor.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    O Realismo evidencia as ideias positivistas, muito influenciadas por tais ideias, os militares proclamam a república e cumprem o fim à monarquia vigente.
  • Publicação de Dom Casmurro, de Machado de Assis

    Publicação de Dom Casmurro, de Machado de Assis
    A trama atinge seu ápice quando Bentinho, finalmente casado Capitu, começa a suspeitar de que ela tenha tido um caso com seu amigo, Escobar, e que a criança que Capitu diz ser seu filho seja fruto do "amor proibido" com Escobar.
    Temáticas realistas: Crítica à burguesia carioca do período, ironia, hipocrisia...
  • "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo

    "O Cortiço" de  Aluísio de Azevedo
    Trouxe a história dos cortiços nas favelas brasileiras, uma triste realidade do povo brasileiro. O Cortiço é uma das mais famosas obras realistas de Aluísio de Azevedo. Nessas são considerados temas como suicídio e adultério, além de ser um retrato da sociedade brasileira de tal época. O livro também apresenta grande influência do Naturalismo.
  • Reforma Constant

    Reforma Constant
    Baseada nos fatos e na demonstração científica, foi uma das principais consequências do positivismo no Brasil.
  • Canções sem Metro:

    Canções sem Metro:
    ``Canções sem Metro'' é uma prosa poética que inaugura o poema em prosa no Brasil. Apesar do fato de dar início a esse tipo de expressão que conjuga os gêneros literários - prosa e poesia -, é uma obra que poucos conhecem e, inclusive, é vista por alguns como um fracasso de Pompeia.
  • Publicação de As três irmãs, de Anton Tchekhov, na Rússia.

    Publicação de As três irmãs, de Anton Tchekhov, na Rússia.
    As Três Irmãs (em russo: Три сeстры, translit. Tri Sestri) é uma peça do dramaturgo russo Anton Pavlovitch Tchékhov, em quatro atos, um drama escrito em 1900 e encenado pela primeira vez em 1901, em Moscou.
  • Esaú e Jacó

    Esaú e Jacó
    Mais uma das obras Machadianas, Esaú e Jacó foi um dos últimos livros do autor. Nesse caso, Machado retrata a inimizade de dois irmãos, e um triângulo amoroso vivido por eles. O autor também retrata o cenário de transição política vivido na época, sempre com o tom irônico e com as análises do comportamento humano.
  • Publicação de Memorial de Aires, de Machado de Assis:

    Publicação de Memorial de Aires, de Machado de Assis:
    Esse é o último romance de Machado de Assis, que possui um caráter autobiográfico. O autor faz referência à sua falecida esposa, Carolina, parecendo representá-la em um dos personagens da obra e diferentemente de seus outros romances, Memorial de Aires não apresenta grande ironia.
  • Semana de arte moderna

    Semana de arte moderna
    A Semana de Arte Moderna foi um evento cultural e artístico que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo. O evento, que chocou grande parte da platéia presente, contou com diversas atrações culturais, como: apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras de arte, e buscou implementar novos processos na confecção das artes e dar a elas um aspecto mais brasileiro. Um dos principais objetivos era o rompimento com a estética da arte acadêmica, especialmente do parnasianismo.