Linha do Tempo Segunda Guerra

  • Mudança de lado da Itália

    Mudança de lado da Itália
    A Itália assina um tratado secreto com a Inglaterra e a França. A Itália oferece em troca de território, a sua entrada na Grande Guerra do lado da Inglaterra e da França contra a Alemanha e a Áustria-Hungria.
  • Política de apaziguamento

    Política de apaziguamento
    Após a Primeira Guerra Mundial, todos diziam que "guerra nunca mais", por conta disso a Inglaterra e a França, na década de 30, adotaram uma política de apaziguamento. Isso significa que eles concederam concessões razoáveis à Alemanha e à Itália. Por exemplo: em novembro de 1937, Lorde Halifax teve uma audiência com Hitler e ele alegou em uma carta para o primeiro-ministro Neville Chamberlain que Hitler parecia sincero quando alegou não querer guerras.
  • Invasão dos Sudetos

    Invasão dos Sudetos
    Como Hitler já havia anexado a Áustria ao território alemão e na região dos sudetos muitos alemães residiam, esse seria o próximo alvo. Hitler fez pressão ao governo tcheco e o Acordo de Munique foi convocado. Neste, foi acordado que Hitler poderia ocupar a Sudentolândia para libertar os alemães que lá viviam em troca de uma promessa de paz.
  • Anexação da Áustria - Anschluss

    Anexação da Áustria - Anschluss
    Hitler e Von Schuschnigg se reuniram e Hitler alegou que Von Schuschnigg se recusara a exercer uma política amigável, portanto houve a anexação. Os social-democratas austríacos, por mais que não apoiassem completamente os feitos da Alemanha, apoiaram a iniciativa alemã.
  • Period: to

    Principais invasões na Europa (países conquistados)

    Utilizado a técnica blitzkrieg (guerra relâmpago em português), a Alemanha conseguiu conquistar a Polônia, Noruega, Holanda, Bélgica e a Iugoslávia. O exército Nazista também conseguiu conquistar a França devido a falta do exército francês e a ineficiência dos generais franceses em entender a tática de batalha de Hitler. Hitler bombardeou a Inglaterra, contudo não foi suficiente para que ele a conquistasse e o mesmo tentou invadir a URSS. Esse cenário foi um símbolo e uma fonte de poder alemão.
  • Invasão da Tchecoslováquia

    Invasão da Tchecoslováquia
    Hitler ameaçou o presidente tcheco Emil Hacha com um ataque bélico na capital de seu país, ao menos que o mesmo e as tropas alemãs obtivessem passagem livre por entre as fronteiras tchecas. O presidente cedeu as fronteiras.
  • Period: to

    Pacto germano-soviético

    Foi assinado pela Alemanha e URSS. Ele constava que se a Alemanha conflitasse com a França ou Inglaterra por uma eventual invasão à Polônia, a URSS não se envolveria militarmente.
  • Invasão do corredor polonês

    Invasão do corredor polonês
    A invasão da Polônia foi o evento que marcou o início da Segunda Guerra. Hitler tinha como objetivo expandir a Alemanha através da criação do "espaço vital" (contrariando o Tratado de Versalhes). Isso proporcionaria o desenvolvimento do povo alemão.
  • Declaração de guerra

    Declaração de guerra
    A guerra deu-se início com o ataque alemão contra a Polônia. A Alemanha alegou que apenas invadiu a Polônia porque ocorrera um suposto ataque polonês na sua fronteira, porém os nazistas o forjaram. No entanto, a Inglaterra e a França reagiram ao ataque com uma declaração de guerra.
  • Period: to

    Invasão do norte da África

    A Guerra do Deserto foi travada entre o Eixo e os Aliados e aconteceu em solo norte-africano. A declaração de guerra foi feita pela Itália. Os Estados Unidos entraram na batalha em 1941, oferecendo suporte bélico. Os Aliados venceram a Campanha Norte-Africana. A perda desta batalha feriu a força do Eixo.
  • Entrada da URSS na Guerra

    Entrada da URSS na Guerra
    A entrada da URSS na guerra deu-se com a Operação Barbarossa. Os objetivos da Operação Barbarossa eram acabar com o bolchevismo e a aquisição dos recursos da União Soviética. O plano de Hitler era conquistar Kiev, Leningrado e Stalingrado. Os alemães conseguiram conquistar Kiev e cercaram Leningrado por volta de 900 dias, porém em Stalingrado o jogo virou.
  • A entrada dos EUA na Guerra

    A entrada dos EUA na Guerra
    Os Estados Unidos entraram na guerra por meio do ataque do Japão ao Pearl Harbor. A entrada dos EUA na guerra foi significativa para que a própria terminasse, já que ele lutou contra o Exército Nazista. No final do conflito ficou, basicamente, com os Estados Unidos e a Inglaterra lutando contra a Alemanha no lado ocidental e a URSS lutando contra a Alemanha no lado oriental.
  • Period: to

    Batalha de Stalingrado

    Essa batalha fazia parte da Operação Barbarossa, que tinha como objetivo conquistar a União Soviética com um enfoque especial nas cidades de Leningrado, Moscou e Stalingrado. A conquista não teve sucesso e deixou, aproximadamente, 2 milhões de mortos. A derrota desta batalha deu-se como o estopim Alemão, já que após ela, a URSS "empurrou" o exército alemão até Berlim, onde houve a derrota do Exército Nazista (que foi efetuada em conjunto com os Países Aliados).
  • Rendição italiana

    Rendição italiana
    O general Pietro Badoglio assinou o Armistício de Cassible. Nesse documento constava a ocupação italiana para que os Países Aliados derrotassem a Alemanha.
  • Entrada do Brasil na Guerra

    Entrada do Brasil na Guerra
    O Brasil havia ficado neutro na guerra, porém alguns navios brasileiros foram atacados e isso incentivou o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, a fazer um acordo com Roosevelt, o então presidente dos Estados Unidos. O Brasil batalhou, apenas, em território italiano os ajudando a se libertar. A primeira tropa de militares brasileiros chegou em julho.
  • Dia D

    Dia D
    A Normandia saiu do controle dos Nazistas por meio de uma batalha entre alemães e Aliados. Muitos historiadores alegam que o Dia D antecipou a derrota da Alemanha, pois desgastou o exército já bastante prejudicado por conta da Batalha de Stalingrado. Essa situação em conjunto do enfraquecimento no norte da África também deteriorou os alemães.
  • Suicídio de Hitler

    Suicídio de Hitler
    Hittler comete suicídio através da ingestão de cianeto. O suicídio dele abriu caminho para a rendição da Alemanha.
  • Derrota alemã

    Derrota alemã
    A última batalha foi travada em Berlim e apenas a URSS lutou contra o exército nazista. O comando da Alemanha havia sido passado para Karl Dönitz em decorrência ao suicídio de Hitler. A Alemanha se rendeu.
  • Criação da ONU

    Criação da ONU
    A Organização das Nações Unidas foi criada em São Francisco, nos Estados Unidos, por 50 países (com exceção dos países do eixo) com a finalidade de manter e mediar a paz e a segurança internacional.
  • Criação do Estado de Israel

    Criação do Estado de Israel
    O Estado de Israel foi criado, na judaica terra sagrada, por causa do sionismo (combate ao antissemitismo). Assim se asseguraria a garantia dos direitos fundamentais do povo judeu. As consequências mediante o feito foram a Guerra dos Seis Dias, a Guerra do Yom Kippur e a crise\ disputa do petróleo.