Projeto profisses engenharia civil 2 638

Linha do tempo - Guilherme Veríssimo de Oliveira

  • Engenharia Civil na Pré Historia

    Engenharia Civil na Pré Historia
    A engenharia civil na pré-história era inicialmente ligada à necessidade de abrigo e proteção contra animais ferozes e fenômenos da natureza. Mas conforme as comunidades evoluíam e ampliavam seus conhecimentos, a engenharia civil passou a ter importância na segurança contra inimigos humanos. Nessa época, iniciou-se o surgimento das primeiras cidades: cercadas por muralhas altas, como proteção contra o poderio bélico de ameaças externas.
  • Engenharia na Idade Media

    Engenharia na Idade Media
    Durante a Idade Média, aconteceram significativos progressos na engenharia civil. A construção de grandes catedrais servia como demonstração do poder que a Igreja exercia na sociedade da época.
  • Surgimento do nome

    Surgimento do nome
    O termo “engenharia civil” apareceu no Brasil ainda no período colonial.
  • Primeira Escola

    Primeira Escola
    somente depois da chegada da família real portuguesa, em 1808, surgiu a primeira escola de engenharia brasileira: a da Real Academia Militar do Rio de Janeiro.
  • Divisão

    Divisão
    Com algumas modificações ao longo dos anos, essa escola se dividiu em duas: O Instituto Militar de Engenharia, que tinha ideais puramente militares; e a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, voltada para a pesquisa e as engenharias.
  • Governo de Vagas

    Governo de Vagas
    Brasil era considerado um dos especialistas na tecnologia do concreto armado.
  • Evolução na construção

    Evolução na construção
    Na década de 1990, as construtoras brasileiras passaram a dar mais atenção à qualidade final da obra e qualificação profissional dos funcionários. Essa preocupação refletiu diretamente na melhoria das edificações. Ainda nesse período, as políticas públicas de preservação do meio ambiente exerceram grande importância sobre a engenharia civil. O termo “construção ecologicamente correta” passou a ter destaque na sociedade.
  • Copa do Mundo

    Copa do Mundo
    No ano de 2014 houve a copa do mundo no nosso País, onde, houve uma das maiores movimentações do nosso País em termo de construções. Vários estádios de futebol foram feitos, outros reformados, pontes, estradas, viadutos, novos bairros, hotéis, entre muitas outras construções como monumentos. Sem duvida o ano de 2010 a 2014 marcou a historia da construção no Brasil. Um dos exemplos é o Arena das dunas em Natal, que hoje é o segundo estadio mais moderno do Brasil, ficando atras do Maracanã.
  • Escolaridade

    Escolaridade
    No Brasil atualmente existe duzentas instituições e seiscentos cursos de Engenharia.
  • Deficiência

    Deficiência
    O engenheiro civil se tornou um dos profissionais mais bem cotados atualmente. Apesar de tamanha importância, essa área ainda sofre uma deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Faltam profissionais qualificados para ocuparem as vagas disponíveis.
  • Olimpíadas no Brasil

    Olimpíadas no Brasil
    Em tempos de crescimento de investimentos em infraestrutura e obras para as Olimpíadas de 2016, faltam engenheiros no mercado. Para as obras das olimpíadas, o Brasil trouxe engenheiros de fora, mesmo tendo cerca de 600 cursos de Engenharia no Brasil.
  • Momento Difícil

    Momento Difícil
    Passamos por uma crise econômica, onde, influencia diretamente na carreira do Engenheiro. O mercado deu uma caída juntamente com o ramo de Engenharia Civil. Ainda são muitas oportunidades, mas, é uma realidade, quantidade de construções paradas e abandonas no Brasil hoje é imensa. Empresas quebradas, gerando assim um índice de desemprego bastante elevado na nossa área.