599663

Linha do tempo dos S.O Microsoft

  • Windows 1

    Windows 1
    O Windows 1 foi a tentativa inicial da companhia em entregar uma interface gráfica em 16 bits.
    Foi construído sobre o MS-DOS e seu funcionamento se apoiava bastante nas entradas inseridas nas linhas de comando do sistema.
  • Windows 2

    Windows 2
    A grande inovação desse software era a possibilidade de as janelas sobreporem umas às outras.
    Também foi incluída a possibilidade de minimizar e maximizar as janelas; além disso, o conhecido Painel de Controle, que reunia as principais ferramentas do sistema. Outras duas ferramentas que apareceram debutaram nessa versão e permanecem até hoje, são elas o Word e o Excel — pertencentes ao Pacote Office.
  • Windows 3.X

    Windows 3.X
    A grande inovação do Windows 3 diz respeito aos programas do MS-DOS que agora podiam ser executados em uma janela normal, dando bastante flexibilidade aos que não se adaptavam com a interface gráfica do software. O suporte a 256 cores e o jogo “Paciência” foram outras novidades importantes dessa versão do SO.
    No Windows 3.1 teve atualizações significativas. A principal delas foi a introdução da fonte TrueType, transformando o SO, pela primeira vez, em uma plataforma de publicação.
  • Windows 95

    Windows 95
    O Windows 95 trouxe, pela primeira vez, o Menu Iniciar e a Barra de Ferramentas tão familiares para todos nós. O Windows 95 também inaugurou o conceito de “plug and play”, facilitando bastante a vida de quem precisasse utilizar um periférico diferente.
    Foi nesta versão que o Internet Explorer fez a sua estreia, mas chegou apenas em um pacote adicional lançado posteriormente. A arquitetura de 32 bits também começou a aparecer nesse SO.
  • Windows 98

    Windows 98
    O Windows 98 trouxe uma série de novidades. Entre elas estão o IE 4, o Outlook Express, o Windows Address Book, o Microsoft Chat e o NetShow Play, que posteriormente seria substituído pelo Windows Media Player. Com exceção do IE, do Outlook e do WMP, todas as outras ferramentas já foram aposentadas ou substituídas.
    O Windows 98 introduziu o recurso de avançar e voltar na navegação, além da barra de endereço no Windows Explorer. O suporte ao padrão USB também foi bastante aprimorado.
  • Windows ME

    Windows ME
    O Windows Millennium Edition foi a última versão do SO baseada no MS-DOS e considerada por muitos como a pior de todas. Ela teve uma variante que foi especialmente desenvolvida para equipar servidores, o Windows 2000.
    O IE 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker fizeram a sua estreia no Millennium Edition. O recurso de autocompletar também fez a sua primeira aparição nesse sistema operacional, porem não foi suficiente para salvá-lo das críticas.
  • Windows XP

    Windows XP
    Alguns argumentam que esta seja a melhor versão do sistema operacional da Microsoft. Foi a que mais durou no mercado, recebendo suporte até o mês de abril de 2014 — 13 anos após a sua estreia no segmento.
    O SO ainda se mostra relativamente popular, estando presente em mais de 20% dos computadores de todos os adeptos do SO. As principais novidades foram a repaginada no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    O Windows Vista recebeu duras. O sistema apresentava uma série de problemas e funcionalidades mal-implementadas, sendo que uma das principais reclamações foi referente ao User Account Control ("Controle de Contas do Usuário").
    O Windows Vista trouxe um visual moderno que apostou na transparência e recursos visuais bem-chamativos, como gadgets na Área de Trabalho. Porem, isso desfavoreceu o SO por exigirem muito do hardware da máquina, limitando a sua atuação em computadores mais potentes.
  • Windows 7

    Windows 7
    Vencendo com facilidade a liderança de sistemas operacionais mais utilizados do mercado. Esse SO trouxe mudanças visuais pequenas em relação ao seu antecessor, mas é mais rápido, estável e fácil de utilizar.
    Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7 como sistema operacional principal em sua máquina. Isso mostra como a Microsoft acertou em cheio com essa versão de seu software.
  • Windows 8.X

    Windows 8.X
    O Windows 8 trouxe mudanças no visual do sistema operacional, devido a chegada dos dispositivos de toque, eliminando o menu Iniciar e dando lugar a uma tela totalmente nova que se baseia no uso de tiles. A mudança não agradou a todos, o que culminou no “fracasso”. Porem, ele é mais rápido do que o seu antecessor e trouxe novidades, como o suporte ao USB 3.0 e a Loja do Windows. O Windows 8.1 veio em resposta às reclamações, a Microsoft decidiu retroceder e trazer de volta o botão do menu Inicia
  • Windows 10

    Windows 10
    Ele trouxe de volta o menu Iniciar e tem como um dos principais diferenciais o foco multimídia, que pode ser visto na integração com o Xbox, notebooks e tablets. Outra grande novidade que ele apresentou foi a assistente virtual Cortana.
    De acordo com o site da Net Marketshare, ele é o SO mais utilizado no mundo atualmente, estando em mais de 66% dos computadores ao redor do globo. Logo atrás está o Windows 7, que mesmo mais de dez anos após o seu lançamento ainda está presente em 17% dos PCs.
  • Windows 11

    Windows 11
    Enquanto a interface gráfica remodelada do software chama a atenção. Ouve ajustes no menu do Windows Explorer e das estimativas de atualizações no Windows Update. A Microsoft também incluiu uma série de recomendações para que a bateria seja melhor aproveitada na nova versão do Windows.
    Uma das mudanças que mais chamou a atenção do público foi em relação ao Menu Iniciar. Tradicionalmente no lado esquerdo da tela desde o Windows 95, o novo software centraliza o botão. O que lembra bastante o MacOS