linha do tempo

  • 330

    Império Bizantino

    O que foi o Império Bizantino? Também conhecido como Reinado Bizantino, o Império Bizantino foi uma organização política que sucedeu o domínio do Império Romano. Foi o Império que dominou o Mar Mediterrâneo durante séculos, até sucumbir na Idade Média.
  • Period: 476 to 1453

    Idade Média

    A Idade Média é um período de aproximadamente mil anos da história ocidental, que se inicia no século V, com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e termina no século XV, com a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano, em 1453.
  • 500

    O fortalecimento da igreja

    Nos domínios germânicos, a Igreja cresceu e se solidificou. Isso aconteceu porque ela se empenhou, em parte, em evangelizar esses povos. Com isso,a Igreja conseguiu fazer alianças e ganhar espaço nos territórios dominados pelas tribos convertidas.
    A evangelização dos povos germânicos exigia que a fé cristã fosse simplificada e adaptada às caracteristicas do cultos pagãos.
  • 1095

    Cruzadas

    As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela Igreja Católica no período entre os séculos XI e XIII no Oriente Médio. Elas tinham como principal missão conquistar a Terra Santa, com o objetivo de tomar Palestina e Jerusalém, e foi iniciada após o domínio dos turcos seljúcidas
  • 1100

    Feudalismo

    O feudalismo foi um modelo econômico e social, baseado na terra e na relação de fidelidade entre homens, que durou ao longo de toda a Idade Média. A origem do feudalismo está no final do Império Romano, quando surgiram os colonatos — terras onde os romanos buscavam abrigo e, em troca, trabalhavam para os seus donos.
  • 1100

    crise do feudalismo

    A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.
  • 1205

    Magna carta

    Depois que o Rei João da Inglaterra violou inúmeras leis antigas e costumes pelos quais a Inglaterra havia sido governada, seus súditos o forçaram a assinar a Magna Carta ela foi um documento que garantia certas limitações do poder do rei em relação aos nobres ingleses.
  • 1451

    Nascimento de Cristovão Colombo

    Cristóvão Colombo foi o famoso navegante genovês conhecido por liderar a expedição enviada pela coroa espanhola que resultou na chegada dos europeus ao continente americano.
  • 1453

    Queda de constantinopla

    Queda de constantinopla
    Os responsáveis pela queda de Constantinopla foram os turco-otomanos. Estes, que também eram conhecidos apenas como otomanos, ascenderam como civilização no século XIII a partir de uma dinastia nascida dentro da civilização islâmica, conhecida como seljúcida. A queda de Constantinopla é um dos eventos mais importantes da História Universal porque assinala o fim do Império Bizantino, ou seja, do antigo Império Romano do Oriente e foi tradicionalmente considerada como a data q
  • Period: 1453 to

    Idade Moderna

    Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.
  • 1485

    Dinastia Tudor

    O segundo monarca da dinastia Tudor exerceu amplo poder político, dentre as principais medidas de seu governo, destacaram-se a ruptura com a Igreja Católica e a criação de uma nova religião, o Anglicanismo. O início da polêmica com o catolicismo veio em seu primeiro casamento com a espanhola Catarina de Aragão.
  • 1500

    Mercantilismo

    O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre os séculos XV e XVIII, sendo adotado pelos Estados nacionais, no intuito de acumular riquezas para o rei
  • 1500

    Grandes Navegações

    As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500
  • 1501

    Absolutismo

    Absolutismo
    O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
  • 1501

    Monarquia Parlamentar

    Monarquia Parlamentar é quando o rei exerce a função de Chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade. A monarquia parlamentar cortou os poderes absolutos dos reis, criando a dependência do Rei e seus ministros ao Parlamento.
  • 1517

    Reforma Religiosa

    As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa.
  • Dinastia Stuart

    Os Stuarts formaram uma dinastia que dominou a Inglaterra por mais de 100 anos. Suas atitudes no governo começaram em 1603 e foram a principal causa da Guerra Civil Inglesa. Eles tinham origem escocesa e políticas absolutistas que transformaram a religião, a economia e sociedade da Inglaterra.
  • Jean-Baptiste Colbert

    Jean-Baptiste Colbert quis tornar a França a nação mais rica da Europa, e para isso implantou o mercantilismo industrial, incentivando a produção de manufacturas de luxo visando a exportação. Favoreceu o comércio, protegeu as ciências, as letras e as artes.
  • Revoluçaõ Puritana

    A Revolução Puritana foi uma guerra civil que teve início na Inglaterra, quando o exército do rei Carlos I entrou em confronto com o exército do Parlamento inglês, e terminou em 1649 com a derrota do monarca, simbolizando o fim do absolutismo em território inglês.
  • Republica Cromwell

    A “república” de Cromwell teve, na prática, a feição de uma ditadura personalista. Ao mesmo tempo em que combateu militarmente a reação dos monarquistas apoiados pela Coroa Escocesa, Cromwell também perseguiu e assassinou diversos líderes dos diggers e levellers.
  • Rei luis

    Luís XIV(14) foi rei da França o reinado de Luís XIV(14) foi marcado pela centralização da monarquia francesa. Ele personificou todas as características do absolutismo, Essa característica de representação completa do Estado fazia do rei um elemento político absoluto. Daí vem o termo absolutismo
  • Nascimento do voltaire

    Voltaire está entre os filósofos iluministas que mais se destacaram. Voltaire foi um filósofo francês muito importante, suas ideias foram essenciais não só para o movimento iluminista, mas também apara a Revolução Francesa. Voltaire escreveu mais de 70 obras entre livros, romances, poemas e peças de teatro
  • Nascimento do j.j rousseau

    Nascimento do j.j rousseau
    Jean jacques rousseau foi um filósofo social, teórico político e escritor suíço. Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa.
  • A primeira revolução industrial

    A Primeira Revolução Industrial foi iniciada na Inglaterra, em meados dos anos 1760, até por volta de 1850, marcando a industrialização mundial. A introdução de máquinas para transformar a matéria-prima em produto final, de forma padronizada e escalonada, foi típica desse período histórico-econômico.
  • Revolução Francesa

    Revolução Francesa
    A Revolução Francesa foi um movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
  • Liberalismo

    O liberalismo, segundo seus principais teóricos, é uma doutrina que luta pela liberdade e pelos direitos individuais, pela igualdade perante a lei, pela proteção da propriedade privada e pelo livre comércio.