Dadaismo 1

Ismos - movimentos artísticos

  • Impressionismo

    Impressionismo
    Impressão sol nascente - Claude Monet
    A primeira mostra impressionista nasce quando os pintores modernos da época não encontram espaço para expor seus trabalhos no oficial e tradicional Salão de Paris. Em 15 de abril de 1874, realizam uma mostra independente.
  • Expressionismo

    Expressionismo
    O Grito- Eduard Munch
    Considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista.
  • Fauvismo

    Fauvismo
    "A dança" - Henri Matisse Fauvismo é uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras.
    O movimento foi tipicamente francês, iniciou-se por parte dos artistas da época que se opunham a seguir a regra da estética impressionista, em vigor na época. A tendência foi considerada movimento artístico apenas em 1905.
  • Cubismo

    Cubismo
    As meninas d'Avignon - Pablo Picasso
  • Futurismo

    Futurismo
    Umberto Boccioni - "Os adeuses"
    O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e
  • Dadaísmo

    Dadaísmo
    O dadaísmo ou movimento dadá (dada) foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos – dois deles desertores do serviço militar alemão – liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
  • Surrealismo

    Surrealismo
    Salvador Dali
    Apersistência da memória - 1931
    Este é quadro mais conhecido do Movimento surrealista que surge em 1924 com a publicação de um manifesto por André Breton.