islamismo

By rolsam
  • 630 BCE

    Conquista de Meca

    A conquista de Meca, refere-se ao caso quando Meca foi conquistada por muçulmanos conduzidos por Muhammad , em Dezembro de 629 ou Janeiro 630 AD. Para os muçulmanos, a Meca, cidade da Arábia Saudita, é considerada como a mais sacra do mundo, localizada em uma região homônima. Os adeptos da religião costumam fazer suas orações voltados para a direção da Meca. O Hajj é a maior peregrinação que ocorre na Meca, realizada todos os anos. Hajj deve ser feito pelo menos uma vez na vida do muçulmano.
  • 605

    Construção da Caaba

    A Caaba está permanentemente coberta por uma manta escura com bordados dourados que é regularmente substituída. Em seu exterior, encravada em uma moldura de prata, encontra-se a Hajar el Aswad ("Pedra Negra"), uma pedra escura, de cerca de 50 centímetros de diâmetro, que é uma das relíquias mais sagradas do islã. Além de ser o centro das peregrinações (hajj) é também para onde o devoto muçulmano volta-se para as suas preces diárias (salat). É o lugar mais sagrado do Islã.
  • 610

    Alcorão

    De acordo com a religião islâmica, o Alcorão ou Corão, é a coletânea das revelações de Deus ao Profeta Maomé. Ele foi redigido em árabe entre os anos de 610 e 632. Essa coletânea contém as palavras exatas de Deus, reveladas pelo anjo Gabriel. Os islâmicos acreditam que o Alcorão é A Palavra de Deus. Por isto, é o centro da vida religiosa, sendo comparável à Torá dos judeus ou ao Novo Testamento cristão.
  • 622

    Fundação do islamismo

    Islamismo é uma religião monoteísta fundada pelo Profeta Maomé, em 622. Surgiu no século 6 na Arábia, região do Oriente Médio que era habitada na época por cerca de 5 milhões de pessoas. Essa crença religiosa atualmente é a segunda maior do mundo, possuindo cerca de 1,8 bilhão de fiéis, a maioria deles localizada no continente asiático e africano.
  • 622

    Hégira

    Entre os muçulmanos, a Hégira é muito mais do que uma simples viagem, pois simboliza o início da expansão do Islã como religião. Por outro lado, no calendário dos muçulmanos,os anos começam a ser contados a partir da Hégira e, por este motivo,a abreviatura d. H equivale à depois da Hégira. Desta maneira,o ano 622 da era cristã equivale ao ano 1 do mundo muçulmano. A viagem de Maomé e um grupo de seguidores para a cidade de Yathrib significou um novo ponto de partida para a difusão do Islamismo.
  • Mar 16, 624

    Batalha de Badr

    Essa batalha ocorreu na cidade homônima, que ficava próxima a Meca, cidade natal do profeta Maomé e núcleo dos coraixitas, tribo a que pertencia o fundador do islã. Foi justamente contra os coraixitas que a batalha de Badr foi travada. A batalha tem sido transmitida na história islâmica como uma vitória decisiva atribuída à intervenção divina ou, por fontes seculares, ao gênio estratégico de Maomé. A batalha de Badr, no entanto, foi o primeiro grande confronto entre as duas forças.
  • 632

    Morte de Maomé

    Maomé morreu nos braços de Aishah, sua terceira e favorita esposa. Nascido em Meca, em uma família de origem humilde, Maomé casou com uma viúva rica aos 25 anos e trabalhou os próximos 15 anos como um comerciante sem grande destaque. Em 610, em uma caverna no Monte Hira, no norte de Meca, ele teve uma visão, na qual escutou Deus falando, por meio do anjo Gabriel, que ele deveria ser o profeta árabe da "verdadeira religião".
  • 632

    Surgimento Sunitas e Xiitas

    O início do cisma entre sunitas e xiitas ocorre logo após a morte de Maomé em 632, quando se seguiu um conflito entre os primeiros fiéis da religião acerca de quem seria de fato o legítimo sucessor do profeta. Os sunitas ainda hoje sustentam que Abu Bakr, pai de Aisha, esposa de Maomé, seria o sucessor de direito. Os xiitas, por sua vez, acreditam que Maomé ordenou divinamente seu primo e genro Ali, de acordo com o comando de Deus para ser o próximo califa.
  • 711

    Expansão do Islamismo

    Após a morte de Maomé, os muçulmanos escolheram um Califa como líder, que era, ao mesmo tempo, líder religioso e espiritual.
    Em 711, o Califado conquistou a região sul da Península Ibérica, que passou a ser chamada de Al-Andalus (Andaluzia). No processo de expansão, os muçulmanos conquistaram também o Império Persa, o norte da África e o Império Bizantino. Não conseguiram conquistar o Império Carolíngio (região da atual França), pois foram vencidos pelos francos,em 732, na Batalha de Poitiers.
  • Oct 26, 732

    Batalha de Poitiers

    Após a morte do profeta Maomé no ano 632 d. C, os líderes do Islã iniciaram um período de expansão no norte da África e sudoeste da Ásia. Além disso, no início do século XVIII, grande parte da península ibérica foi ocupada por tropas muçulmanas e na atual Espanha se estabeleceu a Al-Andalus. Poucos anos depois chegaram ao território dos francos na atual França. A poucos quilômetros da cidade de Poitiers teve inicio a batalha decisiva.
  • 1500

    Chegada do Islamismo no Brasil

    A partir do ano de 1500, época do descobrimento do Brasil, ocorreu a chegada dos islâmicos no País. Em um primeiro momento, esse grupo foi formado por navegadores árabes que chegaram a terras brasileiras por meio das expedições de Pedro Álvares Cabral. Com o trabalho escravo na colônia portuguesa, diversos negros seguidores do Islã foram traficados ao Brasil, processo que ampliou a quantidade de islâmicos na nação.
  • Fundação do Estado Islâmico

    O Estado Islâmico – a mais poderosa organização extremista islâmica da atualidade –, foi criado em 2003, com o nome Al Qaeda no Iraque. O grupo agia contra as tropas dos EUA, que estavam presentes desde 2003 no território iraquiano, com o pretexto de combater o terrorismo, e os xiitas locais. Mas, após a morte de seu comandante, Abu Musab al Zarqawi, em 2006, o AQI foi praticamente aniquilado. No mesmo ano, foi rebatizado como Estado Islâmico do Iraque.