Invenções desenvolvidas em guerras

  • Comida enlatada

    A comida enlatada surgiu em 1795, devido às preocupações do imperador francês Napoleão Bonaparte com a qualidade da alimentação de suas tropas. Portanto foi criada com o objetivo de atender as necessidades militares.
  • Raio-x portátil

    Embora a tecnologia existisse desde 1895, a possibilidade de transportar um equipamento tão sofisticado só surgiu depois de muito aperfeiçoamento.
  • Banco de sangue

    Durante a primeira guerra mundial, as duras batalhas forçaram o campo da hematologia a ter uma ação mais rápida e atuante para salvar a vida dos soldados. Por isso foram criados os bancos de sangue.
  • Absorvente

    O material dos absorventes foi desenvolvido para os curativos dos soldados nos campos de batalha. Mas, por volta de 1920, as pessoas começaram a perceber o grande potencial que esses curativos tinham para o universo feminino e, então, eles passaram a ser vendidos como absorventes higiênicos descartáveis.
  • Penicilina

    Apesar de ter sido descoberta em 1928, pelo cientista escocês Sir Alexander Fleming, foi durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, que os médicos descobriram o potencial da penicilina para tratar as feridas dos soldados.
  • M&Ms

    O chocolate surgiu na década de 30, durante a Guerra Civil Espanhola. Na época, o empresário americano Forrest Mars criou os confeitos para impedir que o chocolate derretesse e os soldados pudessem consumi-lo nos campos de batalha para repor as energias.
  • Fita adesiva

    A fita adesiva foi criada em 1943, por uma mulher chamada Vesta Stoudt. Ela percebeu o quanto as caixas de munições eram trabalhosas para serem abertas devido à vedação e o quanto isso poderia colocar os soldados em risco,por isso ela criou a fita adesiva, que vedava as caixas ao mesmo tempo que se soltavam com mais facilidade, quando necessário.
  • Forno micro-ondas

    Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares. Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido. Não demorou muito para que engenheiro chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas.
  • Internet

    Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado, isto é, que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeada. Assim, a ARPA (agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto), financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a internet naquela época.
  • Câmera

    Desde o fim da década de 50 que governos do mundo todo têm enviado satélites espiões para a órbita terrestre. A única forma de ter acesso a essas imagens era por meio do filme fotográfico liberado pelo satélite periodicamente na atmosfera terrestre.Em 1976, a NASA colocou um fim nesse transtorno e lançou o satélite KH-1 “Kennan”,os fundamentos dessa tecnologia estão presentes até hoje nas câmeras digitais usadas por civis do mundo todo.