Primeira guerra mundial 1

invençoes da primeira guerra

  • Jeep

    Jeep
    O exército norte-americano deu as especificações para a confecção do veículo. Ao mesmo tempo leve e resistente, foi desenvolvido para ficar abaixo da linha de artilharia na Segunda Guerra Mundial.
  • Internet

    A corrida espacial e a Guerra Fria entre EUA e a União Soviética foram as principais motivações para a criação da rede mundial de computadores.
  • Sonar

    O aparelho que emite ondas ultra-sônicas capazes de localizar objetos na água foi utilizado largamente na Primeira Guerra Mundial para detectar submarinos em combate.
  • Micro-ondas

    Foi durante as pesquisas de melhoria nos sistemas de radares da Segunda Guerra Mundial que se descobriu a capacidade das micro-ondas de produzir calor.
  • Fibras sintéticas

    Foram usadas para a produção de tendas, cordas e paraquedas utilizados nos campos de batalha, principalmente por sua resistência e maleabilidade.
  • Chimichurri

    O molho foi criado durante as campanhas militares da Argentina no século XIX, durante a conquista do território da Patagônia e dos Pampas. A receita é do irlandês John McCurry – que depois se transformaria em “chimichurri”. Há, porém, quem conteste essa versão e credite aos genoveses a autoria do “tximitxurri”, que em basco significa “uma mistura de muitas coisas”.
  • Tanque de guerra

    Guido de Vigevano foi o primeiro construtor de um carro de batalha blindado, na França, em 1335. O carro, puxado a cavalo, era revestido de chapas de ferro, em cujas laterais haviam sido abertos pequenos buracos para a colocação das espingardas. Mas o tanque de guerra moderno, com suas lagartas e sua blindagem pesada, surgiu como uma arma secreta dos ingleses durante a Primeira Guerra Mundial.
  • Lenço de papel

    Devido à falta de algodão no mercado durante a Primeira Guerra Mundial, a fabricante de papel Kimberly-Clark criou o substituto cellucotton. O produto macio e absorvente foi bastante usado como filtro para máscaras de gás e em hospitais e pronto-socorros dos Estados Unidos e da Europa. Com o fim da guerra e da escassez do algodão, a Kimberly-Clark buscou novas maneiras de vender sua criação.