3 5 1

invenções criadas na primeira guerra

  • Zíper

    Zíper
    Mas foi Gideon Sundback, um sueco que migrou para os Estados Unidos, quem achou a solução perfeita. Chefe de design da Universal Fastener Company, ele criou o "fecho sem ganchos", que deslizava e prendia duas fileiras de dentes metálicos uma à outra.
  • relógio de pulso

    relógio de pulso
    homens que tinham posses usavam relógios de bolso e as mulheres foram as pioneiras na adoção do relógio. A rainha Elizabeth I tinha um relógio que podia ser atado ao seu braço.
  • Chá em Saquinhos

    Chá em Saquinhos
    um mercador de chá americano passou a enviar o produto a seus clientes embalado em saquinhos. Por acidente ou não - assim diz a lenda - os compradores mergulharam os saquinhos na água. Durante a guerra, uma companhia alemã, Teekanne, levou a ideia adiante e passou a fornecer chá em saquinhos de algodão para as tropas. Eles foram batizados de "bombas de chá".
  • aço inoxidável

    aço inoxidável
    aço que não enferruja e nem sofre corrosão chegou ao mundo cortesia de Harry Brearley e revolucionou a indústria metalúrgica e tornou-se componente do mundo moderno.
  • raio X portátil

    raio X portátil
    os atendimentos de serviços médicos nos campos de batalhão não eram nada fácies na primeira guerra mundial. Os exércitos trataram de resolver os mais variados problemas de lesões durante o período com inovações.
  • controle de tráfego aério

    controle de tráfego aério
    o exército dos Estados Unidos instalou os primeiros rádios bidirecionais em aviões antes mesmo do envolvimento do país na guerra e os técnicos poderiam enviar sinal de radio a distancia e mensagens telegráficas.
  • Banhos de Luz Artificial

    Banhos de Luz Artificial
    Um médico de Berlim, Kurt Huldschinsky, notou que os pacientes estavam muito pálidos. E decidiu fazer um experimento com quatro deles: colocou-os sob lâmpadas que emitiam luz ultravioleta. À medida que os banhos de luz se repetiam, o médico notava que os ossos dos pacientes se fortaleciam. Quando o verão chegou, os pacientes passaram a tomar banhos de sol no terraço do hospital.
  • Absorventes Íntimos

    Absorventes Íntimos
    uma pequena empresa americana registrou sob sua marca um material conhecido como Cellucotton. A substância, composta pela polpa da celulose da madeira, era cinco vezes mais absorvente do que o algodão e custava a metade do preço.
  • Lenços de Papel

    Lenços de Papel
    um pesquisador teve a ideia de passar a polpa de celulose a ferro, para produzier um tecido macio e absorvente. Depois de alguns experimentos, o lenço de papel Kleenex foi lançado
  • Comunicações entre Pilotos

    Comunicações entre Pilotos
    A tecnologia já estava disponível, mas tinha de ser desenvolvida. E os britânicos se encarregaram disso durante a Primeira Guerra Mundial. As primeiras tentativas de se instalar rádios para comunicações em aeronaves foram dificultadas pelo excesso de ruído produzido pelos motores.
    explica que o problema foi aliviado com a criação de um capacete que tinha um microfone embutido e tampões de ouvido que bloqueavam o barulho.