Download

history of the educación

  • 1500 BCE

    O começo

    O começo
    A Colonização do Brasil, processo também conhecido como Brasil Colônia ou Brasil colonial, ocorreu no período colonial entre os séculos XVI e XIX, em que o atual território brasileiro abrigava colônias do Reino de Portugal. A nação "Brasil" surge, como Estado independente ou nação, a partir da independência do Brasil.
  • 500

    Continuação

    O modo de lidar com as crianças na Idade Média era baseado em alguns costumes herdados da Antiguidade. O papel das crianças era definido pelo pai.
    O pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse
  • 500

    Continuação

    Além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder patriarcal, exercido pela dominação política e social. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai. No caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, eram abandonadas ou vendidas Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento
  • 500

    Maria Montessori

    foi uma das precursoras do tema. (Maria Tecla Artemisia Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga italiana. É conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora.)
  • Period: 500 to 1500

    Origem da educação infantil no mundo

    A Idade Média é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, sendo frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Média.
  • Period: to

    Educação infantil no Brasil

    No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”. Pois segundo Faria (1999, p.25). Se os anos 70 voltaram-se para a mulher, nos anos 80, essa mulher voltou-se para as crianças.
  • Continuação

    Foram, em geral, as feministas intelectualizadas de classe média,e que eram contra a ditadura, que passaram a pesquisar sobre a infância e assessorar os governos progressistas que, atendendo às reivindicações populares, prometeram creches nas suas campanhas eleitorais.Só em 1988 a educação infantil teve início ao seu reconhecimento, quando pela primeira vez, foi colocada como parte integrante da Constituição, depois em 1990,com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei federal 8069/90).