Historia das redes de computadores

História das Redes e Internet

  • Period: to

    Eventos importantes para a história.

  • ARPANET

    ARPANET
    A Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET), em português, Rede da Agência para Projetos de Pesquisa Avançada, foi uma rede de comutação de pacotes e a primeira rede a implementar o conjunto de protocolos TCP/IP. Ambas as tecnologias se tornaram a base técnica da Internet. A ARPANET foi inicialmente financiada pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. É a precursora da internet, tinha inicialmente 4 computadores.
  • ALOHAnet

    ALOHAnet
    Criada em 1970, a rede ALOHA funcionava sem fios. Usava a mesma tecnologia que o rádio-amador. A forma como a rede resolvia os problemas de colisão de informação (em caso de falha, tentava enviar novamente tempo depois) inspirou Bob Metcalfe e outros, mais tarde, dariam origem ao protocolo Ethernet, o mais adotado em redes computacionais.
  • Ethernet

    Ethernet
    A Ethernet (conhecida comoIEEE 802.3)é um padrão de transmissão de dados para rede local baseada no seguinte princípio: todas as máquinas da rede Ethernet estão conectadas a uma mesma linha de comunicação, constituída por cabos cilíndricos. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (MAC) do modelo OSI. A Ethernet é desenvolvida por Robert Metcalfe em 1973, enquanto trabalhava na Xerox PARC.
  • Roteadores

    Roteadores
    Os primeiros roteadores foram usados ​​na Xerox em 1974. No entanto, esses primeiros roteadores não eram considerados roteadores IP verdadeiros.
    Ginny Strazisar desenvolveu o primeiro verdadeiro roteador IP , originalmente chamado de gateway , em 1976, dois anos depois.
  • DNS

    DNS
    A criação do serviço de DNS, em 1986, é um divisor de águas para a história da internet, já que, a partir dele, tornou-se possível converter os números de acesso aos computadores — popularmente chamados de IPs — em nomes, mais fáceis de serem decorados. O uso do DNS é o que, até hoje, garante que acessemos um site usando www.nomedosite.com.br em vez de um conjunto 12 números, agrupados 3 a 3.
  • World Wide Web

     World Wide Web
    No início da década de 1990, um pesquisador do Centro Europeu para Física Nuclear (CERN), localizado na fronteira entre a França com a Suíça, desenvolveu o que conhecemos por web. Tim Berners-Lee é o criador da World Wide Web (ou www), que consiste em um sistema de hipertexto capaz de exibir conteúdos localizados em outro local da rede.