Img 1066

HISTÓRIA DA PRAIA DE IRACEMA

  • O INÍCIO

    O INÍCIO
    O surgimento do bairro Praia de Iracema, antes denominado Porto das jangadas, Praia do Peixe ou Grauçá, está relacionado à “descoberta” do banho de mar como medida terapêutica e também como contemplação e lazer por parte de elite econômica da cidade nos anos de 1920. Mas só em 1925 que teve inicio a campanha para oficialização do bairro Praia de Iracema. As ruas ganharam nomes de tribos indígenas cearenses: “Tabajaras, Potiguaras, Guanacés, Groaíras, Tremembés”, entre outras. Antigos Coqueirais
  • PERIODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    PERIODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
    Nessa época a região era frequentada pela boêmia da classe média e alta da cidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a mansão Vila Morena, residência da família Porto, construída em 1925, foi vendida para as tropas americanas e transformada em um cassino, denominado U.S.O (United States Organization), lugar era praticamente frequentado por estrangeiros atraídos pelas noites com danças, jogos e shows.
  • A CONSTRUÇÃO DO PORTO

    A CONSTRUÇÃO DO PORTO
    Na década de 1940 a praia de Iracema começou a apresentar um novo cenário devido ao avanço do mar causado pela construção do Porto do Mucuripe que, devido às alterações nas correntes marítimas também casou a diminuição da faixa de praia.
  • O RESTAURANTE ESTORIL

    O RESTAURANTE ESTORIL
    Em 1950 a parte costeira do bairro ainda era frequentada pela elite econômica e intelectual da cidade. O restaurante Estoril, antiga residência da família Porto, era ponto de encontro de boêmios seresteiros. Iracema também era utilizada por jornalistas, intelectuais, profissionais liberais e músicos. Foi nesta década que a Praia de Iracema ficou conhecida como um bairro boêmio.
  • O REGIME MILITAR

    O REGIME MILITAR
    Durante 1964 – 1985, período do regime militar, o bairro passou a ser utilizado por militantes, artistas e intelectuais. Era palco de encontros culturais, políticos e amorosos. Nessa época Iracema vivenciou um período de decadência, o bairro era habitado por famílias de classe media e baixa, e havia ocupações irregulares na margem da praia.
  • Associação de Moradores da Praia de Iracema

    Associação de Moradores da Praia de Iracema
    Lutavam pela preservação do espaço e queriam que a mesma fosse reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Ainda nesta década aconteceu uma “requalificação espontânea” organizada pelos moradores e frequentadores da região sem um devido planejamento do poder publico. Mas em 1991 o então prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães, juntamente com o arquiteto Paulo Simões, apresentaram para os moradores e comerciantes da Praia de Iracema um projeto de urbanização da sua parte costeira.
  • A PRAIA REFORMADA

    A PRAIA REFORMADA
    Em 1994, calçadão a beira mar já fazia parte do novo cenário de Iracema juntamente com a construção do Largo Luiz Assunção, reforma da Ponte dos Ingleses e a reconstrução do Restaurante Estoril, que havia desmoronado em 1994. Como consequência de requalificação aconteceu uma supervalorização dos imóveis e aumento dos alugueis, produtos e serviços ofertados.