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O matemático inglês William Oughtred desenvolve a primeira régua de cálculo.
Este foi o ponto inicial para se chegar à informática, porém foi um processo demorado, sendo conquistado por pequenas descobertas. -
O matemático e filósofo francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora do mundo baseado em seus algoritmos.
Foi construída com o objetivo de ajudar o pai de Pascal que era coletor de impostos, a realizar cálculos com mais rapidez e confiabilidade. O ponto de partida para o início da informática atual. -
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Máquina analítica de Babbage e Ada Lovelace.
foi projetado uma máquina analítica que utilizava somente partes mecânicas para realizar diversas tarefas programáveis, infelizmente o projeto não saiu do papel naquela década. -
O matemático inglês George Boole cria o primeiro sistema binário.
Possibilitou a criação de processadores, que trabalhavam interpretando a sequência de 0 e 1 e a transformando em alguma informação. -
Period: to
O norte-americano Herman Hollerith cria um processador de dados eletromecânico. O sistema usava cartões perfurados para inserir dados.
Hollerith e o engenheiro mecânico francês Joseph-Marie Jacquard desenvolveram cartões perfurados, esses cartões guardavam informações e comandos nas máquinas, posteriormente essa tecnologia foi aprimorada e pioneira da memória utilizada nos computadores modernos. -
Nos Estados Unidos, o engenheiro eletricista Vannevar Bush desenvolve um computador usando válvulas de rádio
Ainda não executava tarefas avançadas, era somente uma simples calculadora analógica. O sistema analógico permitia gerar sequências numéricas infinitas, o que deixava a grande calculadora muito vulnerável a erros, a solução então foi usar a tecnologia de George Boole, o sistema binário.
Com este sistema qualquer valor gerado pelo computador além de 0 e 1 não seria interpretado pela máquina, que posteriormente seria descartado. -
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Konrad Zuse inventa o computador e Howard Aiken aperfeiçoa o computador.
Konrad Zuse inventa um computador que funciona graças a retransmissões eletromecânicas: o Z3. Este computador é o primeiro a utilizar o binário em vez do decimal.
Em 1937, Howard Aiken aperfeiçoa um computador programável, permitindo calcular 5 vezes mais depressa do que o homem : Mark I.
Em 1947, o Mark II é construído e as suas engrenagens são substituídas por componentes eletrônicos. -
Os engenheiros norte-americanos John William Mauchly e John Presper Eckart Jr desenvolvem o Eniac, o primeiro computador eletrônico.
O Eniac foi desenvolvido para servir aos interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial. Serviu para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atômica. -
Programação nas universidades de ensino militar.
A IBM estabeleceu o modelo 650 como seu primeiro computador produzido em larga escala, este modelo foi muito popular nas universidades, onde uma geração de alunos aprenderam pela primeira vez a programação. -
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Transistor á silício.
A empresa Texas Instruments cria o primeiro transistor utilizando silício, por ser um material semicondutor muito abundante. Logo após 2 anos, o centro de pesquisas MIT cria o primeiro computador utilizando transistores, a partir daí surge a técnica de criação de placas de circuíto impresso, as famosas PCIs, porém não no mesmo tamanho que temos hoje, eram elas muito maiores. -
Armazenamento em Disco Rígido.
O disco magnético que antes dele eram utilizadas fitas magnéticas, o que atrapalhava na gravação de dados, pois poucos dados podiam resultar grandes rolos de fitas. O computador foi baseado na nova tecnologia do disco rígido sendo o primeiro do mundo. O RAMAC permitiu acesso aleatório em tempo real a grandes quantidades de dados, ao contrário da fita magnética ou cartões perfurados. -
Computador como tecnologia educacional.
O surgimento dos minicomputadores possibilitou pela primeira vez o uso de computadores no universo educacional. As TIC´s desses projetos poderiam ser perfeitamente atendidas pela oferta existente dos minicomputadores na forma de máquinas que ensinavam. A CAI (ou instrução auxiliada por computador) foi um desses projetos didáticos propostos, para uso com os minicomputadores tendo como base o tripé: estímulo-resposta, objetivos educacionais e avaliação formativa. -
Projeto da NUTES/UFRJ usando o modelo CAI.
Um projeto com tecnologia educacional nos moldes CAI voltado para o ensino da disciplina de química na área de saúde. -
Software CAI.
A CAI (Computer Aided Instruction) desenvolve um software implementado na linguagem basic, para o ensino de fundamentos de programação básica. Esse software foi utilizado por todos os alunos do Curso de Mestrado, via teletipo, ligado ao computador PDP 10 da Unicamp. -
"Introdução de Computadores no Ensino do 2° Grau".
Documento produzido e financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino (PREMEN/MEC) e, nesse mesmo ano, aconteceu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao país, os quais lançaram as primeiras sementes das idéias do Logo. -
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Sistema Operacional Windows e POO.
Os sistemas operacionais Windows aliados à já existente programação orientada a objeto (POO), geraram consequências práticas imediatas, fazendo com que em pouco tempo a tendência de desinteresse se invertesse e os computadores passassem a serem usados em casa e em vários setores profissionais, dando início ao quadro de total aderência que se constata hoje. Os microcomputadores IBM PC passaram a ser equipados com o sistema operacional Windows da Microsoft. -
Period: to
Explosão de Demanda
Os pais de alunos passaram a pressionar as escolas para que seus filhos tivessem aulas com o computador, levando algumas escolas particulares, por falta de opção, a aceitarem algumas soluções de informática educativa de qualidade duvidosa, porém esta foi uma fase de curta duração, porque logo houve a disponibilização de ferramentas para que usuários não especialistas em TI, tais como professores e alunos – pudessem ser os autores de seus próprios programas de ensino-aprendizagem por computador. -
Implantação do Programa de Informática na Educação.
No Brasil se inicia com o primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados respectivamente na Universidade de Brasília. -
CAL
A informática na educação, como uma área de conhecimento efetivamente reconhecida e internalizada na prática escolar como uma tecnologia educacional com potencial reconhecido para auxiliar a construção do conhecimento. -
Web
Os serviços comerciais mais comuns foram o correio eletrônico e a publicação de páginas eletrônicas (HTTP – hypertext Transfer Protocol) usando a linguagem HTML (hipertext Markup Language) contendo hipertextos, imagens, ponteiros que fazem a ligação com outras páginas, e formulários que permitem a troca de informações entre os usuários finais e o autor da página. O serviço FTP (File Transfer Protocol) para transferência de arquivos Uploading/Downloading) também tem sido bastante utilizado. -
EAD
A combinação duas inovações foi explosiva para a área de informática na educação, pois logo se vislumbrou a possibilidade de usar a rede Web na modalidade de ensino (e educação) a distância (EAD), uma prática já bastante difundida no Brasil desde os anos 50, mas que caíra em desuso justamente por falta de uma tecnologia TIC que a tornasse menos trabalhosa. -
Marc Prensky
Denominou os jovens alunos nascidos em coortes posteriores a 1980 de nativos digitais e, seus professores, não tão jovens assim, de imigrantes digitais. -
Web 2.0
Representa um novo conjunto de mudanças paradigmáticas na área de desenvolvimento de páginas web via a linguagem com marcação de “TAGS” que tornam, não só a linguagem padrão (HTML) uma linguagem muito mais leve e rica em recursos dinâmicos com a introdução de novas marcações, como também abre a possibilidade do uso de outras linguagens marcadas com “TAGS personalizadas”, que não constam do dicionário padrão HTML. -
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
As plataformas EAD também sofreram uma evolução. Para gerenciar a primeira geração com características CAI foram desenvolvidas no país diversas plataformas de ensino a distância genericamente identificadas pela sigla AVA. Já criadas sob influência do paradigma tecnológico da Web 2.0, são ambientes de ensino-aprendizagem, que possuem ferramentas que atendam os interesses e necessidades imediatas de um grupo, sendo acessados em dispositivos eletrônicos de qualquer lugar e em qualquer tempo. -
Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
Estabelece o decreto n° 6.300 que praticamente procura reafirmar os objetivos e aperfeiçoar (tornando-a mais integrada) a dinâmica da parceria institucional União, Estados e Municípios.