Ant action standing ant bridge unity team 45334 87

História da Dinâmica de Grupo no Mundo e Brasil

  • Raízes (Precursores: Sociologia e Psicologia)

    Abordagem sociológica:
    - Charles Fourier (1772-1837)
    - Comte (1798-1875)
    - Herbert Spencer (1820 - 1903)
    - Ferdinand Toennies (1855-1936)
    - Emile Durkheim (1858 - das 1917)
    - G. Simmel (1858-1918)
    - V. Pareto (1848-1923)
    Abordagem Psicosocial:
    - F. Tarde (1843-1904)
    - C. Cooley (1869-1929)
    - J. Dewey (1859-1952)
    - G. H. Mead
    A psicologia das massas
    - G. Le Bon (1895)
    - W.Mc Dougall
  • Nascimento Kurt Levin

    Nascimento Kurt Levin
    Nasceu na Polônia. Na Alemanha, estudou em Freiburg, Munique e Berlim, onde se doutorou em 1914, quando foi para a Primeira Guerra Mundial como oficial do Exército alemão trabalhando no Instituto Psicanalítico de Berlim. Foi para os Estados Unidos em 1933, onde se refugiou antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pois era judeu. Não voltou mais para a Alemanha. Trabalhou nas universidades de Cornell, Stanford e Iowa.
  • Grande Depressão

    Grande Depressão
    A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi a maior crise financeira da história dos Estados Unidos, que teve início em 1929 e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    Foi um movimento de revolta armada que tirou do poder, através de um golpe de estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da república. A revolução de 1930 é um assunto que sempre está presente nos vestibulares, então, é importante se atentar aos fatos que antecederam essa revolução, como se deu, e quais as consequências para o futuro do país.
  • Period: to

    Brasil - Era Getúlio Vargas

    Governo caracterizado pelo nacionalismo e o populismo, Vargas instaurou doutrina econômica de interferência estatal sobre a economia.
    Além disso, estabeleceu mecanismos sociais com a Consolidação das Leis do Trabalho, onde garantia uma série de direitos trabalhistas como o seguro-desemprego e férias pagas aos trabalhadores urbanos.
    Em 1938, Vargas criou o IBGE, a CSN em 1940, a Vale do Rio Doce, em 1942 e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco em 1945
  • Kurt Lewin popularizou a Dinâmica de Grupo como um campo identificável de pesquisa.

    Kurt Lewin popularizou a Dinâmica de Grupo como um campo identificável de pesquisa.
    A dinâmica de grupo apareceu, como um campo identificável de pesquisa, nos Estados Unidos, no fim da década de 30. Sua origem como especialidade separada está ligada, sobretudo, a Kurt Lewin que popularizou a expressão dinâmica de grupo, fez significativas contribuições tanto à pesquisa quanto à teoria e, em 1945, estabeleceu a primeira organização dedicada especificamente à pesquisa nesse campo.
  • ANOS 30 - FORÇAS PROPULSORAS

    A observação controlada da interação social para a obtenção de dados objetivos e quantitativos sobre o comportamento de crianças em seu ambiente natural.
    Aperfeiçoamento das técnicas de observação com processos experimentais para obter avaliações quantitativas dos resultado sobre a interações nos grupos.
    Sociometria na provisão de uma técnica útil de pesquisa revelando aspectos como: posição social, padrões de amizade, formação de subgrupos e estrutura informal
  • ANOS 30 - FORÇAS RESTRITIVAS

    Os métodos de observação disponíveis baseavam-se em descrições (dados científicos) que dependiam diretamente da capacidade e da sensibilidade do observador, assim como de suas interpretações prediletas.
  • Period: to

    2ª Guerra Mundial

  • ANOS 40 - FORÇAS PROPULSORAS

    Atração ao trabalho nos EUA e futuro da democracia; Medo das ditaduras; Lewin, French e Marrow técnicas como meios para aperfeiçoar produção industrial; Margaret Mead interessou Lewin na realização de experimentos coletivos; Investimento maior pós 2ª Guerra; Inst. Pesquisa Naval provendo capitais para pesquisa; Estudos (Lewin) impactaram ciências sociais e profissões, unindo cientistas; Pesquisas como meio de melhorar os métodos democráticos; Cidadãos buscando respostas para problemas
  • ANOS 40 - FORÇAS RESTRITIVAS

    Ineditismo e "isolamento" desses pensadores pelo radicalismo dos conceitos e métodos.
  • Visão Pós Guerra sobre Estudos Empíricos em Dinâmica de Grupo

    A dinâmica de grupo refere-se a um tipo de ideologia política, interessada nas formas de organização e direção dos grupos, acentuando a liderança democrática.
    Conjunto de técnicas como o desempenho de papéis, discussões, observação e "feedback" de processos coletivos, empregadas nas duas últimas décadas em programas de treinamento de habilidades em relações humanas e em conferências e comissões.
    Campo de pesquisa dedicado a obter conhecimento a respeito da natureza dos grupos.
  • SISTEMA S - SENAI e SENAC

    SISTEMA S - SENAI e SENAC
    42 a 46 - Decreto de Getúlio Vargas determina que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) crie o Senai, como parte do avanço da industrialização do país, visando qualificar a mão de obra operária; em 1946 decreto presidencial atribui à Confederação Nacional do Comércio (CNC) a função de organizar e administrar escolas de aprendizagem comercial, o Senac.
  • RCGD - Research Center for Group Dynamics no MIT

    RCGD - Research Center for Group Dynamics no MIT
    Lewin funda o RCGD - Research Center for Group Dynamics no MIT - foco no estudo científico dos processos que influenciam os indivíduos em situações de grupo, e o centro inicialmente focou na produtividade do grupo; comunicação; percepção social; relações intergrupais; associação ao grupo; liderança e melhoria do funcionamento dos grupos (T-groups).
  • Sistema S - SESC e SESI

    Sistema S - SESC e SESI
    1946 – cabe à CNI criar o Sesi, visando “o bem-estar social dos trabalhadores na indústria e nas atividades assemelhadas, concorrendo para a melhoria do padrão geral de vida no país, e, bem assim, para o aperfeiçoamento moral e cívico e o desenvolvimento do espírito de solidariedade entre as classes"; e à CNC criar o Sesc, visando "o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias, e, também, para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade".
  • Period: to

    Guerra Fria

  • Morte de Kurt Lewin

    Após dois anos da fundação do RCGD - Research Center for Group Dynamics com sede no Massachusetts Institute of Technology Lewin morreu subitamente de um ataque do coração em fevereiro de 1947.
  • Nascimento T-Group

    Nascimento T-Group
    O primeiro grupo, intitulado T-Group (Grupos de Treinamento) foi realizado em Bethel-Maine no ano de 1947, após a morte de Kurt Lewin. Seus colaboradores continuaram a desenvolver estes grupos no MIT, e, mais tarde, na Universidade de Michigan.
    Os grupos que eram reunidos em Bethel durante o verão ficaram muito conhecidos, tendo gerado a organização dos National Training Laboratories (ou Laboratórios Nacionais de Treinamento), com sede em Washington.
  • RCGD - Research Center for Group Dynamics muda para o MICHIGAN

    RCGD - Research Center for Group Dynamics muda para o MICHIGAN
    Com a morte prematura de Lewin em 1947, dificuldades de financiamento para o Centro ocorreram no MIT.
    Os colegas de Lewin, que incluíam Dorwin Cartwright, Leon Festinger, John RP French Jr., Ronald Lippit e Alvin Zander, decidiram mudar o Centro para Michigan, que já era conhecido por seus fortes recursos nas ciências sociais.
    Assim, o Centro de Pesquisa para Dinâmica de Grupo se mudou para Michigan em 1948, com Dorwin Cartwright como o primeiro diretor aqui.
  • Pierre Weil e a Origem das Experiências Brasileiras

    Pierre Weil e a Origem das Experiências Brasileiras
    Educador e psicólogo francês. Veio p/ BR em 48 a convite de Léon Walther p/ treinar equipes do Senac RJ. De 49-58 foi Chefe de T&D do Senac e atuou no Instituto Pestalozzi. Em 58 mudou-se p/ BH onde foi chefe de T&D do Banco Real e professor da UFMG. Na Década de 70 fundou a SINTESE - Instituto da Síntese Humana, entidade para estudos do comportamento humano e efeitos da LayaYoga. Mudou-se p/ Brasília em 87, tornando-se Presidente da Fund. Cidade da Paz e Reitor da UNIPAZ.
  • ANOS 50 - FORÇAS PROPULSORAS

    Agências governamentais começaram a prover ajuda financeira para pesquisa de grupos: o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, o Instituto Nacional para Saúde Mental, partes do Departamento de Defesa, e (mais tarde) a Fundação de Ciência Nacional. Além disso, não era difícil obter concessões para projetos promissores, de fundações privadas e firmas industriais
  • ANOS 50 - FORÇAS RESTRITIVAS

    Laboratório de treinamento não era satisfatório para administrar pesquisa básica, a coleta de dados interferia nas atividades pedagógicas e controles experimentais adequados, raramente poderiam ser desenvolvidos em grupo de treinamento.
    Críticos surgiram entre psicólogos e profissionais de saúde mental, acreditando que as os experimentos geravam tensão e tinham pouca evidência na mobilização efeitos favoráveis nos participantes. Foco mais no indivíduo e seus sentimentos dentro do grupo
  • Criação EBAP - FGV

    Criação EBAP - FGV
    Criada a Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EBAP/FGV) no RJ, como a 1a escola de administração pública do Brasil e da América Latina. A EBAP surgiu por meio de uma parceria entre a FGV e as Organizações das Nações Unidas (ONU) para atender a demanda por profissionais qualificados na área pública no país. Em 2002, a EBAP passou a se chamar Escola Brasileira Administração Pública e de Empresas (EBAPE), confirmando também atuação no setor privado
  • Period: to

    Guerra do Vietnã

  • ANOS 60 - FORÇAS RESTRITIVAS

    Fim do ineditismo; Gerard e Miller publicam que estudos traziam conclusões familiares; Pesquisa em grupos é mais difícil que em indivíduos: custos, desenho, medida e análises; Escassez de Capitais; Resultados podem ser fracos e de difícil convencimento; Conceitos desajeitados para usar, austeros para atrair e complicados para testar; Foco em estudar as situações de grupo que provocam mudanças sob condições fora do grupo; Resultados enfatizando efeitos ruins de grupos nos seus membros
  • Anos 60 - Conferências e crescimento de exposição de trabalhos sendo realizados

    Anos 60 - Conferências e crescimento de exposição de trabalhos sendo realizados
  • 1ª Conferência Nacional de Administração Publica no RJ

    1ª Conferência Nacional de Administração Publica no RJ
    Foco em apresentar Novos Métodos de Ensino e Treinamento. Foram apresentados experiências do Laboratório de Sensibilidade Social desenvolvidas em RS, RJ e Brasília por Edela Pereira de Sousa, Fela Moscovici e João Eurico Matta
  • Period: to

    Brasil - Ditadura Militar

  • Laboratório de Sensibilidade RJ/FGV

    Laboratório de Sensibilidade RJ/FGV
    Fela Moscovici, publica nos Cadernos de Administração Pública a monografia “Laboratório de Sensibilidade, Um estudo exploratório.” A monografia, desenvolvida com recursos doados pela Fundação Ford, “é pesquisa aplicada e se refere a método de aprendizagem especificamente adequado ao aperfeiçoamento de dirigentes. É portanto, da maior atualidade e interesse.” À época, o governo militar discutia a segunda grande reforma administrativa – regulamentada pelo Decreto Lei 200 de 1967
  • Fela Moscovici - Influenciadora dos Estudos de Dinâmica dos Grupos

    Fela Moscovici - Influenciadora dos Estudos de Dinâmica dos Grupos
    Fela Moscovici era mestre em psicologia social pela Universidade de Chicago (EUA) e especialista em consultoria organizacional no NTL – Institute of Applied Behavioral Science (EUA). Foi uma das fundadoras do SBDG, professora de cursos de graduação e pós-graduação da Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap) e do Centro de Pós-Graduação de Psicologia Aplicada (CPGPA) da Fundação Getulio Vargas (FGV), e participou de diversos Laboratórios de Sensibilidade Social.
  • Bradford e outros publicam T-Group Theory and Laboratory Method – Inovation in Re-Education

    Bradford e outros publicam T-Group Theory and Laboratory Method – Inovation in Re-Education
  • ANOS 70 - FORÇAS PROPULSORAS

    Finalmente, o uso dos grupos para ajudar o "crescimento" pessoal de indivíduos se tornou grande negócio durante os anos setenta e provêm um serviço rápido para pessoas ansiosas que esperavam, durante os anos setenta, comprar conforto sem investir em terapia. (3)
  • Anos 70 - Psicologia Organizacional RS

    Anos 70 - Psicologia Organizacional RS
    Doralício Siqueira Filho (Psicólogo - PUC RS) deu início a uma série de eventos em Psicologia Organizacional /Trabalho. Entre 73 e 90, Siqueira foi professor de Psic. Organizacional/Trabalho da UFRGS e fundou a Racional Consultoria, focada em cursos e eventos na área de Psicologia Organizacional/ Trabalho. O 1º ERPO ocorreu em 10/1976 e o 3º Encontro trouxe Felá Moscovici que exerceu forte influência na continuidade desses eventos.
  • ANOS 70 - FORÇAS RESTRITIVAS

    “É evidente que o Grupo T não conseguiu superar sua associação com todos os movimentos de livre expressão do período. Como observou Saranson, os objetivos dos pioneiros originais do Grupo T eram nobres, e os procedimentos para aumentar a abertura fizeram com que o Grupo T tivesse seu lugar. No entanto, de acordo com Saranson (1972), ‘seu atual modismo resultará, sem dúvida, em seu descrédito e obscurecerá os méritos que eles têm’. A história mostrou que Saranson estava certo.
  • 1º ERPO - Encontro Regional de Psicologia Organizacional.

    1º ERPO - Encontro Regional de Psicologia Organizacional.
    1976 - 1º Encontro Regional de Psicologia Organizacional. Doralício Siqueira Filho - professor de Psicologia Organizacional e do Trabalho na UFRGS - inicia uma série de eventos nesta área nos anos 70, organizados pela Racional Consultoria e Planejamento de Pessoal, fundada por ele. O Terceiro Encontro contou com apresentação de Fela Moscovici sobre Dinâmica de Grupo, e teria como um dos desdobramentos a fundação da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo, com sede em Porto Alegre.
  • 1º Grupo de Formação de Coordenadores em Dinâmica Interpessoal.

    1º Grupo de Formação de Coordenadores em Dinâmica Interpessoal.
    Constituição do 1º Grupo de Formação de Coordenadores em Dinâmica Interpessoal, com participantes oriundos do 1º ERPO.
    O inicio foi no ano de 1977 e contou com a participação de 18 integrantes e coordenação de Fela Moscovici.
  • Formação do 1º Grupo de Coordenadores em Dinâmica Interpessoal - POA/RS

    Formação do 1º Grupo de Coordenadores em Dinâmica Interpessoal - POA/RS
  • 1º ENAP – Encontro Nacional de Administradores e Psicólogos e 1.ª vez em nosso País de laboratórios vivenciais em um congresso de Recursos Humanos

    1º ENAP – Encontro Nacional de Administradores e Psicólogos e 1.ª vez em nosso País de laboratórios vivenciais em um congresso de Recursos Humanos
    Promovido pela Racional, foram concedidas as 1.ªs certificações de especialistas a Doralício Siqueira Filho, Emiliana S Cardoso, Maria Helena Schuck e Paulo Helriguel.
    Também destacou-se nesse evento a coordenação pela 1.ª vez em nosso País de laboratórios vivenciais em um congresso de Recursos Humanos, com a coordenação de especialistas formados por Fela Moscovici.
    Em 1982 Fela Moscovici, inicia o 2.º grupo de formação na região sul, com sede em Curitiba.
  • Nasce GERS – Grupo de Estudos Regional Sul, de Dinâmica de Grupo, Psicoterapia e Psicodrama

    Nasce GERS – Grupo de Estudos Regional Sul, de Dinâmica de Grupo, Psicoterapia e Psicodrama
    Criação da Instituição: Reunindo participantes do grupo formado em 1979 e participantes em formação do 2.º e 3.º grupos, respectivamente de Curitiba e Porto Alegre, em 11 de dezembro de 1983, realiza-se a assembleia geral de criação do GERS – Grupo de Estudos Regional Sul, de Dinâmica de Grupo, Psicoterapia e Psicodrama, tendo como sede, a Racional Consultoria em Porto Alegre. Fela Moscovici estava presente e foi agraciada com o titulo de sócia honorária
  • Period: to

    Brasil - Diretas Já

    “Diretas Já” foi um movimento popular ocorrido entre os anos de 1983 e 1984 que defendia a aprovação, no Congresso Nacional, da Emenda Constitucional 05/1983, proposta por Dante de Oliveira (PMDB/MS) para a realização de eleições presidenciais diretas em 85. O movimento reuniu diversas lideranças políticas, artistas, intelectuais e realizou diversos comícios em várias capitais brasileiras. Era a primeira vez desde 1968 que a população se mobilizava para ir às ruas fazer manifestação.
  • Afiliação do GERS à SBPDGP- Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama

    Afiliação do GERS à SBPDGP- Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama
  • GERS decidiu pelo desligamento da SBPDGP

    GERS decidiu pelo desligamento da SBPDGP
    Com este fato iniciou-se o movimento para criação de uma instituição específica de Dinâmica de Grupo, com amplitude nacional.
  • Criação da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, entidade que incorporou os estatutos, associados, diretoria e patrimônio do GERS.

    Criação da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, entidade que incorporou os estatutos, associados, diretoria e patrimônio do GERS.
  • Neste ano foi devidamente registrado nos cartórios e entidades específicas os estatutos e consolidados os necessários aspectos buBrasil - Consolidados os tramites burocráticos e a Logomarca da SBDG.

    Neste ano foi devidamente registrado nos cartórios e entidades específicas os estatutos e consolidados os necessários aspectos buBrasil - Consolidados os tramites burocráticos e a Logomarca da SBDG.
    Neste ano foi devidamente registrado nos cartórios e entidades específicas os estatutos e consolidados os necessários aspectos burocráticos da Sociedade, bem como definida a Logomarca da SBDG.
  • Plano Collor

    Plano Collor
  • 25 anos de SBDG

    25 anos de SBDG
  • Inicio Plano Real

    Inicio Plano Real
  • 1º Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal

    1º Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal
  • SBDG - Mudança no nome para Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, visando enfatizar seu diferenciado foco em processos grupais e não somente em técnicas

    SBDG - Mudança no nome para Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, visando enfatizar seu diferenciado foco em processos grupais e não somente em técnicas
  • 1º Congresso Latino Americano de Dinâmica dos Grupos

    1º Congresso Latino Americano de Dinâmica dos Grupos
    SBDG realizou Iº Congresso Latino Americano de Dinâmica dos Grupos e o IIº Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal.
    Foi criado o Premio Kurt Levin, nas categorias de associados, empresas, instituições e ONGs. Visava premiar trabalhos que apresentassem real contribuição a dinâmica dos grupos. Esta premiação foi entregue durante a realização destes Congressos, a Fela Moscovici, 1ª e única laureada.
  • Overview T-Group (1963 a 2001)

    Overview T-Group (1963 a 2001)
    Balanço 2020: “O Grupo T teve uma influência mais sutil nas técnicas modernas de desenvolvimento de liderança. As 1ª abordagens de Team Building não eram nada mais do que Grupos T com foco relacionado ao trabalho. Também é popular hoje em dia usar técnicas de feedback "360º" para desenvolvimento. A noção básica por trás é que os gestores desenvolverão insight sobre seu próprio comportamento e como isso impacta os outros. Este é o princípio que guiou o desenvolvimento do Grupo T.”
  • Pandemia Global COVID-19

    O primeiro caso da pandemia pelo novo coronavírus, SARS-CoV2, foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31/12/2019.
    Em 02/2020, a transmissão da Covid-19, nome dado à doença causada pelo SARS-CoV2, no Irã e na Itália chamaram a atenção pelo crescimento rápido de novos casos e mortes.
    Em 03/2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia. Poucos dias depois, foi confirmada a primeira morte no Brasil, em São Paulo.