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Surginmento do Memex
A primeira descrição formal da ideia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, "As We May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex". O artigo de Novembro de 1945 da revista Life que mostrava as primeiras ilustrações de como a mesa do Memex podia ser, mostrava também ilustrações de uma câmera montada sobre a cabeça, que o cientista podia usar enquanto fazia experiências, e de uma máquina de escrever capaz de reconhecimento de voz e leitura de tex -
ENIAC
Eletronic NumericIntegrator and Calculator – projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert e construído na Universidade da Pensilvânia, extremamente pesado e cujo funcionamento dependia de uma grande quantidade de cabos telefônicos. -
Groupware
Em 1950 surge as conexões associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes, os grafos dinâmicos para representar estruturas conceituais e programas para comunicação e trabalho. -
Conceito de Hipermídia
Do dicionário: Sistema de registro e exibição de informações informatizadas por meio de computador, que permite acesso a determinados documentos (com textos, imagens estáticas ou em movimento, sons, softwares etc.) a partir de links que acionam outros documentos e assim sucessivamente. -
Criação do NLS
Na década de 1960 o inventor estadunidense Douglas Engelbart desenvolveu e apresentou o primeiro sistema computacional colaborativo, chamado de NLS (o oNLine System). O NLS foi o primeiro sistema a empregar o uso prático do hipertexto: links, o mouse (inventado pelo próprio Engelbart em associação a Bill English), GUI e informações organizadas por relevância fizeram parte do sistema. Suas demonstrações ficaram conhecidas como The mother of all Demos, ou A mãe de todas as demonstrações. -
Criação dos termos por Theodor (Ted) Nelson
Ambos os termos "hipertexto" e "hipermídia" foram cunhados pelo pesquisador norte-americano Theodor Nelson no início da década de 1960 e por ele publicados em 1965.
Alguns aspectos de suas idéias visionárias podem ser relacionadas com o desenvolvimento do protocolo WWW, criado por Tim Berners-Lee. A Web deve muito de sua inspiração ao Xanadu, mesmo não seguindo os preceitos de Nelson. -
Publicação do livro Computer Lib/Dream Machines
Nelson escreve apaixonadamente sobre a necessidade de as pessoas entenderem os computadores profundamente, mais profundamente do que geralmente é promovido como conhecimentos de informática, o que ele considera um tipo superficial de familiaridade com determinado hardware e software. -
Visita de Steve Jobs aos laboratórios da Xerox
Visita de Steve Jobs aos laboratórios da Xerox e retomada do desenvolvimento do Lisa e do Macintosh. -
A Xerox desenvolveu o Star
A Xerox desenvolveu o Star, primeira estação de trabalho a utilizar tecnologias que hoje fazem parte dos computadores pessoais. -
Steve Jobs e a Apple apresetaram o Macintosh 128k
Steve Jobs e a Apple apresetaram o Macintosh 128k, a primeira máquina construída totalmente em torno da interface gráfica. -
A Apple desenvolveu o Hypercard
A Apple desenvolveu o primeiro aplicativo bem sucedido baseado em hipermídia, o Hypercard, que combinava banco de dados com interface gráfica.
Com o sucesso do Hypercard, a hipermídia amadureceu e resultou na criação do WWW (World Wide Web) idealizada por Tim Berners Lee ainda em 1980. -
Criação da World Wide Web
Em 1989 o engenheiro de sistemas inglês, Tim Berners-Lee concebeu a World Wide Web no âmbito do trabalho de apoio aos sistemas de documentação e colaboração entre investigadores e cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear – CERN – com base na Suíça. (AQUINO, 2004). O conceito de hipermídia expandiu-se após a criação da WWW e Berners Lee realizou o sonho de Ted Nelson, de interligar documentos textuais e visuais em sistemas informacionais. -
WWW liberada para todos
Em 1993 a WWW passou a ser livre para todos e houve uma grande virada a seu favor, principalmente com a introdução do navegador gráfico Mosaic desenvolvido por universitários. -
Surgimento da Web 2.0
Web 2.0 é um termo popularizado a partir de 2004 pela empresa americana O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais, blogs e Tecnologia da Informação. -
Desenvolvimento de Aplicações
O desenvolvimento das aplicações em hipermídia deve muito aos pesquisadores e desbravadores dessa tecnologia. É uma área que permite muitas criações e isso seguirá pelas futuras gerações.