Governadores Gerais

  • Mar 29, 1549

    Tomé de Sousa

    Tomé de Sousa
    O primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, administrou o Brasil Colônia entre 1549 e 1553. Desembarcou um grupo que incluía soldados, artesãos, clérigos, demais colonos e exilados, que logo deram início à construção de Salvador, a primeira cidade e capital do Brasil. Estimulou as atividades econômicas do mercantilismo, concentradas na agroexportação açucareira, o governo de Tomé de Sousa estimulou a construção de engenhos na Colônia.
  • 1553

    Duarte da Costa

    Duarte da Costa
    Entre 1553 e 1558, o Brasil Colônia foi governado por Duarte da Costa, que chegou ao território brasileiro em 1553, trazendo consigo cerca de 250 pessoas, entre elas, o jesuíta José de Anchieta. Esse grupo de jesuítas recém-aportados na Colônia fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga, em 1554, na capitania de São Vicente. Ali estava a origem da cidade de São Paulo.
  • 1558

    Mem de Sá

    Mem de Sá
    Mem de Sá foi designado pela Coroa portuguesa para ser o terceiro governador-geral do Brasil Colônia, ficando no cargo por aproximadamente 14 anos, de 1558 a 1572, sendo aquele que por mais tempo ocupou o cargo de administrador colonial. Ele foi marcado pela ampliação das suas atribuiçoes administrativas que visavam conter as ameaças ao domínio territorial português na América, tanto de ordem interna quanto de ordem externa.