Governadores gerais

  • Jan 1, 1549

    Tomé de Sousa

    Tomé de Sousa
    Tomé de Sousa foi o primeiro governador geral do Brasil, chegando no território juntamente com sua comissão na Baía de Todos os Santos em 1549 acelerando o inicio da construção de Salvador, primeira capital e cidade do Brasil. Seu objetivo era estimular as atividades econômicas voltadas ao mercantilismo, voltada na agroexportação açucareira, aumentando a produção de engenhos na Colônia, trazendo as primeiras cabeças de gado a fim de auxiliar a produção açucareira e colonos.
  • Jan 1, 1553

    Duarte da Costa

    Duarte da Costa
    Ficou no poder durante 5 anos, chegando no Brasil em 1553 juntamente de 250 pessoas, entre elas o José de Anchieta, parte dos jesuítas que criaram o colégio de São Paulo de Piratininga, em 1554,originando cidade de São Paulo. Seu governo teve como marca o envio de expedição ao sertão, com a finalidade de encontrar minerais preciosos.travou batalhas com indígenas fato que deixou Duarte em atrito com clérigos. Por conta da invasão francesa descontrolada o governador perdeu seu trono para Mem de Sá
  • Jan 1, 1558

    Mem de Sá

    Mem de Sá
    Mem de Sá, foi o terceiro governador geral do Brasil quando ainda colônia, ocupando o cargo por 14 anos.
    O seu governo teve como marca o estimulo de expedições e entradas para o interior do território, com o objetivo de encontrar metais preciosos, além de determinar a criação de mais engenhos e o aumento do fluxo de escravizados da África para sustentar a necessidade de obra nos engenhos coloniais. Enfrentou ameaças indigenas contra a colonização portuguesa, alem de ameaças externas, da França.