Gottfried Wilhelm Leibniz

  • Nascimento

    Nascimento
    O grande gênio universal do século XVII e rival de Newton na invenção do cálculo, nasceu em Leipzig, Alemanha no dia
    1 de julho de 1646.
  • Início da carreira acadêmica

    Início da carreira acadêmica
    Aos 12 anos de idade já dominava todo o conhecimento corrente de matemática, filosofia, teologia e leis publicado pelos textos da época. Por essa época, ainda menino, começou a desenvolver as primeiras ideias de sua "characteristica generalis", concepção que envolvia uma matemática universal, algo que posteriormente iria irromper na lógica simbólica de George Boole (1815-1864) e na grande obra de Whitehead e Russel.
  • Universidade de Leipzig lhe nega título de doutor em leis

    Universidade de Leipzig lhe nega título de doutor em leis
    Aos 20 anos candidatou-se ao título de Doutor em Jurisprudência na Universidade de Leipzig, mas tal título foi negado devido à sua tenra idade. Leibniz, então, buscou o título na Universidade de Altdorf, alcançando o grau de doutor com a tese De casibus perplexis. Lá, os docentes não deram-lhe apenas o grau, mas também a proposta de assumir a cátedra de Direito da Universidade, o qual Leibniz rejeita.
  • Missão diplomática na França

    Missão diplomática na França
    Mesmo não tendo sucesso em sua missão diplomática e com o falecimento do barão em 1672, sua estadia na França foi frutífera, pois conheceu inúmeros intelectuais contemporâneos: Arnauld, o representante do jansenismo, Nicolas Malebranche, um famoso filósofo francês, e o físico holandês Christiaan Huygens. Este último, que na ocasião residia lá, o jovem diplomata convenceu o cientista a dar-lhe aulas de matemática.
  • Missão política em Londres

    Missão política em Londres
    Enviado em missão política a Londres, onde travou relações de amizade com Oldenburg e outros e teve a ocasião de exibir à Royal Society uma máquina de calcular que inventara. Antes de deixar Paris e assumir o rendoso posto de bibliotecário e conselheiro do eleitor de Hanover, Leibniz já havia descoberto o teorema fundamental do cálculo, desenvolvido grande parte de sua notação para o assunto e estabelecido muitas das fórmulas elementares de diferenciação.
  • Invenção do cálculo

    Invenção do cálculo
    Leibniz inventou o seu cálculo entre 1673 e 1676. Usou pela primeira vez o símbolo de integral, um S alongado, derivado da primeira letra da palavra latina summa (soma) em 29 de outubro de 1675. O objetivo era indicar uma soma de indivisíveis. Algumas semanas depois ele já escrevia os símbolos de integrais. Seu primeiro artigo sobre o cálculo diferencial só apareceu em 1684.
  • Teorema fundamental do cálculo

    Teorema fundamental do cálculo
  • Teorema fundamental do cálculo

    Teorema fundamental do cálculo
    Se f for contínua em [a,b], então:
  • Entra para a corte de Hanover como diplomata

    Entra para a corte de Hanover como diplomata
    Sua indicação para o serviço público de Hanover proporcionou-lhe tempo de lazer para se dedicar seus estudos prediletos e, em consequência escrever uma montanha de artigo sobre toda espécie de assunto. Foi um linguista de escol, tendo ganho fama por sua erudição em sânscrito, e seus trabalhos de filosofia guindaram-no a uma posição de destaque nesse campo. Empreendeu vários grandes projetos que redundaram em nada, como o de reunir as igrejas católicas e protestantes.
  • Fundação da revista Acta eruditorum

    Fundação da revista Acta eruditorum
    Ele e o Otto Mencke fundaram uma revista chamada Acta eruditorum da qual se tornou o editor-chefe. Muitos de seus artigos matemáticos, em grande parte escritos no período de 1682 a 1692, apareceram nessa revista. A Acta eruditorum alcançou grande circulação na Europa Continental.
  • Criação da academia de ciências de Berlim

    Criação da academia de ciências de Berlim
    Em 1700 Leibniz criou a Academia de ciências de Berlim e posteriormente se empenhou em criar academias semelhantes em Desdren, Viena e São Petesburgo.
  • Polêmica sobre a invenção do cálculo

    Polêmica sobre a invenção do cálculo
    Os últimos sete anos da vida de Leibniz foram amargurados pela polêmica, fomentada por outros, com Newton, a respeito da primazia da criação do cálculo. Em 1714 seu empregador tornou-se o primeiro rei alemão da Inglaterra, o que lhe acarretou a marginalização em Hanover.
  • Falecimento

    Falecimento
    Conta-se que quando faleceu, em 14 de novembro de 1716, apenas seu fiel secretário compareceu ao funeral.