Jp520 676x451

Feitorias Portuguesas

  • 1448

    Feitoria de Arguim

    Feitoria de Arguim
    A primeira feitoria fundada pelos portugueses, foi a Feitoria de Arguim em 1448,com o objetivo de atrair rotas próximas percorridas por mercadores, e também com a tentativa de monopolizar a atividade comercial desta zona. Nesta feitoria, trocavam-se ouro e escravos, por tecidos, cavalos e trigo.
  • 1461

    Feitoria da Mina

    Feitoria da Mina
    Conhecida também por Castelo de São Jorge da Mina, a feitoria da Mina sucedeu à feitoria de Arguim. A principal função desta feitoria era garantir a soberania e o comércio de Portugal no Golfo da Guiné, pois esta era a principal fonte de rendimento/riqueza do país.
  • 1502

    Feitoria de Cananor

    Feitoria de Cananor
    Em 1502 foi criada uma feitoria em Cananor, cujo seu feitor era Gonçalo Gil Barbosa. Os principais exportados desta feitoria eram: gengibre, cardamomo e os importados eram cavalos para os exércitos do Império de Vijayanagar.
  • 1504

    Feitoria de Guanabara

    Feitoria de Guanabara
    A feitoria de Guanabara foi construída numa expedição ao Brasil, entre 1503 e 1504, comandada por Gonçalo Coelho. Acredita-se que esta feitoria era maioritariamente constituída por Pau-Brasil, o primeiro item explorado pelos portugueses no Brasil.
  • 1504

    Feitoria de Fernando de Noronha

    Feitoria de Fernando de Noronha
    Esta feitoria foi a primeira feitoria portuguesa no Brasil e foi doada pelo Rei D. Manuel I ao explorador Fernão de Loronha em 1504, tornando-se também, a primeira capitania hereditária Brasileira.
  • 1522

    Feitoria de Ternate

    Feitoria de Ternate
    Instalada por António de Miranda de Azevedo, esta feitoria localizava-se na Ilha de Ternate, na atual Indonésia, foi criada para apoiar o comércio de especiarias do arquipélago, e foi o principal entreposto comercial português no Oceano Pacifico do séc. XVI. Esta feitoria assegurava o controle de fluxo do Cravo e também de outras especiarias.
  • 1549

    Feitoria de Flandres

    Feitoria de Flandres
    A feitoria de Flandres, também conhecida por feitoria de Antuérpia, foi introduzida pelos portugueses em Antuérpia com a intenção de administrar o comércio e a distribuição dos produtos vindos do Oriente. Esta feitoria foi uma extensão da Casa da índia e não se sabe ao certo a data da sua fundação mas está entre os anos de 1508 - 1549