Factos Históricos de Soure

  • Oct 25, 1111

    Foral 1111

    Foral 1111
    Criado por D.Henrique e D.Teresa.Era um documento muito importante onde estavam escritos os direitos e os deveres dos habitantes, com o objetivo de povoar e desenvolver o concelho.
    É uma fonte inconsciente, secundária e escrita.
  • Aug 25, 1490

    Igreja de São Tiago de Soure

    Igreja de São Tiago de Soure
    Mandada construir por D.Manuel, tem um lugar importante na história, é uma construção gótica final. É um local muito religioso onde se encontram figuras importantes da história de Soure e da Biblia.
    É um facto história primária, não-escrita e inconsciente.
  • Oct 21, 1513

    500 Anos - Foral Manuelino de Soure

    500 Anos - Foral Manuelino de Soure
    Criado por D. Manuel I, no século XVI. O Foral Manuelino de Soure serve para ilustrar e compreender um processo maior, envolvendo praticamente todo o país e condicionou a economia e a vida das populações até ao século XIX.
    É um factor histórico secundário, escrito e consciente.
  • Biscoitos Tradicionais de Soure

    Biscoitos Tradicionais de Soure
    Terá sido devido a influências conventuais que Soure e Louriçal terão recebido a tradição dos Biscoitos, através das freiras da Ordem do Desagravo, da primeira Regra de Santa Clara.
    É um Factor Histórico não escritos, e inconsciente. http://rubenroque6.blogspot.pt/2013/10/biscoitos-de-azeite-de-soure-receita.html
  • Homenagem aos mortos da Grande Guerra em Soure

    Homenagem aos mortos da Grande Guerra em Soure
    Estátua erguida em homenagem aos mortos na 1ª Guerra Mundial, onde se destaca um soldado a empunhar uma espingarda e, no cimo, uma mulher a segurar uma espada. Encontra-se no centro de uma pequena rotunda, rodeado por um canteiro com flores.
    É um facto histórico não escrito, consciente e primária
  • Câmara Municipal de Soure

    Câmara Municipal de Soure
    Pertenceu na primeira metade dp século XX, ao poeta Santiago Presado que disponibliizou a Câmar Municipal na década de 1940. Na epoca esta não legalizou a oferta. O castelo foi classificado como Monumento Nacional por Decrero em 5 de abril de 1949.
    É uma fonte inconsciente, não-escrita e primária.
  • Análise Codicológico Do Foral Manuelino De Soure

    Análise Codicológico Do Foral Manuelino De Soure
    Análise do Foral Manuelino de Soure
  • Antas

    Antas
    A Anta é igualmente urna construção megalítica formada por pedras colocadas na vertical, formando urna câmara circular, sobre a qual assenta uma laje. As antas serviam para o culto dos mortos. Em Soure houveram antas à cerca de 3 mil anos atrás. É um factor histórico inconsciente, não escrito e primário
  • Machado neolítico

    Machado neolítico
    O machado de pedra polida é considerado uma das evoluções mais importantes da Era Neolítica. Assim que o machado era moldado, outra pedra era usada para afiá-lo bem. Os machados tornaram mais fácil a limpeza do solo, permitindo o desenvolvimento da agricultura. Apareceu em Soure à cerca de 3 mil anos atrás. É um factor histórico não escrito, insconsciente e primário.
  • Castro

    Castro
    Situado no cimo do monte, agora conhecido como Encosta do Sol, foi alvo de diversas sondagens arqueológicas. Os materiais encontrados apontam a cronologia do sítio para a Idade do Ferro. Alguns desses materiais podem ser vistos no Museu Municipal de Soure.