Evolução Windows x Microsoft Office

  • Windows 1

    Windows 1
    O Windows 1 foi construído sobre o MS-DOS e seu funcionamento se apoiava bastante nas entradas inseridas nas linhas de comando do sistema. Apesar disso, a Microsoft já havia colocado suporte ao mouse, incluindo também um jogo para “ensinar” as pessoas a utilizarem esse novo periférico.
  • Windows 2

    Windows 2
    Dois anos depois da estreia no mercado de sistemas operacionais, a Microsoft resolveu fazer o lançamento do Windows 2 em dezembro de 1987. A grande inovação desse software era a possibilidade de as janelas sobreporem umas às outras, funcionalidade que parece piada nos dias de hoje.
  • Windows 3

    Windows 3
    Lançado em 1990, esse foi o primeiro SO da Microsoft a exigir um disco rígido para ser instalado.A grande inovação do Windows 3 diz respeito aos programas do MS-DOS que agora podiam ser executados em uma janela normal, dando bastante flexibilidade aos que não se adaptavam logo de cara com a interface gráfica do software. O suporte a 256 cores e o jogo “Paciência” (Solitaire, em inglês) foram outras novidades importantes dessa versão do SO.
  • Office 1.0

    Office 1.0
    A história do MS Office começa oficialmente a partir de
    19 de Novembro de 1990
    quando o Office for Windows (também chamado MS Office 1.0) foi lançado para uso com o Windows 2.0. Antes do Office 1.0, os elementos básicos do pacote ainda estavam disponíveis como programas separados, mas para MS-DOS. Os principais dispositivos de entrada para pré Windows Microsoft Word eram teclados.
  • Office 1.5

    Office 1.5
    Sua nova atualização trouxe o Excel aprimorado com o word 1.0 e power point 2.0
  • Windows 3.1

    Windows 3.1
    Apesar de os Windows 1 e 2 também terem versões derivadas com um “ponto”, foi o Windows 3.1 que precisou ser separado do 3 por causa de suas atualizações significativas. A principal delas foi a introdução da fonte TrueType.
    O Windows 3.1 exigia 1 MB de memória RAM para ser executado e, depois de instalado, ocupava apenas 15 MB do disco rígido. O jogo “Campo Minado” fez a sua estreia nesta versão do sistema operacional da Microsoft.
  • Office 3.0

    Office 3.0
    Microsoft Office foi lançado este ano 3.0 também chamado Office 92. Nesta versão do pacote, existem quatro (4) software, ou seja, Word 2.0, Excel 2.0, PowerPoint 3.0e Mail 3.0. Nesta versão, a Microsoft começou a lançá-lo usando mídia de CD-ROM.
  • Office 4.0

    Office 4.0
    Houve uma pequena atualização para o Excel entre o Office 3.0 e Office 4.0 e o mesmo foi continuado no Office 4.0.
    Em vez do Excel 4.0a, agora era o Excel 4.0. Versão do PowerPoint foi o mesmo - 3.0. A principal revisão foi o MS Word, que agora tinha uma interface muito rica com foco na formatação.
    Assim, o Office 4.0 era composto dos seguintes: Word 6.0, Excel 4.0 e PowerPoint 3.
  • Office 7.5 ou 1995

    Office 7.5 ou 1995
    A convenção de nomenclatura foi alterada para corresponder aos números de versão de cada software de aplicativo no pacote do Office! Assim, foi o Word 95, Excel 95 e Apresentação 95.
    Observe que cada versão do MS Office também trouxe outros softwares como o Publisher etc. Para este artigo ilustrado, vamos nos ater aos três principais componentes, incluindo outros como bem vai confundir alguns. Mais tarde, falarei sobre o outro software em um rolo de imagem separado.
  • Windows 95

    Windows 95
    Como o nome sugere, esse SO da Microsoft foi lançado no ano de 1995 e trouxe, pela primeira vez, o Menu Iniciar e a Barra de Ferramentas tão familiares para todos nós. O Windows 95 também inaugurou o conceito de “plug and play”, facilitando bastante a vida de quem precisasse utilizar um periférico diferente.
    Foi nesta versão que o Internet Explorer fez a sua estreia, mas chegou apenas em um pacote adicional lançado posteriormente.
  • Office 97

    Office 97
    Houve a introdução do assistente office .
  • Windows 98

    Windows 98
    Lançado em 1998, o Windows 98 foi construído sobre a versão anterior e trouxe uma série de novidades. Entre elas estão o IE 4, o Outlook Express, o Windows Address Book, o Microsoft Chat e o NetShow Play, que posteriormente seria substituído pelo Windows Media Player. O Windows 98 introduziu o recurso de avançar e voltar na navegação, além da barra de endereço no Windows Explorer. O suporte ao padrão USB também foi bastante aprimorado.
  • Office 2000

    Office 2000
    Entre as muitas atualizações as versões anteriores eram elementos de usuário mais suaves e segurança aprimorada
  • Windows ME

    Windows ME
    O Windows Millennium Edition foi a última versão do SO baseada no MS-DOS e considerada por muitos como a pior de todas. Ela foi lançada em 2000 e teve uma variante que foi especialmente desenvolvida para equipar servidores, o Windows 2000.
    O IE 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker fizeram a sua estreia no Millennium Edition.
  • Office XP

    Office XP
    Com o XP, a Microsoft forneceu quase todos os recursos a usuários que trabalham em modo restrito em redes corporativas. Observe o brilho no título da janela herdado dos elementos básicos do Windows XP que continuaram a governar por quase uma década.
  • Windows XP

    Windows XP
    Alguns argumentam que esta seja a melhor versão do sistema operacional da Microsoft. Ela foi lançada em outubro de 2001 e foi a que mais durou no mercado, recebendo suporte até o mês de abril de 2014 — 13 anos após a sua estreia no segmento. As principais novidades foram a repaginada no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo.
  • Office 2003

    Office 2003
    Em caso de O MS Office, no entanto, a versão mais usada é a versão 2003 com muitos recursos de funcionalidade e segurança. Misturado com o Windows XP completamente e apresentou ícones e barras de ferramentas com a mesma aparência que o sistema operacional. Além da aparência, o rico recurso organizado ordenadamente em diferentes guias de menu fez com que os usuários escolhessem anos até serem forçados a atualizar para o Office 2007 e Office 2010.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    Ao contrário do seu antecessor, o Windows Vista recebeu duras críticas dos consumidores que tiveram a infelicidade de utilizá-lo. O sistema apresentava uma série de problemas e funcionalidades mal-implementadas, sendo que uma das principais reclamações foi referente ao UAC ou User Account Control ("Controle de Contas do Usuário").
    Apesar disso, o Windows Vista trouxe um visual moderno que apostou na transparência e recursos visuais bem-chamativos, como gadgets na Área de Trabalho.
  • Office 2007

    Office 2007
    O Office 2007 introduziu a interface de faixa de opções e o ajudou a produzir documentos com aparência profissional fornecendo um conjunto abrangente de ferramentas para criar e formatar seu documento na nova interface do Microsoft Office Fluent.
  • Windows 7

    Windows 7
    Vencendo com facilidade a liderança de sistemas operacionais mais utilizados do mercado, o Windows 7 disputa o topo do ranking na preferência de usuários com o XP. Lançado em 2009, esse SO trouxe mudanças visuais pequenas em relação ao seu antecessor, mas é mais rápido, estável e fácil de utilizar.
    Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7 como sistema operacional principal em sua máquina.
  • Office 2010

    Office 2010
    Microsoft Office 2010 os funcionários mantêm contato e trabalham efetivamente, não importando onde estejam. Eles poderiam usar os mesmos aplicativos de seus PCs, de um smartphone ou de um navegador da Web.
  • office 365

    office 365
    Foi introduzido em meados de 2011 como um substituto para o pacote de negócios baseado em nuvem da Microsoft. Desde então, percorreu um longo caminho e assumiu as versões independentes do Office em faculdades e empresas. Inclui as versões da Web do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e um programa de email. Além disso, ele oferece armazenamento ilimitado no OneDrive para os assinantes.
  • Windows 8

    Windows 8
    Lançado em 2012, o Windows 8 foi a tentativa mais radical da Microsoft de alterar o visual do seu sistema operacional. A mudança foi motivada por causa da chegada dos dispositivos que respondem ao toque, eliminando, por causa disso, o menu Iniciar e dando lugar a uma tela totalmente nova que se baseia no uso de tiles (pequenos quadrados que representam um programa).
    A mudança na aparência não agradou a todos, o que culminou no “fracasso” do sistema operacional.
  • Office 2013

    Office 2013
    A evolução do MS Office continua com o Office 2013 e o Office 365 e usa computação em nuvem e leva-o para o próximo nível, enquanto introduz o Touch.
  • Windows 10

    Windows 10
    o Windows 10 acabou de ter uma versão de testes liberada para o público. Ainda é muito cedo para dizer se essa variante do sistema fará sucesso, mas a Microsoft tem demonstrado que está ouvindo o feedback dos consumidores. Confira nosso artigo especial que conta as principais novidades que a última versão do sistema operacional da empresa trará para nós.
  • Office 2016

    Office 2016
    È a versão mais recente a partir de agora. Ainda em versão beta, a versão é totalmente otimizada para dispositivos móveis e telas sensíveis ao toque. Assim, ele não oferece muitos recursos novos em relação ao Office 2013, exceto por uma integração mais restrita na nuvem, com a qual os usuários podem ou não se sentir confortáveis.
  • Windows 11

    Windows 11
    O Windows 11 está entre nós desde 4 de outubro de 2021. Neste segundo “mesversário”, o bebê da Microsoft apresentou alguns progressos, liberou novos recursos para PCs, e continua com bugs aqui e ali. E como está sendo usar a nova versão? Fizemos um balanço destes dois primeiros meses.
  • Office 2021

    Office 2021
    Ambas terão inclusos os aplicativos Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Microsoft Teams para PC e Mac, mas somente o Home and Business 2021 terá o Outlook e recursos exclusivos para fins comerciais.
    Falando de funções, o Office 2021 também terá recursos colaborativos encontrados no Office 365 com edição múltipla em tempo real. Outra novidade que também estará disponível para todos é a nova interface com cores neutras e cantos arredondados para combinar com o Windows 11.