evolução do windows

  • criação do windows 1

    criação do windows 1
    O Windows 1.0 trouxe uma interface com cores vibrantes ao usuário, porém somente possível sua reprodução em monitores com cores, pouco comuns à época de seu lançamento. Foi também o primeiro sistema da Microsoft a utilizar Mouse, janelas e ícones.
  • criação do windows 2.x

    criação do windows 2.x
    O Windows 2.x foi uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard.
    Limitações: Era necessário ao menos 512 KB de memória RAM e um disco rígido.
    Existem duas versões especiais do Windows 2.1:
    Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
    Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386.
  • criação do windows 3

    criação do windows 3
    Era usado em computadores 286 e 386. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Gráfico e rodava sobre do MS-DOS. Nessa época a maioria dos computadores usavam MS-DOS,
    Limitações:Utilizava o Intel 80286 e o Intel 80386.
    Apresenta 7 disquetes de 3,½" de baixa densidade de 720 KB, em 4 disquetes de 5.1/4 de alta densidade de 1220 KB e em 4 disquetes de 3,½ de 1440 KB de capacidade.
  • windows NT

    windows NT
    Os sistemas operacionais Windows NT são projetados para usuários corporativos, servidores e workstations, inicialmente ao lado dos sistemas operacionais Windows 3.0 e, posteriormente, do Windows 9x, destinados a usuários domésticos e automação de escritórios. Com o Windows XP, em 2001 a linha Windows NT também fica disponível para usuários domésticos.
  • windows 95

    windows 95
    O Microsoft Windows 95 é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela empresa Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990.
    Limitações:
  • windows 98

    windows 98
    Lançado em junho de 98, o Windows 98 veio para corrigir as falhas (que eram muitas) do seu antecessor (o Windows 95). Incluía junto com o pacote de instalação o Internet Explorer 4, suporte a monitores e USB, e também veio com a novidade de poder retornar o computador a um estado anterior a qual você estava utilizando ( a Restauração de Sistema).
    Limitações
    Processador 486DX2-66, 16MB de RAM (24MB no caso do 98SE) e 300MB de disco.
  • windows me

    windows me
    Lançado em setembro de 2000, o Windows ME (como ficou conhecido) foi uma ultima tentativa da Microsoft de criar um sistema baseado no antigo 95 e também uma medida desesperada porque na mesma época havia sido lançado o Mac Os X e com receio de perder espaço no mercado eles se adiantaram com o ME para que os usuários aguardassem o lançamento do XP.
    Limitações:
    Processador Pentium 150MHz, 32MB RAM e 500MB de disco.
  • windows sever 2003

    windows sever 2003
    Lançado em setembro de 2000, o Windows ME (como ficou conhecido) foi uma ultima tentativa da Microsoft de criar um sistema baseado no antigo 95 e também uma medida desesperada porque na mesma época havia sido lançado o Mac Os X e com receio de perder espaço no mercado eles se adiantaram com o ME para que os usuários aguardassem o lançamento do XP.
    Limitações:
    Processador Pentium 150MHz, 32MB RAM e 500MB de disco.
  • windows vista

    windows vista
    O Windows Vista é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, sendo a sexta versão do Windows para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers.
    Limitações:
    Processador 800, 512MB de RAM, 15GB de HD, placa de video com suporte a DirectX9 e 64MB de RAM.
  • windows sever 2008

    windows sever 2008
    O Windows Server 2008 é compilado a partir da mesma base de código do Windows Vista; portanto, compartilha muito da mesma arquitetura e funcionalidade. Como a base de código é comum, ele vem automaticamente com a maioria dos recursos técnicos, de segurança, administrativos e novos para o Windows Vista.
    Limitações:
    Processador 1GHz, 512MB de RAM, 10GB de HD, placa de vídeo 128MB.
  • windows 7

    windows 7
    Windows 7 foi uma versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops, tablets e PCs de centros de mídia, entre outros.
  • windows 8.x

    windows 8.x
    O Windows 8 é um sistema operativo / operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova,adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.
    Limitações:
  • windows 10

    windows 10
    Windows 10 é um sistema operativo da Microsoft, e atualmente a principal versão do Windows. A sua primeira versão de testes foi lançada a 1 de outubro de 2014 e apresentou uma série de mudanças em relação ao seu predecessor, o Windows 8.1. Entre elas, estão a volta do menu Iniciar, múltiplos ambientes de trabalho, novo navegador (Microsoft Edge), aplicativos renovados (Foto, Vídeo, Música, Loja, Outlook, Office Mobile e até o prompt de comando) e da união das múltiplas plataformas.
  • windows 11

    windows 11
    Windows 11 é a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft para computadores. Lançado em 5 de outubro de 2021, o sucessor do Windows 10 vem com visual mais limpo e minimalista, incluindo ícones remodelados, janelas translúcidas, nova iconografia e um Menu Iniciar centralizado. O software traz também avanços em produtividade, com destaque para os novos layout snaps – um modo especial para gerenciar janelas –, integração com Microsoft Teams e suporte aprimorado a desktops virtuais.