Download

Evolução da Terra

By uebakk
  • Uma pequena explosão

    Uma pequena explosão
    A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço.
  • Éon Hadeano

    Éon Hadeano
    Fase da história da terra iniciada há 4,54 bilhões de anos, quando começou a formação dos planetas do nosso sistema solar. Terminou há 3,85 bilhões de anos, quando aparecem as primeiras rochas.
    A União Internacional das Ciências Geológicas não reconhece esse éon, englobando o intervalo de tempo a que ele se refere no Arqueano. Mas, a divisão Hadeano é amplamente aceita por vários autores.
  • Éon Arqueano

    Éon Arqueano
    O Arqueano começou há 3,85 bilhões de anos, com a formação das primeiras rochas, e terminou há 2,5 bilhões de anos. O interior da Terra, era, no início desta fase de sua história, muito quente, com um fluxo de calor era três vezes maior que hoje.
  • Terra Superaquecida

    Terra Superaquecida
    No cosmos, as temperaturas são negativas, o que provocou um esfriamento de fora para dentro. Com este processo, começa a criação das massas rochosas, que dão origem à crosta terrestre.
  • Éon proterozóico

    Éon proterozóico
    O Proterozóico começou há 2,5 bilhões de anos e estendeu-se até 542 milhões de anos atrás. São dessa época rochas como as que formam o Gran Canyon, no Colorado (EUA).Foi uma fase de transição, em que o oxigênio se acumulou na litosfera, formando óxidos, principalmente de silício e ferro.Surgem os eucariontes e, um bilhão de anos atrás, muitos outros tipos de algas começaram a aparecer, incluindo algas verdes e vermelhas.
  • AGUA <3

    AGUA <3
    Começou a chover muito causando oceanos primitivos
  • Formando a Atmosfera

    Formando a Atmosfera
    O esfriamento liberou gases que formaram a atmosfera. Acredita-se que a partir daí, as moléculas de hidrogênio e oxigênio se uniram e deram origem à água. Outra teoria afirma que a água chegou ao planeta através dos meteoritos que se chocavam com a Terra, pois estes continham cristais de H2O em sua composição.
  • continuação do édon proterozoico para ficar bonitinho

    continuação do édon proterozoico para ficar bonitinho
    Dos períodos desse éon, merece destaque o mais recente, o Ediacarano, pela importância dos fósseis encontrados em rochas de Ediacara, no sul da Austrália, a chamada Biota Ediacarana. Ali, animais multicelulares marinhos, depois descobertos também em outras regiões, viveram cerca de 700 milhões de anos atrás. Aparentemente, essea animais sofreram extinção em massa ainda nesta era. O Neoproterozóico era chamado, até recentementre, de Vendiano.
  • Éon fanerozoico

    Éon fanerozoico
    É o éon atual, iniciado há 542 milhões de anos. Fanerozóico significa vida visível, por ser o éon em que houve a grande explosão de vida no nosso planeta.
    Está dividido em três eras – Paleozóico, Mesozoico e Cenozoico - e e a maior facilidade de encontrar rochas e fósseis desse intervalo da história do planeta permite subdividi-las em vários períodos, bem caracterizados.
  • Paleozoico (bichos mutcho lokos)

    Paleozoico (bichos mutcho lokos)
    Era que vai de 542 a 251 milhões de anos. Corresponde a quase metade do éon Fanerozóico, com pouco menos de 300 milhões de anos. Nela a América do Sul, África, Índia e Austrália estavam unidas, formando o Continente de Gondwana, e houve avanços e recuos (transgressões e regressões) do mar.
  • Período Cambriano (bichos mais lokos)

    Período Cambriano (bichos mais lokos)
    Começou 542 milhões e terminou 488,3 milhões de anos atrás. Os climas do mundo eram suaves e não houve nenhuma glaciação. A maior parte América do Norte estava em latitudes tropicais e temperadas do sul, o que permitiu o crescimento de recifes.
  • Período Ordoviciano (bichos aquaticos)

    Período Ordoviciano (bichos aquaticos)
    Iniciou há 488,3 milhões de anos e terminou 443,7 milhões de anos atrás. Neste período, a maior área continental era o continente de Gondwana, localizado no pólo Sul. Havia um grande oceano, o Pantalassa. (Na gravura, a Terra no Ordoviciano Médio).
  • Período Siluriano (bichos aquaticos pt2)

    Período Siluriano (bichos aquaticos pt2)
    Período compreendido entre 443,7 milhões e 416 milhões de anos atrás. Foi marcado por derretimento das calotas polares e elevação do nível dos mares (Siluriano Médio na gravura).
  • Período Devoniano (pexe)

    Período Devoniano (pexe)
    Começou há 416 milhões de anos e terminou 359,2 milhões de anos atrás. É o “Período dos Peixes”. Nessa fase da história da Terra, apareceram plantas de pequeno porte e os corais atingiram o apogeu. Surgiram os primeiros anfíbios, licopsídeos, insetos voadores e pré-gimnospermas. Os graptólitos graptolóides extinguiram-se Devoniano Inferior.
  • Período Carbonífero (bichos saindo de agua)

    Período Carbonífero (bichos saindo de agua)
    Vai de 359,2 a 299 milhões de anos atrás. Nele, surgiram os Montes Apalaches, pelo choque da Europa e África com a costa leste dos Estados Unidos. Na sua fase mais antiga, os graptólitos dendróides desapareceram da face da Terra.
  • Período Permiano ( bichos menos lokos)

    Período Permiano ( bichos menos lokos)
    Último período da Era Paleozóica, iniciado há 299 milhões de anos e encerrado 251 milhões de anos atrás. Nele, os continentes uniram-se numa única massa, o supercontinente Pangéia (na gravura, nosso planeta no Permiano Supeior).
  • Mesosoico (DINOSSAUROS <3)

    Mesosoico (DINOSSAUROS <3)
    Era geológica do éon Fanerozóico que está compreendida entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos atrás e que compreende os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Quando o Mesozóico começou, havia um único continente, a Pangéia. Ele viria depois a se fragmentar em dois, a Laurásia, ao Norte e o Gondwana, ao Sul. A ruptura da Pangéia foi acompanhada de extenso vulcanismo, e os basaltos que assim se formaram cobrem hoje uma extensão de 1.200.000 km2 no sul do Brasil e países vizinhos.
  • Período Triássico (dinossauros que ninguem liga)

    Período Triássico (dinossauros que ninguem liga)
    O primeiro período do Mesozoico começou há 251 milhões de anos e terminou 199,6 milhões de anos atrás. Nessa fase da história da Terra, a América do Sul possuía vastas áreas de desertos arenosos, cujas areias viriam a formar o Arenito Botucatu, principal rocha do Aqüífero Guarani. (Na gravura, a Terra no Triássico Inferior.).
  • Período Jurássico (dinossauros legais)

    Período Jurássico (dinossauros legais)
    O segundo período do Mesozóico começou há 199,6 milhões de anos e terminou 145,5 milhões de anos atrás. Foi o periodo em que a Pangéia começou a se dividir, originando a Laurásia (ao Norte) e o Gondwana (ao Sul). Este dividiu-se também, originando a África e a America do Sul (ver ao aldo como era Terra no Jurássico Inferior).
  • Período Cretáceo (ELES MORREM :( )

    Período Cretáceo (ELES MORREM :( )
    O último período da Era Mesozóica começou há 145,5 milhões de anos e terminou 65,5 milhões de anos atrás. Nele, os continentes começaram a adquirir a atual conformação (na gravura, a terra no Cretáceo Superior) e os dinossauros alcançaram seu apogeu, sofrendo, porém, uma extinção em massa no final do período, quando desapareceram também muitas outras espécies animais e vegetais.
  • Era Cenozoica ( É a gente <3)

    Era Cenozoica ( É a gente <3)
    O Cenozoico é a era geológica que iniciou há 65,5 milhões de anos e que se estende até os dias atuais. Antigamente, era dividida nos períodos Terciário e Quaternário. Posteriormente, eles passaram a se chamar Paleogeno (o Terciário) e Neogeno (o Quaternário). Em maio de 2009, uma decisão da Comissão Internacional de Estratigrafia, ratificada, em junho, pela União de Ciências Geológicas, reabilitou o Quaternário, sem, todavia, extinguir o Paleogeno e o Neogeno.
  • Período Paleogeno (nada interessate eu acho)

    Período Paleogeno (nada interessate eu acho)
    Período da Era Cenozóica iniciado há 65,5 milhões de anos e encerrado 23,03 milhões de anos atrás. Divide-se nas épocas Paleoceno, Eoceno e Oligoceno, da mais antiga para a mais recente. É o período do aparecimento dos mamíferos modernos, com extinção das espécies arcaicas. Verificou-se evolução também das espécies pastadoras.
  • Período Neogeno ( desenvolvimentos dos nosso ancestrais)

    Período Neogeno ( desenvolvimentos dos nosso ancestrais)
    O Neogeno iniciou há 23,03 milhões de anos e se estende até 2,6 milhões de anos atrás. Divide-se nas épocas Mioceno e Plioceno, da mais antiga para a mais recente. A gravura ao lado mostra a terra no Mioceno.
  • Período Quaternário (mamutes <3 e a gente também)

    Período Quaternário (mamutes <3 e a gente também)
    Período inciado há 2,6 milhoes dee anos e que se estende até aos dias de hoje. Nele apareceu o Homo sapiens e na época atual do Quaternário, o Holoceno, o grupo animal dominante são os mamíferos.
  • Terra no Futuro (nunca que a gente chega)

    Terra no Futuro (nunca que a gente chega)
    DAQUI A 250 MILHÕES DE ANOS (Teoria por cientistas.)
  • Terra no Futuro (talvez a gente chegue)

    Terra no Futuro (talvez a gente chegue)
    DAQUI A 50 MILHÕES DE ANOS (Teoria por cientistas.)
  • Terra no Futuro (duvido que a gente chegue)

    Terra no Futuro (duvido que a gente chegue)
    DAQUI A 100 MILHÕES DE ANOS (Teoria por cientistas.)