Edgar allan poe, circa 1849, restored, squared off

Edgar Allan Poe

  • O autor

    O autor
    Edgar Allan Poe nasceu em Boston - EUA, em 19 de Janeiro de 1809. Filho dos atores de teatro David Poe e Elizabeth Arnold, ficou órfão de mãe e foi abandonado por seu pai. Foi acolhido por uma família em Baltimore, que, por conta do bom status financeiro, lhe pode proporcionar uma educação de qualidade, com os melhores professores da época. Ingressou na Universidade de Virgínia, mas, por conta de seu comportamento boêmio, abandonou a faculdade.
  • Primeira obra

    Iniciou a carreira de escritor logo depois de abandonar a universidade e alistar-se nas forças armadas, com a publicação de uma coleção anônima de poemas, que recebeu o nome de “Tomerlane and Other Poems”
  • Segundo livro

    Segundo livro
    Entrou na Academia de West Point, com a ajuda de seu pai adotivo e mudou-se para a casa da sua tia viúva, Maria Clemm, e da sua filha, Virgínia Clemm. Neste período, publicou o seu primeiro livro "Al Aaraaf, Tamerlane, and Minor Poems". Acabou sendo expulso de carreira militar por indisciplina, e depois de decepcionar tutor, passou a sobreviver de seus escritos.
  • Trabalho como editor

    Tornou-se editor do jornal Southern Literary Messenger em Richmond
  • Casamento

    Poe acabaria por casar-se, em segredo, com sua prima Virgínia, em 1836.
  • O marco na literatura

    O marco na literatura
    Mudou-se para a Pensilvânia, pouco depois de publicar The Narrative of Arthur Gordon Pym. No verão de 1839, tornou-se editor assistente da Burton's Gentleman's Magazine, onde publicou um grande número de artigos, histórias e críticas literárias e teatrais. Nesse mesmo ano, foi publicada, em dois volumes, a sua coleção Tales of the Grotesque and Arabesque (Histórias Extraordinárias), que, apesar do insucesso financeiro, é apontada como um marco da literatura norte-americana.
  • O Corvo

    O Corvo
    Sua esposa Virgínia Clemm-Poe, começou a sofrer de tuberculose, o que acabou por levar Poe ao consumo excessivo de álcool. Algum tempo depois, Poe deixou a Burton's Gentleman's Magazine e mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou brevemente no periódico Evening Mirror, publicado o seu popular poema The Raven (O Corvo). Deixou a Evening Mirror para se tornar o editor mais renomado do Broadway Journal.
  • Morte da amada

    Morte da amada
    O Broadway Journal faliu, e Poe mudou-se para uma casa no Bronx, onde Virgínia morreu no ano seguinte.
  • Morte

    Morte
    Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore em estado de delirium tremens, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois. Suas últimas palavras teriam sido, "Senhor, por favor, ajude minha pobre alma". Edgar Allan Poe deixou um legado único para a literatura.