Diversidade na Europa, América e África

  • 2000 BCE

    Cuxe

    Importante império, situado no Alto Nilo, em um território que corresponde o Sudão. Muito contato com o Egito. Houve uma época que os governantes de Cuxe dominaram parte das terras egípcias.
  • 1 CE

    Império de Axum

    Norte da atual Etiópia. Origem remonta a muitos seculos antes de Cristo, mas atingiu apogeu a partir do século I.
  • 300

    Maias

    Estavam espalhados por toda a Península de Yacután. Influenciaram as regiões que hoje são Guatemala e Costa Rica. Organizavam-se em cidades-Estados. Complexo de conhecimento matemático, as observações astronômicas e as técnicas de cerâmica. Deuses identificados como cosmos e objetos celestes. Sociedade dividia-se em soberanos, sacerdotes, artesão, comerciantes e camponeses. Politica descentralizada e teocrática. Economia baseada na agricultura e comercio. Escrita hieroglífica. Politeísmo.
  • 301

    Reino de Gana

    Conhecido como Império do Ouro. Formou-se o Império de Mali, governado por muçulmanos. Cidades-Estado iorubás, na regiao do Golfo de Guiné; o Reino do Congo, que surgiu por volta de 1400 d.C. Reino do Ndongo, habitado pela etnia kimbundu e Reino Monomotapa em territórios que correspondem a países como Zimbábue e Moçambique
  • Sep 17, 1139

    Centralização monárquica em Portugal

    Henrique de Borgonha, nobre francês, recebeu terras em pagamento pelos seus préstimos bélicos. O território, chamado de Condado Portucalense, que fazia parte do Reino de Leão se tornou independente, originando Reino de Portugal
  • Sep 17, 1385

    Expansão portugesa

    Ocorreu na dinastia dos navegadores Avis, que governou Portugal durante o processo de Expansão Marítima. Sendo que portal vivenciou uma centralização monárquica pioneira, quando comparados com os demais paises portugueses, Sua burguesia precoce em seu surgimento e crescimento associou-se à monarquia. O posicionamento geográfico de Portugal foi importante para o pioneirismo marítimo comercial. Sua tecnologia naval (Escola de Sagres) facilitou ainda mais.
  • Sep 17, 1400

    Mercantilismo

    A mudança do eixo econômico da Europa, baseado no Mar mediterrâneo e depois transferido para o Oceano Atlântico, foi uma das mais importantes consequências do expansionismo marítimo. A montagem do Antigo Sistema Colonial facilitou o desenvolvimento. Atritos entre Portugal e Espanha também podem ser considerados consequência dos grandes descobrimentos gerados pela expansão marítima. Necessidade de quebra do monopólio italiano sobre o Mar Mediterrâneo. Busca de novos caminhos para o Oriente
  • Sep 17, 1415

    As conquistas lusitanas

    Cidade Ceuta, localizada a noroeste do continente africano. Ilhas do Atlântico (Açores, Cabo Verde e Madeira). Cabo do Bojador (1434): Gil Eanes. Cabo da Boa Esperança: Bartolomeu Dias. Alcance da India expedição que foi comandada por Vasco da Gama Brasil em 1500: Vasco da Gama
  • Sep 17, 1438

    Incas

    Região central andina. Maior império da América do Sul até a chegada dos europeus. Capital Cuzco. Hierarquia social inca estava o imperador no topo, depois a família real e os lideres militares e religiosos, também governantes das provinciais, chefes regionais (curacas) e camponeses. Não existia escravidão, mas chamados dependentes perpétuos, ligados aos curacas e aos incas. O Império Inca foi desestruturado pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro. Construção de sistemas de irrigação.
  • Sep 17, 1490

    Expansão inglesa

    Reinado de Henrique VII, com as viagens de Walter Raleigh, que fundou a primeira colonia inglesa em terras americanas. A sua expansão marítima foi após a Guerra dos Cem Anos e a partir da Dinastia Tudor. Posteriormente, ingleses e francesas disputaram terras coloniais. Ingleses ocuparam principalmente mais ao norte e ao centro da América do Norte.
  • Sep 17, 1492

    Centralização na Espanha

    União da alta nobreza do Reino de Aragão com a do Reino de Castela. Derrotando o reduto árabe da Península Ibérica
  • Sep 17, 1492

    Conquista da América

    Graças as navegações espanholas onde Cristóvão Colombo conseguiu recursos espanhóis para formação da esquadra que levou à América.
  • Sep 17, 1500

    Antigo Sistema Colonial

    Portugueses, espanhóis, franceses, Ingleses e holandeses dominaram terras americanas. A burguesia foi muito importante, mas somente o Estado centralizado, coletor e organizador dos recursos poderia estruturar condições e promover a viabilização do processo expansionista
  • Sep 17, 1500

    Brasil

    Espalhadas por todo o território. Ocupado muito antes da chegada portuguesa. Culturas ceramistas a da Ilha de Marajó e a de Santarém, atual Pará. Chefe superior que comandava chefes provinciais. Povos de língua tupi aldeias próximas a rios e casas circulares, com agricultura rudimentar, nômade e semi-nômade. Planalto Central, região seca, formada por chapas e serras, conhecido como Cerrado. Atualmente cerca de 230 povos indígenas. Resgate da história indígena, e sua participação na formação.
  • Sep 17, 1501

    Expansão holandesa

    Após o rompimento com a Espanha. Fundação de Nova Amsterdã.Atacada pelos ingleses e deu origem à atual Nova York. Os holandeses atacaram a capital da colonia brasileira, Salvador, acessar a produção do açúcar português. Recife e dominaram a área Guiana Holandesa, Suriname. No contexto da Guerra do Açúcar. Instumento colonizador; Companhia das Índias Ocidentais (WIC).
  • Sep 17, 1501

    Astecas

    Região do México atual. Denominavam-se mexicas, capital era Tenochtitlán maior cidade do mundo, os sacerdotes e guerreiros compunham os grupos sociais mais importantes. Camponeses pobres, comerciantes e escravos. Grande numero de deuses. Construção piramides, a exemplo do Templo Maior. Política centralizada e teocrática. Religião; politeísta, destaque para a serpente emplumada (Quetzalcóat).
  • Sep 17, 1501

    Escravo como mercadoria

    Traficantes europeus conseguiram dominar pessoas na Africa a partir do ataque a povos do litoral e por contatos com traficantes do próprio continente. O escravo se tornou fundamental para a economia atlântica e uma das importantes mercadoria, inciando a diáspora africana.
  • Sep 17, 1519

    Circum-navegação

    Realizada pela Expedição de Fernão de Magalhães, com cinco navios e 300 homens.
  • Sep 17, 1521

    Hermán Cortez

    Tenochititlán caiu sob controle pois ele pretendia ampliar os domínios espanhóis na América
  • Sep 17, 1523

    Expansão francesa

    Ocorreu após o fim da Guerra dos Cem Anos. A partir da estabilidade resultante do processo de formação do Estado Nacional Francês. Franceses chegam à atual Canadá, quando o navegador Verrazano atingiu a área que hoje faz parte do litoral do nordeste dos EUA e sudeste do Canadá. Jacques Cartier fundou a primeira colonia francesa em território americano. Na América do Sul atingiram a Guiana e Brasil (França Antártica e França Equinocial). Perderam muitas de suas colonias para ingleses
  • Africa atual

    850 milhões de habitantes vivendo em mais de 50 países. Influencia de povos do sul sobre a formação do Egito Antigo foi decisiva para o florescimento dessa civilização. A África o são a África setentrional, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. Tem a regionalização em África Branca ou setentrional, formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana.