Brasil ditadura

Ditadura Civil-Militar: Década Perdida

  • Sobre a crise

    Sobre a crise
    Nesse período conturbado, o país herdou os elevados índices de endividamento causados por planos econômicos anteriores. Nos anos 80, nossa economia foi conduzida à estagnação. O crescimento médio do PIB era 7%. Na Década Perdida, entretanto, o crescimento médio foi de 2%. Além disso, as dívidas internacionais crescentes causaram um aumento do déficit público e a população passava por dificuldades com o desemprego e a inflação.
  • Plano de Austeridade

    Plano de Austeridade
    O Brasil estava com sérios problemas para pagar suas obrigações e dívidas, elevando a taxa de juros, o que resultou na imposição de um Plano de Austeridade, que tentou, sem sucesso, reduzir os grandes déficits fiscais.
  • Desemprego

    Desemprego
    Nesse ano, o governo se viu obrigado a bater nas portas do FMI (Fundo Monetário Internacional), em busca de socorro. Além disso, esse ano foi marcado pelo grande aumento do desemprego já que, com a crise, empresas e lojas estavam fechando e falindo. Além disso, a saúde e a educação pública também entraram em crise. Além de sofrer com o desemprego, a população também lidava com uma hiperinflação do preço dos alimentos (preços aumentando várias vezes ao dia).
  • Começo da solução?

    Começo da solução?
    Brasil assina um acordo com o FMI, permitindo a rolagem da dívida (parcelar e adiar o pagamento) com os bancos credores. Com a reestruturação e liberação da economia, e por meio dos cumprimentos do acordo com o FIM, o Brasil irá lentamente resolver o problema que irá persistir até o final da década de 90.
  • Pós recessão

    Pós recessão
    O país voltou a crescer, após 3 anos de recessão, mas os desequilíbrios econômicos criados pelos excessos dos anos anteriores pareciam irreparáveis. As contas do governo estavam desarrumadas e o Brasil, com sua credibilidade colocada à prova, tinha uma enorme dificuldade para negociar novamente suas dívidas com os credores internacionais.
  • Mulheres

    Mulheres
    Na década de 70, a participação da mulher na população economicamente ativa passa de 21% para 28%. Nos anos 80 não é diferente, já que nessa década houve um grande crescimento dos movimentos feministas. Desta forma, em 1980 as mulheres casadas passam a constituir 36% da PEA feminina, enquanto em 1970 eram apenas 27%.
  • Década Perdida

    Década Perdida
  • Controle dos Danos - Pós Ditadura

    Controle dos Danos - Pós Ditadura
    Após a saída do presidente Figueiredo e do fim da ditadura militar, Tancredo Neves assumiria o cargo. Contudo, ele veio a falecer e quem assumiu foi José Sarney.
    A era Sarney foi marcada por uma série de planos para conter a inflação, mas não funcionaram. As medidas, conhecidas como o Plano Cruzado, Cruzado II, Plano Bresser e Plano Verão, não conseguiram frear a inflação, que aumentava como uma bola de neve.
  • Mulheres nas ruas pela redemocratização - 1984

    Mulheres nas ruas pela redemocratização - 1984
  • Cultura

    Cultura
    Na arte e na cultura, os anos 80 trouxeram a consolidação do rock como gênero musical e modo de vida, a expansão do cinema norte-americano e a moda marcada por penteados ousados e vestuário colorido.
    No Brasil, houve a expansão do rock nacional em 1985, graças ao advento do primeiro Rock in Rio