-
Adoção do Regime Socialista
Adoção do modelo soviético como sistema socioeconômico caracterizado por:
-Estatização dos meios de produção;
-Economia voltada para a indústria de base;
-Planificação econômica;
-Centralização do poder político
Líder: Mao Tsé-tung -
Mudanças no Sistema Adotado
O modelo soviético não se encaixava na China. A realidade cultural, social e econômica chinesa distinguía-se da Russa na época de sua revolução, uma vez que na China 90% da população estava no campo, e o país ainda não tinha realizado sua revolução industrial em 1949. Portanto, algumas mudanças foram feitas:
- A prioridade passou a ser agrícola;
-Desenvolvimento das comunas populares (unidade socioeconomica auosuficiente
); -
Grande Salto Adiante
O Grande Salto Adiante foi uma política elaborada no governo de Mao Ze Dong. Ela definia que os setores da indústria e da agricultura deveriam ser modernizados e desenvolvidos, visando o crescimento da economia chinesa. A política partia do princípio de que o crescimento de um setor necessariamente contribuiria para o crescimento do outro. Com esse objetivo, a China foi dividida em uma série de comunas concentradas no cumprimento das metas. -
Grande Salto Adiante Continuação
O Estado controlava as comunas e dava aos moradores ferramentas, animais... Foram instaladas creches e escolas estatais e era fornecido tratamento de saúde e cuidado aos idosos. A vida do indivíduo era controlada pelo Estado. Isso resultou num aumento da produção. Porém, a partir de 1959, as coisas começaram a dar errado e a política se tornou um fracasso.