• Independência Cubana

    A Independência de Cuba em relação a Espanha foi tardia se comparada aos outros países da América. Cuba recebeu ajuda indireta dos Estados Unidos, que não queria a presença de colônias espanholas em território do continente americano.
  • Primeira Constituição cubana e Emenda Platt

    A primeira Constituição cubana, elaborada em 1902, incluía a Emenda Platt, que dava direito aos Estados Unidos de intervir militarmente em Cuba se fosse necessário e implantar ali uma base militar, na Baía de Guantánamo. Os cubanos assinaram, pois da forma como a emenda foi elaborada, existia uma dupla interpretação.
  • Invasão do Quartel de Moncada

    Fidel invadiu o quartel de armas de Fulgêncio Batista, ditador de Cuba. Porém, foi pego pelos soldados e preso. E posteriormente, exilado para o México.
  • O encontro de Fidel e Che

    Após ser exilado, Fidel termina a faculdade no México. Então, por meio de Raúl Castro, seu irmão, Fidel e Che se conhecem e resolvem se ajudar no processo da Revolução pela luta dos direitos iguais. Fidel sabia como mudar a política de Cuba e Che sabia as táticas de guerra.
  • Novo ataque em Cuba

    Após elaborar seu regresso a Cuba junto com Che, seu irmão e outros guerrilheiros, Fidel Castro pegou um iate carregado de armas para o novo ataque. Porém, chegando lá o iate afundou, eles perderam as armas e, por isso, tiveram que nadar até a Sierra Madre, que foi isolada por Fulgêncio Batista.
  • Fulgêncio Batista foge de Cuba

    O governo de Fulgêncio Batista demonstrava evidentes sinais de falhas. No momento em que a queda da capital já era uma questão de dias, a sociedade cubana foi surpreendida com a fuga de Batista do país.
  • Fidel Castro toma o governo em Havana

    No dia 01 de janeiro de 1959, as tropas lideradas por Fidel Castro tomaram o governo na cidade de Havana. Após tomar o governo cubano, Fidel Castro toma trâs principais atitudes: tudo passa a ser do Estado; é feito uma reforma agrária; todos ficariam prisioneiros de Cuba, mostrando assim o comunismo no país.
  • A operação Baía dos Porcos

    O governo dos Estados Unidos decidiu invadir o território do governo de Fidel Castro. A Operação Baía dos Porcos foi um verdadeiro fracasso, além de causar um grande desgaste na política norte-americana. O resultado deste evento foi a parceria de Fidel com a União Soviética.
  • Embargo econômico

    O presidente norte-americano, John Kennedy decretou o bloqueio econômico contra Cuba, fazendo com que a maioria dos países latino-americanos rompesse relações com Havana, prejudicando a economia cubana.
  • Morte de Fidel Castro

    Após a morte de Fidel, seu irmão, Raul Castro assume o governo de Cuba.
  • Atual governo de Cuba: Miguel Díaz-Canel

    Em 19 de abril de 2018, Miguel Díaz-Canel passou a ser presidente de Cuba. Sucessor de Raul Castro, foi aprovado pelo órgão máximo da ilha para ocupar o cargo de presidente e é a primeira pessoa de fora da família Castro que assume o comando da ilha.