História do Computador

  • Evolução do Computador

    O computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, a partir do avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica, e por isso, não existe somente um inventor. De acordo com os sistemas e ferramentas utilizados, a história da computação está dividida em cinco períodos.
  • Primeira Geração (1951-1959)

    Primeira Geração (1951-1959)
    Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas, os quais possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumiam muita energia. Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.
  • Segunda Geração (1959-1965)

    Segunda Geração (1959-1965)
    Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
  • Terceira Geração (1965-1975)

    Terceira Geração (1965-1975)
    Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados, os quais substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
  • Quarta Geração (1975-1991)

    Quarta Geração (1975-1991)
    Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais.
  • Quinta Geração (1991 — dias atuais)

    Quinta Geração (1991 — dias atuais)
    Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.
  • Dias atuais

    Dias atuais
    Computadores super compactos e moveis, com alta taxa de processamento