Antiguidade Oriental - Giovana (12) e Letícia (24)

  • Period: 4000 BCE to 1950 BCE

    Sumérios: cultura e religião

    As suposições religiosas e os mitos, na cultura dos sumérios, continuaram presentes, mas foram recebendo novas características. Os sumérios acreditavam que as forças divinas interferiam nos rumos do mundo, acreditavam que os fenômenos e aspectos naturais ocorriam de acordo com a vontade dos deuses e, para eles., os homens eram os servos dos deuses. Com o domínio da escrita, a escola era um lugar privilegiado onde se formavam os escribas, que escreviam relatos exaltando muito as escolas
  • 3100 BCE

    Unificação do Egito

    Unificação do Egito
    A civilização egípcia se desenvolveu inicialmente nas margens do rio Nilo. O Alto Egito era a região ao sul e mais pobre, com as margens do rio muito férteis; o Baixo Egito, ao norte, com boas condições climáticas. A unificação somente ocorreu com o primeiro faraó, Menés, que passou a usar uma única coroa, de cores branca e vermelha. As principais funções do faraó eram: religiosa; militar; administrativa; jurídica, além de serem considerados divindade e tinham todo o poder.
  • 3100 BCE

    Sociedade Egípcia

    Sociedade Egípcia
    O topo da pirâmide era composto pelo faraó, autoridade suprema, em seguida vinham os sacerdotes (atuavam em rituais religiosos) e nobres, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses (que se dedicavam à agricultura a à criação de gado) e escravos (eram prisioneiros de guerra e podiam ser vendidos individualmente). Os soldados faziam parte do exército e mantinham a ordem no território.
  • 3000 BCE

    Fenícios

    Fenícios
    Os fenícios se instalaram em uma faixa de terra no Mediterrâneo. Esse povo era muito caracterizado pela navegação e por um intenso comércio. Além disso, eles se organizavam em cidades-estados, sem que houvesse nenhuma dependência política uma com a outra, os governantes dos fenícios eram chamados de sufetas. Para facilitar o comércio, era necessária uma escrita mais simples, assim eles inventaram o alfabeto, que, mais tarde, foi alterado por gregos e romanos.
  • Period: 2700 BCE to 2200 BCE

    Antigo Império

    Durante esse período, foram construídas algumas importantes pirâmides, que eram usadas para enterrar os faraós e para protegerem seus corpos que estavam mumificados. Uma crença típica dos egípcios era na vida após a morte e, nas pirâmides os faraós eram enterrados com tudo que fosse necessário.
  • Period: 2050 BCE to 1750 BCE

    Médio Império

    Nesse período, ocorreu a reunificação da política, onde os governos fortes expandiram para o sul e a capital mudou para Tebas. O auge do período foi apoiado no trabalho servil e no domínio da Núbia, muito rica em ouro. As trocas comerciais com áreas no Mediterrâneo favoreceram muito o comércio durante esse período. O principal grupo migrante é o dos hicsos, que usavam cavalos para reforçar o exército; eles dominaram o Egito e depois de 1 século, foram expulsos, o que deu início ao Novo Império.
  • Period: 2004 BCE to 1595 BCE

    Ascensão da Babilônia e Código Hamurábi

    As regiões da Suméria e da Acádia assistiram à ascensão da cidade de Babilônia que, emprestou seu nome, modelos políticos, sociais e culturais. Antes de estabelecer o domínio babilônio, a Mesopotâmia disputou entre as cidades que buscavam impor sua hegemonia sobre as demais cidades. A principal realização desse período foi o Código de Hamurábi, que ficava em lugar público na Babilônia e toda população consultava. O princípio desse Código era: Olho por Olho, Dente por Dente.
  • 2000 BCE

    Hebreus

    Hebreus
    Os hebreus habitavam a região de Ur, atual Iraque. Organizavam-se em clã familiares e eram liderados pelos patriarcas. Uma importante contribuição dos hebreus para o Ocidente foi a prática monoteísta, de acreditar em um único deus.
  • Period: 1550 BCE to 1070 BCE

    Novo Império

    Nesse período, o setor militar dos egípcios foi um grande destaque. Os faraós expandiram e consolidaram seus territórios até a Ásia, assim conseguindo dominar vários povos. A prosperidade e o cosmopolitismo caracterizaram esse período e o Egito entrou em decadência devido a fortes questionamentos sobre a autoridade do faraó, o que causou a divisão entre Alto e Baixo Egito novamente e, o enfraquecimento da política gerou invasões de povos estrangeiros.
  • 1100 BCE

    Assírios na Mesopotâmia

    Assírios na Mesopotâmia
    Os assírios habitavam a região norte da Mesopotâmia e estavam fortemente militarizados.
  • 612 BCE

    Domínio assírio

    Domínio assírio
    A forma de domínio dos assírios fez com que houvesse resistências, e uma divisão de povos. Neste ano, os povos Medos e babilônios destruíram o poder assírio e repartiram o domínio. E assim, surgiu o Segundo Império da Babilônia.
  • 587 BCE

    Templo de Jerusalém

    Templo de Jerusalém
    De acordo com a Torá, o Templo foi construído no local onde Abraão havia oferecido Isaque como sacrifício. Ele foi construído com material que havia sido acumulado em grande abundância. Após a construção do templo, ele permaneceu treze anos sem ser usado. O templo de Jerusalém foi destruído durante o exílio pelos exércitos babilônios no ano 587 a.C, que foram comandados pelo rei Nabucodonosor.
  • 539 BCE

    Persas

    Persas
    Os persas invadiram e dominaram a região da Babilônia.
  • Period: 501 BCE to 600 BCE

    Domínios do Império Persa

    O Império Persa foi comandado pelo imperador Ciro, que estendeu seus domínios pela Ásia Menor e Babilônia. Seus sucessores atingiram o norte da África e as margens do rio Danúbio.
  • 330 BCE

    Fim do Império Persa

    Fim do Império Persa
    Os sucessores de Ciro atingiram o norte da África, margens do rio Danúbio e Indo, e tentaram conquistar a Grécia, mas não conseguiram. E assim, foi o fim do Império Persa.