1

CECÍLIA MEIRELES

  • CECÍLIA MEIRELES

    Cecília Benevides De Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1901. Era filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles e Matilde Benevides. O pai morreu antes do nascimento de Cecília; e a mãe, quando Cecília tinha três anos de idade. Os três irmãos também faleceram. Por isso, passou a vida na chácara da avó Jacinta Garcia Benevides.
  • CECILIA ADOLESCENTE

    Cecília estudou na Escola Estácio de Sá e, quando terminou a quarta série, em 1910, era tão boa aluna que recebeu uma medalha de ouro de Olavo Bilac por só tirar notas altas. Nessa época, Cecília já tinha paixão por livros. Foi aí que escreveu seus primeiros versos. Interessou-se também pela música e começou a aprender canto, violão e violino.
  • CECÍLIA FORMADA

    Aos 16 anos, se formou professora.
  • CECÍLIA ESCRITORA

    CECÍLIA ESCRITORA
    Lançou seu primeiro livro, chamado Espectros, com dezoito anos. Esse livro possuía vários poemas de caráter simbolista. Embora na época o auge fosse o Modernismo, a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista.
  • FAMÍLIA DE CECÍLIA

    FAMÍLIA DE CECÍLIA
    Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas: Maria Elvira, Maria Fernanda e Maria Matilde.
  • PREMIAÇÕES

    A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. com o livro Viagem, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
  • CECÍLIA ESCRITORA

    CECÍLIA ESCRITORA
    A autora foi reconhecida por lutar pelos direitos da mulher, pela imprensa livre e pela arte como instrumento da educação. O seu lado professora, fez Cecília dedicar também seus escritos às crianças, lançando mais tarde, a famosa obra de poesia infantil “Isto ou Aquilo”. Além das aulas de educação primária, ministrou para classes de literatura em universidades do Rio e do Texas.
  • CECÍLIA PRA SEMPRE

    Dois dias após completar 63 anos, Cecília faleceu devido a um câncer. Ficou conhecida pela poética pura e referência de linguagem fluida e de grande força. Um ano depois de sua morte, ganhou o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra, da Academia Brasileira de Letras. Virou nome de Escola Municipal de Educação Infantil em São Paulo e estampou uma cédula de 100 cruzeiros.
  • QUEM FOI CECÍLIA MEIRELES?

    QUEM FOI CECÍLIA MEIRELES?
    Para responder essa pergunta, poderíamos dizer que ela é uma das autoras mais importantes do Brasil e de toda a literatura na língua portuguesa. É possível responder também destacando seus múltiplos talentos: poetisa, pintora, professora e jornalista. Um crítico literário e um poeta deram suas opiniões sobre Cecília. PAULO RÓNAI (crítico literário) sobre Cecília: “.... A poesia de Cecília Meireles é uma das mais puras, belas e válidas manifestações da literatura contemporânea... ”