Benefícios trazidos pelas guerras

  • 1487

    Serviço de ambulâncias

    Serviço de ambulâncias
    Durante o fim do século 15, o exército espanhol contava com um serviço que demonstrava preocupação com a integridade física de seus soldados e que, hoje, se tornou indispensável para nós: a ambulância. Apesar disso, o primeiro registro de uso desse tipo de veículo se deu em 1487, pela rainha espanhola Isabella I.
  • Controle de tráfego aéreo

    Controle de tráfego aéreo
    O desenvolvimento da nova solução começou em 1915, em San Diego, e por volta de 1916 os técnicos conseguiram enviar uma mensagem via telégrafo sem fio para alguém que estivesse a 225 quilômetros de distância. Em 1917, outro marco: pela primeira vez a voz humana foi transmitida por um rádio instalado em um avião para um operador no solo. Hoje, é impossível imaginar o mundo sem esse tipo de tecnologia.
  • Antibióticos

    Antibióticos
    Alexander Fleming era um médico microbiologista londrino do hospital St. Marys. Passou um longo tempo pesquisando substâncias capazes de matar as bactérias entre o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1928 dr. Fleming desenvolveu algumas pesquisas até chegar na penicilina.
  • Produção em massa de antibióticos

    Produção em massa de antibióticos
    Apesar de não ter sido inventada durante a Segunda Guerra Mundial, foi durante esse trágico evento histórico que a penicilina passou a ser produzida em massa pela primeira vez, com o objetivo de tratar milhões de pessoas de doenças como a sífilis e a gonorreia, que faziam vítimas em batalhões do mundo todo durante milhares de anos.
  • Forno de micro-ondas

    Forno de micro-ondas
    Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.
  • GPS

    GPS
    A implementação do GPS é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, que foi usado na Segunda Guerra Mundial.
  • Computadores

    Computadores
    É claro que não poderíamos deixar de fora a máquina que possibilita a existência de sites como o Tecmundo e o Baixaki. O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria.
  • Câmeras digitais

    Câmeras digitais
    Desde o fim da década de 50 que governos do mundo todo têm enviado satélites espiões para a órbita terrestre. Sempre equipados com câmeras potentes e capazes de capturar imagens de territórios inimigos, esses equipamentos observam não apenas a posição de suas tropas, mas também o desenvolvimento industrial de determinada região.
  • Internet

    Internet
    Ainda durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado, isto é, que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeada. Assim, a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa querida internet naquela época.
  • Exploração espacial

    Exploração espacial
    Uma das grandes marcas da Guerra Fria, a denominada Corrida Espacial ocorreu na segunda metade do século XX e foi uma disputa travada entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos, as duas superpotências da época, que visavam a supremacia na exploração e tecnologia espacial e envolveu esforços no lançamento de satélites artificiais, viagens tripuladas à Lua e voo espacial humano sub-orbital e orbital em torno do Planeta Terra.