benefícios proporcionados pela segunda guerra

  • Metafetamina

    A anfetamina foi sintetizada pela primeira vez em 1887 na Alemanha e a metanfetamina, mais potente e fácil de fazer, foi desenvolvida no Japão em 1919. O pó cristalino era solúvel em água, fazendo dela uma candidata perfeita para a injeção.
  • Aerossol

    Na campanha do Pacífico, os soldados precisavam se proteger dos mosquitos portadores da malária enquanto estavam dentro das tendas ou dos aviões. Assim, os pesquisadores americanos Lyle Goodhue e William Sullivan desenvolveram a primeira e pequena lata de aerossol pressurizado por um gás liquefeito.
  • Dispositivos de visão noturna

    Os primeiros dispositivos ou sistemas de visão noturna para aplicações militares, foram desenvolvidos pelos alemães em 1935 e foi considerado operacional no exército alemão nos idos de 1939.
  • helicóptero

    Os primeiros projetos de helicópteros remontam à Idade Média, mas foi somente em 1936 que eles ganharam vida, com a introdução do Focke-Wulf Fw 61, da Alemanha, o primeiro operacional da História, e em 1940, durante a Segunda Guerra, com o Flettner Fl 282, o primeiro produzido em série.
  • Caneta Esferográfica

    Em 1937, o então revisor tipográfico Laszlo Biro, de 36 anos, foi à oficina do jornal em que trabalhava em Budapeste, na Hungria, para corrigir provas de página. Por acaso detevese a observar o funcionamento da rotativa. Chamou-lhe a atenção a maneira pela qual o cilindro se empapava de tinta e imprimia o texto nele gravado sobre o papel.
  • nylon

    Lançado em 1938, serviu primeiro para escovas de dente e meias-calças femininas. A entrada dos Estados Unidos na guerra fez a demanda explodir, a ponto de só ser permitido que essa fibra sintética fosse usada na fabricação de objetos do universo militar, como paraquedas, tanques de combustível de aeronaves e redes de descanso.
  • Fanta

    Com o estouro da guerra, os laços comerciais entre os Estados Unidos e a Alemanha Nazista foram rompidos. O Terceiro Reich se viu impossibilitado de conseguir o xarope usado na produção da Coca-Cola – na época, a bebida não alcoólica mais popular do país. Max Keith, chefe de operações de bebida, rapidamente utilizou os produtos disponíveis para criar um novo refrigerante.
  • Antibiótico

    Uma das maiores descobertas da humanidade, no campo da medicina, com certeza, foi a penicilina, que deu origem aos antibióticos e passou a salvar a vida de centenas de pessoas. E, embora tenha sido descoberta em 1928, pelo cientista escocês Sir Alexander Fleming, foi durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, que os médicos descobriram o potencial da penicilina para tratar as feridas dos soldados.
  • Computador eletrônico

    Durante a guerra, o Eixo possuía uma carta na manga: era a máquina Enigma, usada para criptografar mensagens secretas. Essa tecnologia fez com que os britânicos criassem o Colossus, o primeiro computador eletrônico, em 1943.
  • mola maluca

    Ela foi o produto de uma experiência que ocorreu em 1943, quando um engenheiro estava tentando projetar uma nova mola de tensão que manteria equipamentos eletrônicos seguros a bordo de navios da Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Ele começou a experimentar diferentes tipos de fios com uma variedade de tensões, espessuras e comprimentos. Finalmente, em 1945, ele estabeleceu a fórmula para a combinação perfeita, dando origem à mola maluca como conhecemos.