• Barragem dos Macacos - MG

    22 de junho de 2001 / Nova Lima-MG: A Barragem dos Macacos, de rejeito de minérios da mineradora Rio Verde, se rompeu, causando a morte de cinco pessoas no distrito de São Sebastião das Águas Claras.
  • Cataguases - MG

    29 de março de 2003 / Cataguases-MG: Uma barragem de rejeitos industriais se rompeu, contaminando o Rio Paraíba do Sul. Houve mortandade de animais e desabastecimento de energia para uma população de mais de 600 mil pessoas.
  • Barragem de Camará - PB

    17 de junho de 2004 / Alagoa Nova-PB: O rompimento da Barragem de água Camará, no Rio Riachão, causou a morte de cinco pessoas e deixou cerca de 3 mil desabrigadas nas cidades de Alagoa Nova, Areia, Mulungu e Alagoa Grande.
  • Barragem São Francisco - MG

    10 de janeiro de 2007 / Miraí-MG: Diques da mineradora Rio Pomba/Cataguases cederam e despejaram rejeitos de minério nas águas no Rio Muriaé. Mais de 4 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. - Barragem São Francisco, (que veio a se romper em janeiro de 2007),com escoamento de volume superior a 100.000 m³ de lama resultante delavagem de bauxita;
  • Congonhas - MG

    2008 / Congonhas - MG. Rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro provoca danos ambientais no Rio Maranhão (CSN - Casa de Pedra).
    "Um forte temporal atingiu a cidade de Congonhas que provalvelmente tenha ocasionado a elevação do nível de água da barragem de rejeitos de minério de ferro da Mina casa de Pedra da empresa Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, provocando o rompimento do reservatório, mais especificamente em seu vertedouro."
  • Itabirito - MG

    Rompimento da barragem de Itabirito, em 10 de setembro de 2014, que resultou em um desastre com rejeitos controlados pela Herculano Mineração[1, localizada na Mina Retiro do Sapecado, no município de Itabirito, em Minas Gerais
  • Barragem de Fundão - MG

    05/11/2015 / Rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, MG, operada pela Samarco Mineração, considerado um dos mais graves acontecimentos do setor da mineração no país.
  • Bacarena - PA

    Empresa norueguesa de alumínio Norsk Hydro acusada de contaminação de águas no município de Barcarena (PA). A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará determinou que a refinaria de alumina Hydro Alunorte reduzisse em 50% sua produção
  • Mineroduto Minas-Rio

    12 de março - 1º Rompimento do mineroduto Minas - Rio da Anglo American.
    29 de março - 2º Rompimento do mesmo mineroduto em outro trecho. Logo após o vazamento, o Ibama suspendeu a licença ambiental do mineroduto. O CEO, suspendeu as atividades da unidade de minério de ferro por nove meses — até que se tivesse segurança absoluta para voltar a operar.
  • Barragem 1 (Mina do Córrego do Feijão) - MG

    Rompimento da Barragem 1 da Mina de Córrego do Feijão, pertencente à Vale, em 25 de janeiro, no município de Brumadinho (MG).