Avanços tecnológicos na exploração espacial

  • Invenção do telescópio astronómico por Galileu Galilei

    Invenção do telescópio astronómico por Galileu Galilei
    Galileu usou uma lente objetiva cromática (plano-convexa) e uma lente ocular divergente (plano-cóncava) que juntas formavam uma imagem não invertida.
    Com este telescópio fez várias descobertas: crateras e montanhas na Lua, manchas solares, os quatro maiores satélites de Júpiter, fases de Vénus, constituição estelar da Via Láctea.
  • Isaac Newton

    Isaac Newton
    Na sua obra Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, Newton sugeria que se um canhão, com a potência suficiente conseguisse lançar um projétil com a massa adequada e a velocidade necessária, esse projétil poderia "dar a volta à Terra" orbitando-a, desde que não encontrasse obstáculos, devido á força gravítica e á velocidade inicial adequada.
  • Konstantin Tsiolkovski

    Konstantin Tsiolkovski
    No seu trabalho "Exploração do Espaço Sideral Usando Dispositivos de Reação", Tsiolkovski calculou que a velocidade horizontal necessária para uma órbita mínima ao redor da Terra é de 8000 m/s e que poderia ser alcançada usando um foguete multiestágios alimentado por oxigénio e hidrogénio líquido.
  • Sputnik I

    Sputnik I
    A União Soviética lançou ao espaço o satélite Sputnik I, o primeiro satélite artificial em orbitar em torno da Terra. O satélite transmitia um sinal de rádio que podia ser sintonizado por qualquer rádio amador; o sinal de rádio era "bip-bip"
  • Sputnik II e "Laika"

    Sputnik II e "Laika"
    Foi o primeiro lançamento de um animal vivo ao espaço, a cadela ("Laika") que morreu na quarta volta devido ao superaquecimento por um mal funcionamento do ar condicionado. Os dados biológicos do animal eram transmitidos á Terra por um período de 15 minutos durante cada órbita.
  • Primeiro satélite artificial alimentado por energia solar

    Primeiro satélite artificial alimentado por energia solar
    O Vanguard 1 é o primeiro satélite artificial alimentado por energia solar. O lançamento foi no dia 17 de março de 1958, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos. Ao todo, o satélite possui seis células solares de silício com capacidade instalada de aproximadamente 1W. O Vanguard 1 precisava de energia elétrica para o funcionamento dos dois transmissores de rádio.
  • Primeiro satélite de comunicação.

    Primeiro satélite de comunicação.
    O SCORE (sigla em Inglês para Signal Communications by Orbiting Relay Equipment) foi o primeiro satélite artificial de comunicações dos EUA. Foi lançado a bordo de um foguete espacial Atlas em 18 de dezembro de 1958 pela Administração Nacional de Aeronáutica e de Espaço (NASA) dos EUA. Ela capturou a atenção do mundo, transmitindo uma mensagem de Natal através de frequência de ondas curtas do presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower através de um gravador de bordo
  • Primeiras plantas e animais a retornarem vivos da órbita da Terra.

    Primeiras plantas e animais a retornarem vivos da órbita da Terra.
    A Korabl-Sputnik 2, foi a segunda tentativa de lançar uma nave espacial Vostok, com cães a bordo. O lançamento, ocorreu em 19 de agosto de 1960 a partir do Cosmódromo de Baikonur,[1] usando um foguete Vostok-L. Sua "tripulação", era composta por: dois cães, Belka e Strelka, quarenta camundongos, dois ratos e diversas plantas, além de duas câmeras de TV monitorizando os cães.
  • Vostok I e Yuri Gagarin

    Vostok I e Yuri Gagarin
    A Vostok foi a nave espacial que lançou ao espaço o primeiro humano (Iuri Gagarin), a nave deu uma órbita durante uma hora. Após a reentrada na atmosfera, Gagarin foi ejetado da nave a 7000m de altitude, descendo de pára-quedas.
  • Primeira mulher no espaço

    Primeira mulher no espaço
    Valentina Tereshkova foi uma cosmonauta soviética que ficou conhecida como a primeira mulher a ir ao espaço. Ela tripulou a Vostok 6, em 1963, permanecendo no espaço por 71 horas e realizando 48 voltas na Terra.
  • Primeiro sobrevoo de Marte

    Primeiro sobrevoo de Marte
    Menos de um ano depois do lançamento de Zond-2 pela União Soviética, os Estados Unidos passaram à frente na corrida: em 15 de julho de 1965, a sonda Mariner 4, da NASA, conseguiu alcançar Marte, enviando de volta à Terra aproximadamente vinte imagens da superfície desértica do planeta, que hoje já nos é tão familiar.
  • Primeira nave a pousar na Lua

    Primeira nave a pousar na Lua
    Luna 9, também conhecida como Luna E-6M No.1, foi a designação de uma sonda soviética do Programa Luna usando a plataforma E-6M, com o objetivo de efetuar um pouso suave na Lua.
    Depois de um lançamento bem sucedido em 31 de Janeiro de 1966, ela efetuou as correções de curso necessárias, acionou os foguetes conforme planeado, tornando-se a primeira nave a efetuar um pouso suave na superfície da Lua em 3 de fevereiro de 1966.
  • Chegada do homem à Lua

    Chegada do homem à Lua
    O Apollo 11 pousou na Lua, levando os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin que passaram 2 horas e 15 minutos nesse satélite natural, recolhendo 21,5 kg de material para trazer de volta à Terra.
  • Lançamento da Apollo 13

    Lançamento da Apollo 13
    A Apollo 13 foi lançada a 11 de abril de 1970 e foi a sétima missão tripulada pelo programa Apollo da NASA. No entanto o resultado não foi o esperado, um tanque de oxigénio explodiu aquando da aterragem na lua. Os astronautas presentes na nave permaneceram no espaço durante 6 dias e regressaram a Terra no dia 17 de abril de 1970, sendo que o período que ficaram no espaço é considerado um marco histórico.
  • Primeira estação espacial em órbita

    Primeira estação espacial em órbita
    Saluty 1 foi a primeira estação espacial feita pelo homem, lançada a 19 de abril de 1971, tendo entrado em órbita apenas no dia 23 do mesmo mês e ano.
    esteve em órbita durante 175 dias e completou 2929 voltas.
  • Sobrevoo de Saturno

    Sobrevoo de Saturno
    Voyager-1 é uma sonda espacial norte-americana lançada a 5 de setembro de 1977para estudar Júpiter e Saturno. A 5 de março de 1979 atingiu o seu ponto mais alto e atingiu o sistema de Saturno a 12 de novembro de 1980, no entanto não conseguiu ampliar o seu efeito a Urano e Neptuno. Em relação a esta missão é curioso o facto de a 6 de novembro do ano presente a sonda somar 46 anos, 2 meses e um dia em operação, recebendo comandos e transmitindo dados para a terra.
  • Primeira nave espacial não-tripulada com o objetivo de estudar Júpiter

    Primeira nave espacial não-tripulada com o objetivo de estudar Júpiter
    Galileo foi uma nave espacial norte-americana não tripulada, lançada para estudar o planeta Júpiter, suas luas e outros corpos celestes do Sistema Solar. Entrou em órbita de Júpiter em 7 de dezembro de 1995, após uma jornada de seis anos pelo espaço, sendo a primeira sonda espacial a orbitar o planeta gigante. Ela também lançou a primeira exploração no planeta, que transmitiu dados de sua atmosfera antes de ser destruída na descida pela pressão e pelo calor, sem fazer contato com solo firme.
  • Observatório orbital ótico

    Observatório orbital ótico
    Hubble é o nome dado a um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para luz visível e infravermelha. Foi um telescópio espacial lançado pela NASA, agência espacial dos EUA. O telescópio é a primeira missão da NASA pertencente aos Grandes Observatórios Espaciais, que consistem numa família de quatro observatórios orbitais, cada um observando o Universo num comprimento diferente de onda: luz visível, raios gama, raios-X e infravermelho.
  • Primeiro turista espacial

    Primeiro turista espacial
    Dennis Tito foi o primeiro indivíduo a realizar uma exploração espacial com propósito não científicos e de puro lazer. Atualmente o turismo espacial está aberto apenas a indivíduos excecionalmente ricos, e o transporte é assegurado pelo programa espacial russo, através de um acordo comercial com a empresa norte-americana Space Adventures.
  • Juno entra na orbita de Júpiter

    Juno entra na orbita de Júpiter
    Juno é uma sonda espacial da NASA que atualmente orbita o planeta Júpiter, o que acontece desde 5 de julho de 2016. Esta missão tem como principais objetivos determinar a quantidade de água presente em Júpiter, estudar a composição da atmosfera de júpiter e a magnetosfera próxima dos polos de Júpiter. É importante realçar ainda que a Juno está a variar a sua órbita para norte, o que permitirá compreender se a quantidade de água varia com a latitude e com os gigantescos ciclones de Júpiter.