Avancos tecnologicos 1

AVANÇOS CIENTÍFICOS NA MEDICINA

  • Jan 1, 1543

    A NOVA ANATOMIA HUMANA

    A NOVA ANATOMIA HUMANA
    A Anatomia humana foi descoberta por Andreas Vesalius, no ano de 1543 e essa descoberta contribui para a ciência até os dias de hoje.
  • A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

    A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
    Willian Harvey, sábio inglês, descobre a circulação do sangue, que ele descreve pela primeira vez, cientificamente, em 1628.
  • A CÉLULA

    A CÉLULA
    A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke.
  • OS MICRORGANISMOS

    OS MICRORGANISMOS
    Os MICRORGANISMOS são seres muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu e, para enxergá-los, precisa-se da ajuda de um MICROSCÓPIO, que nada mais é do que um instrumento que aumenta a imagem de um objeto através de um sistema de lentes. Dentre os seres microscópicos, tem-se as BACTÉRIAS, alguns FUNGOS (leveduras e bolores), os PROTOZOÁRIOS, as ALGAS microscópicas e os VÍRUS (estes últimos são tão pequenos que para enxergá-los é preciso usar microscópio eletrônico).
  • A VACINAÇÃO

    A VACINAÇÃO
    A vacina é produzida com o vírus atenuado ou morto. Este produto é injetado em pequena quantidade no paciente.O corpo reage ao vírus, e vai criando novos anticorpos adaptados ao vírus e quando a doença chega , determinada a atacar , o corpo já tem sua defesa.O problema é que as vezes o vírus sofre mutações genéticas e novas vacinas devem ser criadas. Sua origem está relacionada à descoberta do médico inglês Edward Jenner.
  • A ANESTESIA CIRÚRGICA

    A ANESTESIA CIRÚRGICA
    Crawford Williamson Long (Danielsville, 1 de Novembro de 1815 – 16 de Junho de 1878) foi um médico e farmacêutico norte-americano. Foi Crawford que fez pela primeira vez uma cirurgia (1842) com anestesia, tendo utilizado como anestésico o éter.
  • A TEORIA DOS GERMES

    A TEORIA DOS GERMES
    Suas descobertas tiveram um impacto muito grande na medicina, seus trabalhos tornaram-se o início do que chamamos de microbiologia. Sua Teoria Germinal das doenças infecciosas diz que a maioria das doenças infecciosas são causadas por germes, sendo uma das mais importantes na história da medicina.
  • A CIRURGIA ANTISSÉPTICA

    A CIRURGIA ANTISSÉPTICA
    O cirurgião inglês Joseph Lister tornou a cirurgia mais segura quando começou a usar ácido carbólico como anti-séptico. Espalhava-o nas roupas e instrumentos para matar os germes e pulverizava o ar da sala de operações.
  • OS RAIOS X

    OS RAIOS X
    Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen realizava experimentos com os raios catódicos.
  • A RADIOATIVIDADE

    A RADIOATIVIDADE
    A física polonesa Maria Skodowska Curie (1867-1934), com a colaboração de seu marido Pierre Curie, ela “inventou” a radioatividade e descobriu novos elementos radioativos – o tório, o polônio e o rádio. Foi apenas a partir do seu trabalho que surgiu um enorme interesse pelos fenômenos radioativos e que essa área começou a se desenvolver de fato.
  • OS GRUPOS SANGUÍNEOS

    OS GRUPOS SANGUÍNEOS
    Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos foram descobertos no início do século XX (cerca de 1900 - 1901), quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos.
  • O SORO ANTIOFÍDICO POLIVALENTE

    O SORO ANTIOFÍDICO POLIVALENTE
    Vital Brazil é mundialmente conhecido pela descoberta da especificidade do soro antiofídico, dos soros específicos contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para picada de escorpião.
  • A ERRADICAÇÃO DA FEBRE AMARELA NO RJ

    A ERRADICAÇÃO DA FEBRE AMARELA NO RJ
    Em 8 de março de 1907, Oswaldo Cruz envia carta ao então presidente brasileiro Afonso Pena, dizendo que "graças à firmeza e vontade do governo, a febre amarela já não mais devastava sob a forma epidêmica a capital da República". Ele foi fundamental no combate à febre amarela, principal problema sanitário do Rio de Janeiro no século XIX. A doença era transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que também transmite a dengue.
  • A DOENÇA DE CHAGAS

    A DOENÇA DE CHAGAS
    Descoberta em 1909 pelo médico brasileiro, a doença não foi vista como problema até à década de 60. Estudos desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Cruz no município de Bambuí, Minas Gerais, possibilitaram dimensionar a moléstia como problema de saúde pública.
  • A PENICILINA

    A PENICILINA
    A penicilina foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório no Hospital St. Mary em Londres. Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor, e em volta das colônias deste não havia mais bactérias.
  • A VACINA CONTRA A POLIOMIELITE

    A VACINA CONTRA A POLIOMIELITE
    A única medida preventiva eficaz contra a doença é a vacinação. Há dois tipos de vacina: a Salk e a Sabin. A Salk consiste nos três sorotipos do vírus inactivos com formalina ("mortos"), e foi introduzida em 1955 por Jonas Salk. É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos.
  • A MOLÉCULA DE DNA

    A MOLÉCULA DE DNA
    A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 7 de Março de 1953, o que lhes valeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs.