Artefatos Tenológicos que contribuíram e contribuem na aprendizagem

  • 40,000 BCE

    Pictografia

    Pictografia
    Desde o surgimento das primeiras civilizações, o homem através de sua necessidade de se comunicar, registra essa comunicação através de pictografia. A pictografia é a forma da escrita pela qual ideias são transmitidas por meio de ilustrações. E é a base da escrita cuneiforme e dos hieróglifos. Não é considerada como escrita, mas sim um indício de seu surgimento.
    A habilidade no desenvolvimento do desenho é datado por volta de 40.000 a 25.000 a.C.
  • 7000 BCE

    Domínio do Fogo

    Domínio do Fogo
    No período neolítico, o homem desenvolveu técnicas para obter o fogo usando pedras e a agricultura. Produziu ferramentas e criou animais para consumo. Assim, começou a ser independente e a evolução trouxe um novo rumo para a humanidade.
    Com o fogo, a noite já não era tão perigosa e diminuía a necessidade de se esconder ou lutar. Acredita-se que com a descoberta, a evolução do homem foi diretamente atingida, pois permitiu mais tempo para pensar.
  • 3000 BCE

    Surgimento da Escrita

    Surgimento da Escrita
    Por convenção a História inicia-se com o advento da escrita que surge, primeiramente, no Oriente Próximo a cerca de 3.000 a.C. (antes de Cristo). Sobre a relação entre a "linguagem simbólica" – expressa através de símbolos abstratos pintados – e a sua intenção, digamos que foi através destas imagens que o homem entendeu que podia fazer passar uma mensagem, um pensamento, o seu estado de espírito, etc.
  • 2500 BCE

    Desenvolvimento da Fala

    Desenvolvimento da Fala
    Através do desenvolvimento da linguagem oral era possível transmitir mensagens que não tivessem correspondência com a realidade percebida através dos sentidos. A partir daí o grupo humano pode passar a se beneficiar das experiências de um individuo e o indivíduo das experiências alheias. O desenvolvimento da fala e das tradições orais foi fundamental para a natureza aditiva do conhecimento humano e para a formação da cultura.
  • 2000 BCE

    Papiro

    Papiro
    De todos os materiais de suporte para a escrita na antiguidade, o papiro certamente foi o mais prático, por ser flexível e leve. Seu inconveniente era a fragilidade, pois resistia pouco tempo à umidade e queimava facilmente.
  • 1500 BCE

    Criação do Alfabeto

    Criação do Alfabeto
    As primeiras tentativas de representação gráfica da pronúncia das palavras ocorreu por volta de 1500 a.C., mas os símbolos não permitam o registro preciso dos sons.
  • 1000 BCE

    Pergaminho

    Pergaminho
    Obtido a partir de peles de cordeiro e bezerros recém-nascidos. Os primeiros pergaminhos eram quase iguais às peles de melhor qualidade da época (vellum). Era muito utilizado por povos antigos para escritos importantes, documentos e textos considerados preciosidades históricas.
  • 105

    Papel

    Papel
    Feito a partir de uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que continham fonte de fibras vegetais.
  • 1500

    Material Impresso

    Material Impresso
    A partir do século XV, então, os novos acontecimentos políticos, econômicos ou sociais, do Ocidente, passaram a ser registrados em papeis que circulavam nas áreas mais habitadas de cada país. Surgem, pois, as primeiras impressões efêmeras da humanidade: as gazetas, com informações úteis sobre a atualidade; os pasquins, folhetos com notícias sobre desgraças alheias e os libelos, folhas de caráter opinativo.
  • Rádio

    Rádio
    O rádio auxiliou não só na propagação de informações, como também no lançamento dos esportes comentados e na musicalização do cotidiano.
  • Telefone

    Telefone
    A invenção foi patenteada em 7 de março de 1876, mas a data que entrou para a história da telefonia foi 10 de março de 1876. Nesse dia, foi feita a transmissão elétrica da primeira mensagem completa pelo aparelho recém-inventado. Graham Bell se encontrava no último andar de uma hospedaria em Boston, nos Estados Unidos.
  • Televisor

    Televisor
    Reproduzia imagens e áudio de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão.
  • Quadro Negro

    Quadro Negro
    Com base nos registros examinados, o quadro-negro teria surgido entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Em ambos os registros, é um instrumento de ensino coletivo, que aparece vinculado à simultaneidade do ensino de ler e escrever. É material escolar que marca o método de ensino de transmissão simultânea e divide espaço, tempo e exercícios com a ardósia de uso individual.
  • Computadores

    Computadores
    No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento do computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Esta máquina era em torno de mil vezes mais rápida que qualquer outra que existia na época.
  • Internet

    Internet
    No dia 29 de outubro de 1969 foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Foi um momento histórico, uma vez que o primeiro e-mail foi enviado. Já na década de 90, o cientista, físico e professor britânico Tim Berners-Lee desenvolveu um navegador ou browser, a World Wide Web (www), a Rede Mundial de Computadores - Internet.
  • Quadro Interativo

    Quadro Interativo
    Os quadros interativos substituem os quadros negros e os de tinta. Funcionam como uma tela de computador gigante, ao projectar-se a imagem do computador para o quadro por um projetor externo. O computador pode ser controlado pelo quadro interativo, por sensores que, ativados em diferentes locais, atraem o cursor do mouse.