A história dos dispositivos digitais de armazenamento

  • Necessidade do arquivo

    Necessidade do arquivo
    O ser humano sempre se preocupou em registrar suas memórias e descobertas para próximas gerações. Ao longo do história o arquivo dessas memórias acompanhou as tecnologias disponíveis, até o advento das novas tecnologias que revolucionou a forma de armazenamento. Essa linha do tempo demostra a história dos dispositivos digitais de armazenamento. Essas formas de armazenamento estão presentes na rotina da escola, nos planejamentos e na parte administrativa.
  • O primeiro computador com sistema de armazenamento

    O primeiro computador  com sistema de armazenamento
    RAMAC 305, sigla para Método de Acesso Aleatório de Contabilidade e Controle, foi o primeiro computador com sistema armazenamento, criado pela empresa IBM. Continha 50 discos magnéticos com 50 mil setores e a capacidade de armazenamento de até cinco megabytes. Possui a seguintes dimensões 1,52 m x 1,72 m x 73 cm. Nesse primeiro momento era utilizado somente por empresas e em laboratórios devido ao alto custo, não chegando ao consumidor e as escolas.
  • O uso dos disquetes

    O uso dos disquetes
    Os disquetes chegaram ao consumidor em 1971, embora os primeiros modelos tenham sido lançados em 1960. Atualmente não existem mais, porém foram utilizados até a década de 90. Os primeiros possuíam a capacidade de 80kb e mediam 8 polegadas, depois surgiram modelos de 5,25 polegadas e até 3,5 polegadas e a capacidade foi aumentada para até 1,44Mb. Na educação, os disquetes promoveram uma forma flexibilidade para arquivo de trabalhos e pesquisas e foram amplamente utilizado devido ao baixo custo.
  • Fita Cassete (Fitas magnéticas de áudio)

    Fita Cassete (Fitas magnéticas de áudio)
    As fitas cassete mudaram a forma de registro do áudio, foi lançado pela Philips. Essa tecnologia é constituída de uma fita magnética de dois lados, permite o uso de ambos os lados e pode ser iniciada de qualquer ponto. Nas escolas auxiliaram principalmente nas aulas de língua estrangeira, gravação de áudio e reprodução de músicas.
  • Fitas magnéticas de vídeo

    Fitas magnéticas de vídeo
    As fitas magnéticas de vídeos permitem o armazenamento de imagens e áudio, possuía armazenamento de 1 hora. O formato VHS possui o tempo de gravação de 2 horas, a capacidade foi aumentando ao longo do tempo. A fita de vídeo foi uma tecnologia acessível devido ao custo, foi utilizada nas escolas para exibição de filmes. Esse formato tornou possível o registro de aulas para EaD, surgindo as coleções do telecurso, entre outros. As bibliotecas possuem um extenso acervo de filmes e registros.
  • ZipDrive

    ZipDrive
    O ZipDrive possui a dimensões e formato semelhante ao disquete, 3,5 polegadas, porém a capacidade de 100Mb, posteriormente aumentando para 250mb e superando para até 750Mb, esse armazenamento é considerado incrível para a época, sendo considerado um grande avanço para um equipamento de armazenamento removível.
  • Cartões de memória

    Cartões de memória
    Os cartões de memória surgiram na década de 90 tornaram-se populares para uso em câmeras fotográficas, notebooks, computadores, Smartphones, etc. Esse dispositivo de armazenamento se popularizou devido a sua capacidade e facilidade de portabilidade. Essa tecnologia facilitou o arquivo de atividades e planejamentos na área da educação. Permitiu também o registro de eventos e projetos através do armazenamento de imagens.
  • CD e DVD

    CD e DVD
    Os discos foram criados para armazenar diferentes arquivos, primeiros surgiram os CDs, depois os DVDs (Disco Digital Versátil). A popularização desses dispositivos ocorrem devido a facilidade, qualidade e a capacidade de armazenamento sonoro e de imagens devido ao avanço da tecnologia óptica. Essa tecnologia ainda é muito utilizadas nas escolas devido ao baixo custo, permitindo a reprodução de filmes, registro de eventos e armazenamento de arquivos.
  • Pendrive

    Pendrive
    O popular e ainda utilizado Pendrive, surgiu no ano 2000, possui maior capacidade de armazenamento e velocidade, substituindo devido as suas características os disquetes e os CDs. diversos. Trata-se uma tecnologia em pleno uso por profissionais e alunos nas escolas por se tratar de um equipamento portátil e de baixo custo. É utilizado para armazenamento de arquivos de diversos formatos, quanto a capacidade em 2009 a empresa Kingston lançou um pendrive com capacidade de 256 GB.
  • SSD

     SSD
    SSD ou “unidades de estado sólido, têm esse nome por não contarem com partes móveis” é um dispositivo para armazenamento de dados digitais. Surgiram na década de 70, porém popularizou seu uso em 2000, embora tenha um custo mais elevado. A tecnologia tem se tornado popular por serem mais rápidos que os HDs e por não possuir parte móveis, são mais resistentes e menos propensos a danos do que os HDs.
  • Armazenamento em Nuvem

    Armazenamento em Nuvem
    O armazenamento em nuvem permite o arquivo sem a necessidade de uso de dispositivos, pois o acesso ocorre remotamente através da internet. Aos poucos essa tecnologia, deixou os laboratórios e a empresas e foi lançado para a população. No Brasil o serviço foi oferecido em 2008. As empresas Amazon, Oracle, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras. Na educação ainda existem muitos educadores que desconhecem o serviço,optando por meios mais tradicionais como Pendrive ou cartão de memória.