Index clip image002

2ª Guerra Mundial

  • Invasão da Etiópia

    Segunda Guerra Italo-Etíope foi um conflito ocorrido em 1935-1936, quando a Itália fascista de Benito Mussolini invadiu a Abissínia (actual Etiópia).
  • Invasão da Renânia

    Invasão da Renânia
    A Crise da Renânia foi uma crise diplomática provocada pela remilitarização dessa região da Alemanha, por ordem de Adolf Hitler em 7 de março de 1936.
  • Invasão da Manchúria

    A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi travada de 1937 a 1945 entre a China e o Japão, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar dos conflitos permanentes entre as duas nações existirem desde 1931, chamados de “incidentes”, a guerra em larga escala começou em julho de 1937 e só terminou com a rendição incondicional do Império Japonês aos Aliados em setembro de 1945.
  • Invasão dos Sudetas

    Invasão dos Sudetas
    A Crise dos Sudetos é o nome dado aos acontecimentos de 1938, iniciado pelos "Sudetendeutsche", uma minoria étnica da Europa Central, composta por alemães que vivem na Boêmia, Morávia e Silésia Orienta
  • Invasão da Áustria

    Invasão da Áustria
    Anschluss é uma palavra do idioma alemão que significa conexão, anexação, afiliação ou adesão. É utilizada em História para referir-se à anexação político-militar da Áustria por parte da Alemanha em 1938.
  • Invasão da Tchecoslováquia

    Invasão da Tchecoslováquia
    Após o Anschluss (anexação da Áustria pela Alemanha nazista) em março de 1938, a próxima ambição do líder nazista Adolf Hitler era a anexação da Tchecoslováquia.
  • Invasão da Polónia

    Quando a 01/09/1939 a Alemanha invade a Polónia, a Grã-Bretanha e a França declaram guerra à Alemanha e deu-se a eclosão da 2ª Guerra Mundial.
  • Pacto de "Não Agressão Germano-Soviético"

    Foi um pacto de neutralidade entre a Alemanha Nazi e a União Soviética assinado em Moscovo em 23 de Agosto de 1939 pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e o pacto estabelecia esferas de influência entre as duas potências, confirmadas pelo protocolo suplementar do Tratado da Fronteira Germano–Soviético alterado depois com invasão da Alemanha na Polónia através da Operação Barbarossa.
  • Period: to

    Guerra Relâmpago

    Após a invasão da Polónia a Alemanha avança para outros países de abril a junho de 1940, e submeteu países como a Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e parte de França mas depois em julho foi travada pela Inglaterra que também tentava submeter.
  • Invasão da URSS

    Operação Barbarossa foi o nome de código para a invasão da União Soviética pelas Potências do Eixo, iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi projetada para alcançar os objetivos ideológicos da Alemanha nazista de conquistar a União Soviética ocidental.
  • Ataque a Pearl Harbor

    O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base americana de Pearl Harbor na ilha de Oahu no Havaí, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941 onde destruíram metade da frota americana.
  • Desembarque dos Aliados na Normandia

    O Desembarque na Normandia ocorreu na terça-feira, 6 de Junho de 1944, da invasão dos Aliados da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. Com o nome de código Operação Neptuno e muitas vezes referido como o Dia D, foi a maior invasão por mar da história. A operação deu início à libertação dos territórios ocupados da Europa noroeste pelos alemães do controlo nazi e a vitória dos Aliados na Frente Ocidental.
  • Morte de Mussolini

    A morte de Benito Mussolini, o ditador fascista italiano, aconteceu em 28 de abril de 1945, nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial na Europa, quando foi executado sumariamente por partisans anti-fascistas no vilarejo de Giulino di Mezzegra no Norte da Itália.
  • Morte de Hitler

    A Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto.
  • Capitulação do Japão

    Em 2 de setembro de 1945, o Japão assinou a declaração de capitulação da Segunda Guerra Mundial quando pouco antes, a Força Aérea dos Estados Unidos havia arrasado as cidades de Hiroshima e Nagasaki com bombas nucleares.