Vw

A história da Volkswagen no Brasil

By laysa
  • A Volkswagen se instala no Brasil

    A Volkswagen se instala no Brasil
    Em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, nascia a Volkswagen do Brasil. De lá saíram os primeiros Fuscas, com peças importadas da Alemanha e montados por apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados 2.820 veículos (2.268 Fuscas Sedan 1.200cc e 552 Kombi).
  • Period: to

    A história da Volkswagen no Brasil

  • Incentivos brasileiros

    Incentivos brasileiros
    Os planos da VW ganharam novo impulso quando, em junho de 1956, o governo brasileiro criou condições para instalar no Brasil a indústria automobilística, fixando as bases para o rápido desenvolvimento do setor. No mesmo ano, a Volkswagen, decidiu construir sua fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
  • Primeiro carro fabricado pela VW no Brasil

    Primeiro carro fabricado pela VW no Brasil
    Em 2 de setembro de 1957, há exatamente 50 anos, começava a produção do primeiro carro da Volkswagen no Brasil: a Kombi. Monovolume (ou “pão de forma”) .
  • Lançamento do Fusca

    Lançamento do Fusca
    Lançado em 3 de janeiro de 1959, o Fusca rapidamente tornou-se sucesso de mercado (o Brasil produziu e vende 3,3 milhões de Fuscas), numa época dominada pelos grandes automóveis importados. A empresa iniciou um profundo trabalho de desenvolvimento de fornecedores e, em fins de 1961, o índice de nacionalização do Fusca e da Kombi já era de 95%.
  • Inauguração da fábrica em São Bernardo do Campo - SP

    Inauguração da fábrica em São Bernardo do Campo - SP
    Em 18 de novembro de 1959, a Volkswagen inauguraria oficialmente sua fábrica em São Bernardo do Campo, com a presença do então presidente da República do Brasil, Juscelino Kubistscheck, responsável pela instalação da indústria automobilística do País.
    A fábrica Anchieta, atualmente, emprega cerca de 16 mil pessoas (Funcionários: 10.000/ Terceiros: 5.000)
  • Inauguração da fábrica em Taubaté - SP

    Inauguração da fábrica em Taubaté - SP
    A fábrica de Taubaté começou a operar em 14 de janeiro 1976 fabricando peças injetadas (plásticas), estampadas e de tapeçaria.
    Com capacidade para produzir 1.000 carros/dia, a unidade de Taubaté é responsável pela fabricação do Gol e da Parati.
    Atualmente, a fábrica de Taubaté emprega cerca de 4 mil pessoas.
  • Inauguração fábrica em São Carlos - SP

    Inauguração fábrica em São Carlos - SP
    Inaugurada em 12 de outubro de 1996, a fábrica de motores de São Carlos produz 16 tipos diferentes de motores alimentados por combustíveis diversos como gasolina, álcool e diesel, além dos motores flexíveisAtualmente, a fábrica de São Carlos emprega cerca de 500 pessoas.
  • Inauguração em Resende - RJ

    Inauguração em Resende - RJ
    A fábrica Resende foi inaugurada em 1° de novembro de 1996, num tempo recorde de construção (sua linha de montagem foi construída em apenas 153 dias). Ela é uma das mais modernas fábricas de caminhões e ônibus da Volkswagen no mundo
    Atualmente, a fábrica possui cerca de 3.700 pessoas, entre empregados, parceiros do Consórcio Modular e terceiros.
  • Inauguração em São José dos Pinhais (PR)

    Inauguração em São José dos Pinhais (PR)
    Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, a fábrica Curitiba é uma das mais modernas do Grupo VOLKSWAGEN no mundo. Com investimento de 1 bilhão de euros, a unidade apresenta um layout pioneiro no Grupo: as áreas de Armação, Pintura e Montagem Final convergem para o Centro de Comunicação, um prédio triangular onde estão concentrados os escritórios administrativos, jardins de inverno, cafeteria, agência bancária e refeitórios. O objetivo é integrar todas as áreas, e o fluxo de informações, favorecendo
  • 58 anos de VW no Brasil

    58 anos de VW no Brasil
    Atualmente, com 28 mil empregados, a Volkswagen está entre as maiores empresas privadas brasileiras e entre as maiores empregadoras do País. A capacidade para produção é, em média, de 3.200 veículos e 2.850 motores, diariamente, em suas cinco fábricas no Brasil, incluindo a de São José dos Pinhais, onde a capacidade de produção é de 550 unidades/dia do Golf e Audi A3