Unix1

UNIX

  • Kenneth Lane Thompson

    Kenneth Lane Thompson
    Kenneth Thompson é um cientista computacional conhecido pela sua influência no sistema operacional UNIX. Nasceu no dia 4 de Fevereiro de 1943, em Nova Orleans, Louisiana, EUA. Este tirou o grau de Bachelor e Master, ambos em engenharia electrotécnica, na UC Berkeley. Em 1969, enquanto trabalhava nos laboratórios Bell, Thompson e Dennis Ritchie foram os principais criadores do sistema operacional UNIX.
  • Introdução à UNIX

    Introdução à UNIX
    A Unix é um sistema operativo (ou sistema operacional) portátil, multiusuário originalmente criado por Ken Thompson, que trabalhava nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formado por empresas de informática.
  • 1965 forma-se um grupo de programadores

    1965 forma-se um grupo de programadores
    Em 1965, forma-se um grupo de programadores, Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, num esforço conjunto da AT&T (Laboratórios Bell), da General Electric (GE) e do MIT (Massachussets Institute of Technology) para o desenvolvimento de um sistema operacional chamado Multics.
  • A Bell retirou-se do projecto Multics

    Em 1969, a Bell retirou-se do projecto por duas razões. A Primeira: três instituições com objectivos díspares dificilmente alcançariam uma solução satisfatória para cada uma delas (o MIT fazia pesquisa, AT&T monopolizava os serviços de telefonia americanos e a GE queria vender computadores). A segunda razão é que os participantes sofriam da síndrome do segundo projecto e, por isso, queriam incluir no Multics tudo que tinha sido excluído dos sistemas experimentais até então desenvolvidos.
  • Ken Thompson usa um computador PDP-7

    Ken Thompson usa um computador PDP-7
    Ainda em 1969, Ken Thompson, usando um computador PDP-7, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, baptizado de Unics, usando linguagem de montagem (assembly). Mais tarde, Brian Kernighan rebaptizou o novo sistema de Unix.
  • Linus Torvalds

    Linus Torvalds
    Linus Benedict Torvalds nascido em Helsínquia a 28 de Dezembro de 1969 é o criador do Linux, núcleo do sistema operacional GNU/Linux. Linus estudou na Universidade de Helsínquia, vive actualmente com a sua mulher Tove e as suas três filhas e trabalha na Open Source Development Labs (OSDP). Começou a lidar com a informática quando tinha 11 anos. O avô, Leo Waldemar Torvalds, era matemático e estatístico. Comprou um dos primeiros computadores Commodore em 1980.
  • Dennis Ritchie e Ken Thompson reescrevem o Unix

    Dennis Ritchie e Ken Thompson reescrevem o Unix
    Em 1973, Dennis Ritchie e Ken Thompson reescreveram o Unix, usando a linguagem C, para um computador PDP-11. A linguagem C havia sido desenvolvida por Ritchie para substituir e superar as limitações da linguagem B, desenvolvida por Thompson. O seu uso é considerado uma das principais razões para a rápida difusão do Unix.
  • Sexta Versão do Unix

    Sexta Versão do Unix
    A sexta edição do Unix, também chamado de Unix Versão 6 ou apenas V6, foi a primeira versão do sistema operacional Unix para ver em grande lançamento fora da Bell Labs. Foi lançado em Maio de 1975 e, como seu antecessor directo, alvo do DEC PDP-11 da família de minicomputadores. Este foi substituído pelo Unix Versão 7 em 1979. A Bell Labs desenvolveu diversas variantes do V6, incluindo o despojado MINI-UNIX para low-end modelos PDP-11, LSI-UNIX ou LSX para o LSI-11.
  • AT&T começa a fornecer o Unix para instituições comerciais

    AT&T começa a fornecer o Unix para instituições comerciais
    Em 1977, a AT&T começou a fornecer o Unix para instituições comerciais. A abertura do mercado comercial para o Unix deve muito a Peter Weiner - cientista de Yale e fundador da Interactive System Corporation. Weiner conseguiu da AT&T, então já desnudada de seu monopólio nas comunicações e liberada para actuação no mercado de software, licença para transportar e comercializar o Unix para o computador Interdata 8/32 para ambiente de automação de escritório.
  • Period: to

    AT&T integra muitas variantes no primeiro sistema Unix

    De 1977 a 1981, a AT&T integrou muitas variantes no primeiro sistema Unix comercial chamado de System III.
  • Sétima Versão do Unix

    Sétima Versão do Unix
    A sétima edição do Unix, também chamado de Unix versão 7 ou apenas V7, foi um lançamento importante no início do sistema operacional Unix. V7, lançado em 1979, foi o último lançamento de Bell Laboratories para ver ampla distribuição antes da comercialização do Unix pela AT & T no início de 1980. V7 foi originalmente desenvolvido para PDP-11 da Digital Equipment Corporation minicomputadores e mais tarde foi portado para outras plataformas. Sucessor do V6 e antecessor do V8.
  • AT&T apresenta o novo Unix comercial

    AT&T apresenta o novo Unix comercial
    Em 1983, após acrescentar vários melhoramentos ao System III, a AT&T apresentava o novo Unix comercial, agora chamado de System V. Nos dias de hoje, o Unix System V é o padrão internacional no mercado Unix, constando das licitações de compra de equipamentos de grandes clientes na América, Europa e Ásia.
  • Lançamento do Unix System V

    Lançamento do Unix System V
    O Unix System V, normalmente abreviado como SysV (e usualmente pronunciado - apesar de raramente escrito - como "System Five"), é uma das primeiras versões comerciais do sistema operacional Unix. Foi originalmente desenvolvido pela American Telephone & Telegraph (AT&T) e lançado pela primeira vez em 1983. Quatro versões maiores do System V foram lançadas, denominadas 1, 2, 3 e 4. O lançamento 4, ou SVR4, foi a versão comercial que obteve maior sucesso.
  • Oitava Versão do Unix

    Oitava Versão do Unix
    A oitava edição do Unix, também conhecido como a versão 8 Unix ou V8, era uma versão do sistema operacional Unix em pesquisas desenvolvidas e utilizadas internamente na Bell Labs e um número selecto de universidades. Foi "liberado" em fevereiro de 1985, correu em hardware VAX, e foi uma variante do 4.1cBSD com algum sistema V.1 (SVR2) características (nomeadamente o shell). V8 foi o sucessor do V7 e V9 a antecessora.
  • Nona Versão do Unix

    Nona Versão do Unix
    A nona edição do Unix, também conhecida como a Versão 9 Unix ou V9, era uma versão do sistema operacional Unix em pesquisas desenvolvidas e utilizadas internamente nos laboratórios Bell com informações da divisão de Pesquisa de Ciências, "liberado" em setembro de 1986. V9 foi o sucessor do V8, e o antecessor à última versão Research Unix, V10. Foi baseado no 4.3BSD, e contou com uma versão generalizada do mecanismo IPC STREAMS introduzido no V8.
  • Lançamento do MINIX 1.0

    Lançamento do MINIX 1.0
    Andrew S. Tanenbaum criou o MINIX na Vrije Universiteit, em Amesterdão para exemplificar os princípios veiculados no seu livro, Sistemas operacionais: Design e Implementação (1987).
    Uma resumida 12.000 linhas de código-fonte C do kernel, gerenciador de memória e sistema de arquivos do MINIX 1.0 são impressas no livro. Prentice-Hall também lançou o MINIX código fonte e binários em disquete com um manual de referência. MINIX foi uma chamada de sistema compatível com Unix Sétima Edição.
  • Décima Edição do Unix

    Décima Edição do Unix
    A décima edição do Unix, também conhecida como Versão 10 Unix ou V10, foi a última versão do sistema operacional Unix em pesquisas desenvolvidas e utilizadas internamente na Bell Labs. "Lançado", em 1989, foi o sucessor do V9. O Unix desenvolvido pela Bell Labs foi descontinuado em favor do Plan 9.
    As novidades em ferramentas gráficas foram incluídas no V10 typesetting projectado para trabalhar com troff, um interpretador C e programas de animação. Esta versão foi a base para Douglas McIlroy.
  • Lançamento do MINIX 1.5

    Lançamento do MINIX 1.5
    MINIX 1.5, lançado em 1991, incluiu o suporte para MicroChannel IBM PS / 2 sistemas e também foi portado para o Motorola 68000 e arquitecturas SPARC, apoiando o Atari ST, Commodore Amiga, Apple Macintosh e plataformas de computador Sun SPARCstation. Havia também as portas não-oficiais para Intel 386 compatíveis PC (em modo de 32 bits protegida), National Semiconductor NS32532, ARM e processadores transputer Inmos.
  • Period: to

    Lançamento do Solaris

    Solaris é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela antiga Sun Microsystems, que atualmente é uma subsidiária da Oracle. As primeiras versões do Solaris (baseadas no código do BSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado para Solaris 2 quando passou a ser baseado no System V. Solaris é conhecido por sua acessibilidade, especial no sistemas de SPARC, também por dar origem a muitas características inovativas tais como DTrace e ZFS.
  • Lançamento do Sistema Operacional Linux

    Lançamento do Sistema Operacional Linux
    No dia 5 de outubro de 1991, Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis.
  • Lançamento do Sistema Operacional UnixWare

    Lançamento do Sistema Operacional UnixWare
    UnixWare é um sistema operacional Unix mantido pelo SCO Group. Foi originalmente liberado pela Univel, uma joint-venture da Unix System Laboratories da AT&T(USL) e da Novell. Em Junho de 1993 a Novell adquiriu o USL e o código fonte UNIX System V da AT&T e formou o Novell Unix Systems Group.
  • Lançamento do MINIX 2.0

    Lançamento do MINIX 2.0
    Da procura para as arquitecturas baseadas em 68k diminuiu, no entanto, e MINIX 2.0, lançado em 1997, estava disponível apenas para as arquitecturas x86 e SPARC Solaris-hospedado. Foi o tema da segunda edição do livro Tanenbaum, co-escrito com Albert Woodhull e foi distribuído em CD-ROM que acompanha o livro. MINIX 2.0 adicionado POSIX.1 cumprimento de apoio, para 386 e depois processadores em modo de 32 bits e substituiu os protocolos de rede Amoeba incluído no MINIX 1.5 com uma pilha TCP / IP.
  • Period: to

    Sistema Operacional UnixWare na Caldera/SCO Group

    O SCO vendeu os seus negócios baseados em Unix para Caldera Systems em 2001. A Caldera mudou seu nome para SCO Group em 2002, e este SCO Group é o actual proprietário do UnixWare.
    O SCO Group liberou a versão UnixWare 7.1.2 com Linux compatibilidade binaria como OpenUNIX 8 (cf. OpenLinux) em 2 de Julho de 2001. A versão portanto restaurou o UnixWare nome e até o velho esquema de numeração: o próximo UnixWare liberado foi o 7.1.3 em Outubro de 2004. A actual versão é a 7.1.4 de maio de 2005.
  • Lançamento do Solaris 10

    Lançamento do Solaris 10
    A sua versão 10, lançada no início de 2005, Solaris oferece os seguintes recursos avançados:
    DTrace: análise e resolução de problemas de performance, em tempo real;
    Solaris Containers: consolidação de aplicações em servidores de maior porte, através da criação de ambientes isolados e independentes;
    Predictive Self-Healing: capacidade de antecipar-se à ocorrência de falhas que possam causar paradas críticas, isolando-as e recuperando-se;
    Smarter Updating: atualizações automáticas e inteligentes
  • Lançamento do MINIX 3.0

    Lançamento do MINIX 3.0
    MINIX 3 foi anunciado publicamente em 24 de Outubro de 2005 por Andrew Tanenbaum, durante o seu discurso em cima da Operação de Sistemas de conferência ACM Symposium Princípios. Embora este ainda serve como um exemplo para a nova edição do livro Tanenbaum e Woodhull, é abrangente redesenhado para ser "usável como um sistema sério sobre recursos limitados e computadores embarcados e para aplicações que requerem alta confiabilidade."