640px estremoz13

trabalho de historia

  • A Revolução Liberal no Porto

    A Revolução Liberal no Porto
    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em 1820 e ocorrido na cidade portuguesa de Porto. Ela defendia a formação de uma monarquia constitucional, exigindo o retorno imediato de Dom João VI, que estava no Brasil desde 1808.
  • A Aprovação da primeira Constituição Liberal

    A Aprovação da primeira Constituição Liberal
    A primeira Constituição portuguesa foi aprovada a 23 de setembro de 1822, consagrando os princípios ligados aos ideais liberais da época: representação, separação de poderes, igualdade jurídica e respeito pelos direitos pessoais.
  • A Independência do Brasil

    A Independência do Brasil
    A independência do Brasil compreendeu uma série de eventos políticos e militares que levaram à independência do Reino do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves como o Império Brasileiro
  • O Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil

    O Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil
    A Guerra Civil Portuguesa, também conhecida como Guerras Liberais, Guerra Miguelista ou Guerra dos Dois Irmãos, foi a guerra civil travada em Portugal entre os liberais constitucionalistas e os tradicionalistas sobre a sucessão real, que durou de 1832 a 1834. Em causa estava a sucessão ao trono português.
  • A Nova Constituição de 1838

    A Nova Constituição de 1838
    A Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1838 foi o terceiro texto constitucional português.
  • As Revoltas Polulares. Maria da Fonte e Patulia

    As Revoltas Polulares. Maria da Fonte e Patulia
    Maria da Fonte, ou Revolta do Minho, foi uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista presidido por António Bernardo da Costa Cabral.
    A revolta resultou das tensões sociais remanescentes das guerras liberais, exacerbadas pelo grande descontentamento popular gerado pelas novas leis de recrutamento militar que se lhe seguiram, por alterações fiscais e pela proibição de realizar enterros dentro de igrejas.
  • Fontismo

    Fontismo
    Fontismo é a designação dada ao período que se seguiu à Regeneração, entre 1868 e 1889, e à consequente diminuição, ainda que temporária, da crónica instabilidade política em que tinha mergulhado a monarquia constitucional portuguesa.
  • A Primeira Linha de Caminho-de-ferro

    A Primeira Linha de Caminho-de-ferro
    A primeira linha de caminho de ferro com tração a vapor para serviço público foi inaugurada em Inglaterra no ano de 1825 entre Stockton e Darlington. Portugal só conheceu o caminho de ferro em 1856; inaugurava-se então o troço de 26 km, entre Lisboa e o Carregado.
  • A Fundação do Partido Republicano Português

    A Fundação do Partido Republicano Português
    O Partido Republicano Português foi o partido que propôs e conduziu à substituição da Monarquia Constitucional por uma República Liberal Parlamentar, em Portugal.
  • A Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    A Inauguração da Ponte D. Luís no Porto
    A Ponte, inaugurada a 31 de outubro de 1886, é atualmente um dos ex-libris da zona ribeirinha das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, integrada na zona classificada como Património Mundial pela Unesco. Tem uma estrutura tem 395 metros de comprimento e oito de largura.
  • O Ultimato Inglês

    O Ultimato Inglês
    O Ultimato consistiu num telegrama enviado ao governo português pelas autoridades inglesas, a 11 de janeiro de 1890. A missiva exigia a retirada imediata das forças militares portuguesas mobilizadas nos territórios entre Angola e Moçambique. Esses territórios correspondem aos atuais Zimbabwe e Malawi.
  • A Tentativa de golpe de estdo republicano no Porto

    A Tentativa de golpe de estdo republicano no Porto
    A revolta do 31 de janeiro de 1891 foi um levantamento militar que teve lugar na cidade do Porto e que é considerado como a primeira revolta republicana, a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal.
  • A Ditadura de João Franco

    A Ditadura de João Franco
    João Ferreira Franco Pinto Castelo Branco (Alcaide, Fundão, 14 de fevereiro de 1855 — Lisboa, 4 de abril de 1929) foi um dos políticos dominantes da fase final da monarquia constitucional portuguesa.
  • O Regicídio

    O Regicídio
    O Regicídio de 1908 foi o assassinato do Rei D. Carlos I de Portugal e dos Algarves e do seu herdeiro aparente, Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, por simpatizantes dos interesses Republicanos e auxiliados por elementos dentro da Carbonária Portuguesa, políticos desencantados e antimonarquistas.[1] Os acontecimentos ocorreram a 1 de fevereiro de 1908 na Praça do Comércio, junto ao Rio Tejo, em Lisboa, vulgarmente conhecida pelo seu antigo nome de Terreiro do Paço.
  • A Implantação da República

    A Implantação da República
    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.