Trabalho de História (Luca e Guilherme)

  • 25,000 BCE

    Pré História

    Pré História
    A Pré-História é o período que compreende desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita,os vestígios encontrados em cavernas, vales e planícies (como ossos, utensílios, armas e outros objetos) nos ajudam a fazer um estudo mais detalhado do que foi a Pré-História.
  • 25,000 BCE

    Revolução Paleolítica

    Revolução Paleolítica
    O período paleolítico, foi onde o homem começou a viver em cavernas, era nômade e a obtenção de alimentos era por meio da caça e da coleta, tendo como invenção primordial o fogo e ferramentas de pedra lascada, no qual se protegia e caçava.
  • 10,000 BCE

    Revolução Neolítica

    Revolução Neolítica
    Na revolução neolítica, as comunidades tornaram-se sociedades, com o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, o que levou a sedentarização além de nascerem sociedades urbanizadas, e os metais também começaram a ser usados para armamentos e ferramentas
  • 3200 BCE

    Mesopotamia

    Mesopotamia
    A Mesopotâmia foi aonde se desenvolveu os assírios, sumérios e os caldeus. Cada uma dessas civilizações destacou-se por constituir impérios de grandes proporções na Mesopotâmia, os babilônios notabilizaram-se, por exemplo, pelo desenvolvimento de um sistema de código jurídico elaborado pelo rei Hamurabi, conhecido como Código de Hamurabi.
  • 3100 BCE

    Egito Antigo

    Egito Antigo
    Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios, fazendo com que influenciasse a sua cultura e o seu calendário. O governante era um representante de Deus na terra, no qual era o Faraó,fazendo com que influenciasse a religião sendo antroporzoormórfica,(deuses com forma humana e animal) e a sua economia era: agropecuária, pesca, caça, artesanato e comércio regulado pelo Estado.
  • 2000 BCE

    Grécia - Périodo Pré Homerico

    Grécia - Périodo Pré Homerico
    Neste período, se desenvolveu a civilização cretense, no qual atingiu um alto grau de desenvolvimento comercial e urbano. Por volta de 2000 A.C, povos indo-europeus em direção ao sul mantiveram contato e formou-se a civilização micênica, no qual com a invasão dos Dórios, foi destruída a civilização micênica ocasionando a primeira Diáspora.
  • 1150 BCE

    Périodo Homerico

    Périodo Homerico
    Após a primeira diáspora, ocorreu a intensa ruralização por parte das populações indo- europeias, ocasionando assim a formação de ''genos''( estruturas familiares), fazendo com que aumentasse a população e com isso acarretando na saída para o mar Mediterrâneo, ocasionando na segunda diáspora.
  • 800 BCE

    Atenas e Esparta

    Atenas e Esparta
    As polis, tinham autonomia administrativa nos quais representavam cidadãos livres, neste contexto surgiu duas polis gregas: Atenas e Esparta, nos quais uma esta associada ao intenso comércio e uma sólida democracia e a outra há tradição guerreira e a uma oligarquia
  • 776 BCE

    Cultura Grega

    Cultura Grega
    A cultura grega foi uma das mais importantes representantes da formação da cultura ocidental, no qual esta diretamente relacionada a difusão do teatro, construindo anfiteatros tanto nas suas colônias do Ocidente, tanto no Oriente fazendo com que representasse a comedia e a tragédia, no qual esta diretamente ligada ao antropocentrismo(valorização do ser humano) e ter os primeiros jogos olímpicos, nos quais eram disputas entre as polis e a pratica de Filosofia(autoconhecimento).
  • 755 BCE

    Périodo Clássico

    Périodo Clássico
    No período clássico, Atenas atingiu o seu apogeu, tanto no campo econômico tanto no campo social, porém ocorreu a invasão persa ao seu território, fazendo com que Atenas se unissem com outras cidades, no qual ficou conhecida como Liga de Delos, no qual obteve sucesso e consolidou o seu poder e abundantes recursos, que financiaram o seu desenvolvimento, porém outra guerra conhecida como Peloponeso, fez com que Esparta ganhasse e fosse dominada pela Macedônia.
  • 753 BCE

    Roma Antiga

    Roma Antiga
    Roma sempre fora marcada por vários povos, com destaque para os Etruscos e os Gregos, os monarcas etruscos, que centralizaram o poder, levou a elite romana (Patrícia) a tomar o poder e conduzir uma conspiração, com apoio da plebe, que pôs um fim a monarquia e impôs o regime republicano, com moldes gregos.
  • 509 BCE

    Republica Romana

    Republica Romana
    Na república romana, destaca-se a instituição do Senado, dominado pelos patrícios, que se tornou o centro do poder, o que levou os plebeus a marginalização, que pediram por direitos políticos, suas reinvindicações tiveram sucesso, como a lei das Dozes Tábuas, porém a maior parte do poder permaneceu nas mãos dos patrícios, fazendo com que a vitória sobre a cidade estado de Cartago, começasse a fase de expansionismo romano, resultando a expressão ''mare nostrum''.
  • 133 BCE

    Tibério Graco

    Tibério Graco
    No ano de 133, Tibério Graco, foi eleito tribuno e tentou aprovar uma lei que determinava a quantidade máxima de terras que alguém poderia ter, os senadores opuseram-se ferrenhamente a esta lei, então Tibério apresentou-a à Assembléia da Plebe, mas foi vetado por um tribuno, que era representante da plebe, mas estava agindo contra o desejo da maioria, o que levou a promulgação da lei, mas ele e 300 de seus partidários foram assassinados após sua lançar-se a reeleição.
  • 123 BCE

    Caio Graco

    Caio Graco
    Caio, revoltado com a morte de seu irmão, procurou enfraquecer o Senado e fortalecer a democracia, afinal, haviam as Comissões Judiciais e o Senatus Consultum Ultimatum (Decreto Supremo do Senado), recebendo muito apoio, principalmente da plebe, até que ele propôs uma lei que garantia cidadania aos Italiotas, o que gerou muito descontentamento por parte dos Plebeus, e ele perdeu muito de seu apoio, até que foi assassinado em 121
  • 62 BCE

    Triunviratos e Júlio César

    Triunviratos e Júlio César
    Com as recentes vitórias militares, o senado estava em crise, em meio a crise política foi instituído o primeiro triunvirato, no qual contava com Pompeu, Júlio Cesar e Crasso, no qual Júlio Cesar foi representado como general e pai da pátria, fazendo com que ameaçasse o poder do senado, assassinado por membros da instituição, posteriormente foi instituído um segundo triunvirato composto por Marco Antônio, Otavio e Lépido, sendo que Otavio tornou-se o primeiro imperador.
  • 27 BCE

    Império Romano

    Império Romano
    Com o recém proclamado Imperador Otávio Augusto, agora Roma estava centralizada politicamente e economicamente, mas, culturalmente, era uma colcha de retalhos, com culturas de várias províncias anexadas, tendo como relação importante a instituição da ''pax romana'', que seria o fim do período de conquistas, tendo estabelecido uma relativa paz interna, fazendo com que instituísse a política do ''pão e circo'', no qual o estado garantia alimento e entretenimento para a plebe.
  • 476

    Crise do Império Romano

    Crise do Império Romano
    A queda do Império Romano, foi acentuada pelo fim do período de conquistas, no qual diminuiu drasticamente o numero de escravos e o aumento do preço da mão de obra, a partir disso surgiu diferentes técnicas como o colonato(dependência do camponês a terra), fazendo com que ocorresse crises políticas e a fragilização do exercito, fazendo com que houvesse a entrada de povos bárbaros e desencadeasse a queda de Roma, no qual se deu inicio a Idade Media.
  • 477

    Idade Média

    Idade Média
    A idade Média, é dividida em dois períodos: Alta Idade Média (séc. V ao IX) e a Baixa Idade Média(sec. X ao XV), no qual o primeiro período é caracterizado pela organização da sociedade em três classes: Clero, Nobres e Servos, pode-se destacar que a Igreja tinha muito poder naquele período, além da pouca atividade comercial, sendo restrita aos feudos, a Alta Idade Media é caracterizada pelo surgimento da burguesia e uma intensa atividade comercial com o Oriente por meio das cruzadas.
  • 482

    Reino Franco

    Reino Franco
    Os Francos se estabeleceram na região da Gália (atual França) vindos da Germânia, tendo como consequência a conversão ao cristianismo por meio do rei Clovis, que se deu a difusão da religião e para ter reconhecimento de uma entidade estrangeira, com Carlos Magno houve um melhor desenvolvimento ocasionado pela Revolução Caroligna, que espalhou o sistema educacional, fazendo com que a Igreja tivesse mais poder e uma melhor organização estatal, após a sua morte o império foi dividido.
  • 527

    Império Bizantino

    Império Bizantino
    O Império Bizantino, também conhecido por Império Romano do Oriente, era uma autocracia comandada por um Basileu, entre os mais importantes, temos Justiniano, que criou o Corpus Juris Civilis e construiu a Catedral de Santa Sofia, foi também no seu governo que ocorreu o Cisma do Oriente, no qual houve a divisão ideológica entre Roma e Constantinopla, a partir da iconoclastia(o não culto de imagens sagradas), no qual em 1054 houve a criação da Igreja Ortodoxa.
  • 662

    Islamismo

    Islamismo
    O Islamismo é uma das mais antigas religiões já criada, esta provem da Península Arábica, no qual foi difundida pelo profeta Maomé, que teve influencias do cristianismo e do judaísmo. Prega a existência de Alá e defende o jihad, após a sua morte o islamismo foi dividido em duas vertentes: Xiitas e os Sunitas.
  • 1000

    Cultura Medieval

    Cultura Medieval
    A cultura medieval é constituída principalmente pela influência da Igreja nos mais diversos campos, nos quais se destacam a filosofia, arte e a arquitetura, fazendo com que no campo das artes e da arquitetura predominassem o estilo românico e o gótico, nos quais ambos representam subordinação aos preceitos cristãos, houve também avanços na filosofia, com Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, fizeram o modelo da ''salvação divina''' e da escolástica, favorecido com o contato árabe.
  • 1096

    Cruzadas

    Cruzadas
    As cruzadas, foram movimentos cristãos com a intenção de retomar a Terra Santa (Jerusalém), e também, houve uma reaproximação com o Oriente, que levaria, ao renascimento cultural e urbano.
  • 1117

    Formação das Monarquias Nacionais

    Formação das Monarquias Nacionais
    As monarquias nacionais, foram formadas pelo atrito entre nobres e burgueses, nos quais estes enfrentavam dificuldades para manter sua carga, pelo fato dos nobres sem terra roubarem suas mercadorias, além da diversificação de pesos e medidas, além de vários tribunais com diversas leis, sendo que houve um acordo entre a burguesia e o rei, no qual a burguesia dava apoio financeiro e o rei investia no exercito e com isso centralizaria um sistema de pesos e medidas unitário.
  • 1140

    Formação das Monarquias Nacionais:Peninsula Ibérica

    Formação das Monarquias Nacionais:Peninsula Ibérica
    A formação monárquica ibérica, se deu por meio da guerra de reconquista, empreendida pelos reinos de Navarra, Leão, Castela e Aragão, nos quais criaram o condado Portucalense, fazendo com que Portugal declarasse independência e começa a dinastia Borgonha, no qual em 1383 houvesse a ''Renovação de Avis'', no qual marcou a escolha de um novo rei, fazendo com que em 1385, Portugal terminasse a centralização e na Espanha, foi o casamento entre os reis de Aragão e Castela.
  • 1178

    Formação do Sacro Império Romano Germanico

    Formação do Sacro Império Romano Germanico
    O início do Sacro Império Romano Germânico teve seu surgimento marcado pelo coroamento de Oto, em Roma. O imperador nomeava bispos e isso promoveu atritos com o papa, na chamada Querela das Investiduras. Isso foi resolvido no século XI quando um acordo estabeleceu que o papa controlaria as nomeações de bispos no sul do Império (Itália) e o imperador ao norte (Alemanha).
  • 1180

    Formação da Monarquia Nacional:França

    Formação da Monarquia Nacional:França
    O processo monárquico francês, foi instituído por meio de medidas nos quais se destacam a cobrança de impostos e a unificação de pesos de medidas, porém tiveram acontecimentos que abalaram as estruturas europeias, como o Cisma do Ocidente, no qual houve uma ruptura entre o rei e a Igreja, tendo assim dois papas: um em Avignon e outro em Roma e a guerra dos Cem Anos, no qual teve como principal personagem Joana D´Arc, no qual fortaleceu a religiosidade cristã francesa.
  • 1199

    Formação da Monarquia Nacional:Inglaterra

    Formação da Monarquia Nacional:Inglaterra
    A processo monárquico inglês, se deu por uma dura derrota do rei João sem Terra, no qual perdeu territórios para a França na Guerra dos Cens Anos, fazendo com que anos depois este assine um documento chamado ''Magna Carta'', no qual limitava o seu poder e institui o Parlamento, tendo posteriormente a guerra das ''Duas Rosas'', no qual as famílias York e Lancaster disputavam o trono, fazendo com que enfraquecesse a nobreza e acabasse no casamento entre as duas famílias.
  • 1300

    Renascimento Comercial e Urbano

    Renascimento Comercial e Urbano
    O Renascimento Cultural e Urbano, foi impulsionado diretamente pelas Cruzadas, nos quais impulsionou o contato com o Oriente, trazendo as especiarias, que as cidades de Gênova e Veneza adquiriam em Constantinopla, além de ocorrer a criação da liga Hanseática(cidades voltadas para o comércio), criação de bancos e a formação de burgos, nos quais eram comerciantes que iam de feudo em feudo para vender mercadorias.
  • 1400

    Seculos XIV e XV:Crise e Expansão Comercial

    Seculos XIV e XV:Crise e Expansão Comercial
    A crise do século XIV,, foi um conjunto de fatores nos quais incluem a guerra dos Cem Anos, Peste Negra e a fome, nos quais causaram decréscimo populacional, além de contribuírem respectivamente para o enfraquecimento da nobreza, péssimas condições sanitárias e invernos rigorosos. Com isso ocorreu o processo de expansão marítima, no qual Portugal iniciou o processo por meio de fatores como a localização geográfica e pioneirismo português, dado por meio do ''périplo africano''.
  • 1453

    Estado Moderno Absolutista

    Estado Moderno Absolutista
    Durante a queda da Idade Média, caiu também o Feudalismo, dando lugar para o Absolutismo Monárquico, que era fortalecido pelo apoio da Burguesia e da Nobreza, com apoio econômico burguês e apoio administrativo Nobre, também é notável o Mercantilismo, que consiste no acúmulo de metais precisos, balança comercial favorável e o colonialismo
  • 1453

    África, Ásia e América no início da Idade Moderna

    África, Ásia e América no início da Idade Moderna
    Portugal começa a explorar o litoral africano e formar acordos com reinos africanos que tem como principal fonte de riquezas o comércio de escravos, sal e ouro. No século XVI, Portugal chega no Ocidente na China e inicia uma relação conflituosa. Na América no início da Idade Moderna, os habitantes eram os povos pré-colombianos, com destaque para os Incas que tinham grande infraestrutura em suas cidade e os Astecas que eram divididos em tribos, porém mantinham o organização de um país.
  • 1500

    Renascimento Cultural

    Renascimento Cultural
    O renascimento, ocorreu, pois algumas cidades Italianas, que eram entreposto comercial do mar mediterrâneo, transformaram-se num centro de valores renascentistas, que procurava Racionalidade, Individualismo, Valorização Científica e da Natureza, também seriam contestados algumas idéias, como o Heliocentrismo, o abandono do Latim para os livros, como é visto em "Os Lusíadas", também aparaciam textos filosóficos ou políticos, sem o Latim, como em "O Príncipe"
  • Period: 1530 to

    Brasil Colonial

    O Brasil não teve uma colonização efetiva, por esse motivo não foi devidamente ocupado, fazendo com que ocorre-se a extração do pau-brasil, seguindo os princípios do mercantilismo, no qual estes trocavam matéria prima das colônias por metais preciosos, até o plantio do açúcar. as formas de governo foram, inicialmente, Capitanias Hereditárias, que não deu certo, até que se deu o Governo Geral
  • 1555

    Ataques Estrangeiros no Brasil

    Ataques Estrangeiros no Brasil
    O Brasil, era muito cobiçado por estrangeiros, porém a ocupação portuguesa do Brasil afastou o desejo de cobiça, por conflitos religiosos na França, ocorre a vinda de huguenotes para cá, que duas vezes tentou ocupar o Brasil, sendo a invasão da Baía de Guanabara, e a no Maranhão, no qual resultou na fundação da cidade de São Luís, a invasão holandesa ocorreu no Nordeste brasileiro, pelo interesse do monopólio da cana de açúcar e houve a difusão de culturas.
  • 1558

    Absolutismo Inglês

    Absolutismo Inglês
    O absolutismo inglês está ligado á dinastia Tudor que incentivou a economia e a religião anglicana, fazendo com a ascensão dos Stuarts ao poder, concentrassem todos os bens nas mãos do Estado inglês, isso irritou os burgueses, fazendo com que ocorresse a Revolução Puritana e Gloriosa, sendo que a primeira tiraram o rei e colocaram Oliver Crowel e a segunda limitaram os poderes do rei, fazendo-o assinar a '' Bill of Rights'' e instituindo o parlamentarismo.
  • Absolutismo Francês

    Absolutismo Francês
    O absolutismo francês começou a se fortalecer a partir do rei Henrique IV, no qual este se aliou a Igreja, fazendo com criasse o Edito de Nantes, no qual colocou direitos para praticantes de outras religiões, o que ocasionou em uma relativa paz interna, após a sua morte assumiu Luís XIV, no qual construiu o Palácio de Versalhes, arruinou as finanças do estado francês e perdeu territórios para a Inglaterra.
  • Colonização da America do Norte

    Colonização da America do Norte
    Os Ingleses foram os Principais colonizadores da América do Norte, em principal as Treze Colônias, que eram divididas em Norte e Sul, as do Sul eram caracterizadas pelo Plantation, e as do Norte pelo povoamento, principalmente por pessoas que queriam liberdade religiosa.
  • Revoltas Nativistas

    Revoltas Nativistas
    As revoltas eclodiram nos mais diversos cantos do país, pela intensificação do poder metropolitano em produtos rentáveis, como o ouro, algodão e apenas uma revolta foi contra estrangeiros no qual foi a Revolta dos Mascates, no qual foi contra a dominação holandesa no Brasil e a Revolta de Filipe dos Santos é uma revolta contra o aumento de impostos, impostas pela Coroa, no qual foi duramente reprimida e seu líder executado.
  • Descoberta do Ouro no Brasil

    Descoberta do Ouro no Brasil
    Por meio das bandeiras, com os bandeirantes paulistas, foi descoberto ouro em Minas Gerais
  • Período Pombalino

    Período Pombalino
    No reinado de Dom João V, foi marcado pelos exageros e extravagâncias da Coroa, ocorrendo assim depois deste reinado, a dificuldade da arrecadação de impostos, chamando o Marques de Pombal, no qual este após o terremoto de Lisboa, fez uma série de reformas econômicas e sociais tanto em Portugal tanto no Brasil.
  • Iluminismo

    Iluminismo
    O Iluminismo foi um movimento no qual expressa-se através da razão e a crítica ao poder absolutista, no qual teve os seguintes teóricos: John Locke, Voltaire, Denis Diderot, Montesquieu e Adam Smith, este no qual citei por último e o primeiro defendiam o liberalismo econômico, no qual o Estado não deveria interferir na economia e os outros defendiam um estado sem um ''leviatã'' para dar ordens aos rumos da nação.
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial
    A Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômico-sociais que começou na Inglaterra no século XVIII, o processo histórico que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril, a burguesia europeia, fortalecida com o desenvolvimento dos seus negócios, passou a investir na elaboração de projetos para aperfeiçoamento das técnicas de produção e na criação de máquinas.
  • Independência dos Estados Unidos

    Independência dos Estados Unidos
    A independencia dos Estados Unidos, ocorreu em virtude de vários fatores, a guerra dos sete anos contra a França, em que entraram em contato com as Idéias Iluministas e aprenderam a "ser nacionalistas" e lutar por sua terra, além de quererem ter liberdade econômica, já que o Estado inglês cobrava muitos Impostos, que também eram altos.
  • Revolução Francesa

    Revolução Francesa
    A França, era um país falido. Os exageros da corte, os gastos excessivos com guerras, a indisposição com a Inglaterra e os privilégios dispensados ao clero e à nobreza, fizeram aumentar a insatisfação da população, essa última, formada por parte da população que pagava impostos. Acarretando assim na deposição do rei e a formação de um governo nacional e logo depois instituiu o período de terror, que foi sucedido pelo Golpe de Brumário e ocorreu a ascensão de Napoleão.
  • Manifestações Emancipalistas

    Manifestações Emancipalistas
    Uma das mais famosas revoltas foi a Inconfidência Mineira, com influencia de ideais iluministas, houve o plano da região das Minas Gerais ser isenta de impostos e emancipada do Brasil, no qual não deu certo e um dos seus líderes, Tiradentes, foi enforcado e a outra revolta seria a Conjuração Baiana, com forte inspiração iluminista, queria declarar independência de Portugal e declarar uma república, porém houve forte repressão e os líderes foram executados.
  • Period: to

    França de Napoleão

    Napoleão consolidou a ordem liberal burguesa, principalmente pelas conquistas militares, também implementou uma ditadura, decretou o Bloqueio Continental, que invadiria qualquer país que fizesse comércio com a Inglaterra, que levou a fuga da corte Portuguesa e a desastrosa campanha da Rússia, até que foi exilado em Elba, voltou e governou por 100 dias, até que perdeu Waterloo, e foi exilado em Santa Helena, onde morreu em 1821, a sua derrota enfraqueceu a burguesia e a ordem liberal.
  • Period: to

    Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves

    Este período foi a época em que o Brasil elevou-se a Reino, com a fuga da família real à ex-colônia, que serviu de precursor da independência
  • Congresso de Vienna

    Congresso de Vienna
    Após a queda de Napoleão, foi feito na Áustria, o congresso de Vienna, que pretendia combater o Liberalismo e reforçar o Absolutismo, criou a Santa Aliança, entre Áustria, Prússia e Rússia, mas não atuou efetivamente.
  • Revolução Liberal do Porto

    Revolução Liberal do Porto
    Foi uma revolução que impôs a Monarquia Constitucional em Portugal e também forçou D.João a voltar para Portugal
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    Dia da proclamação da independência, às margens do Rio Ipiranga, pelo agora Imperador, D. Pedro I